sábado, 31 de outubro de 2015

Você sabe qual é o significado da palavra "Hosana" ?

Hosana, rei dos reis
Você já deve ter lido, ouvido ou até participado de alguma peça em sua igreja que continha o seguinte versículo da Bíblia Sagrada: "A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! " "Bendito é o que vem em nome do Senhor! " "Hosana nas alturas! " "Mateus 21:9

Mas será que você já teve a curiosidade de saber o significado da palavra Hosana? Eu sinceramente sempre achei que esta palavra tinha um significado de adoração a Deus. Algo como : "Glória a Deus", "Poderoso Deus" e por ai vai, mas nunca soube seu real significado.


Depois de ir atrás e tentar descobrir, vi que Hosana é um termo litúrgico, de origem hebraica e muito antiga que é formada por duas palavras: “hoshiah” e “na”, que significam: "Salva, pedimos!Era nesse sentido que ela era usada na antiguidade. Hosana nas alturas é uma oração a Deus, e significa: “Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas”. 

Literalmente, esta palavra aparece seis vezes na Bíblia Sagrada: três vezes em Mateus 21,9(2x) e 15; uma em Marcos 11:9; uma em João 12:13; e uma no velho testamento em Salmos 118:25 ( neste salmo temos a forma imperativa longa hoshi‘ana: "Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos." Esta citação é importante para entender o contexto em que era usado este termo.  

No momento em que Jesus passava e a multidão gritava “Hosana”, é como se eles estivessem repetindo as palavras do Salmo 118.25. Porém, não demoraria muito e esta própria multidão, influenciada pelos chefes dos sacerdotes, gritaria: “Crucifica-o”. (Mateus 27:20)

Hoje em dia, na maioria das vezes que vemos ou ouvimos a palavra Hosana, ela está sendo utilizada em um sentido diferente, geralmente como expressão de louvor e glorificação a Deus.

Fontes: link, link1, link2

Nenhum comentário:

Postar um comentário