terça-feira, 6 de outubro de 2015

Você sabe quem eram os saduceus?

Os Saduceus
Saduceus (em hebraico: צְדוּקִים Ṣĕdûqîm bnê Sadôq, "zadoquitas" ou "sadoquitas"; em grego: Saddoukaios) eram uma seita ou um grupo de judeus presente na Judeia durante o período do Segundo Templo, desde o século II a.C. até a destruição do Templo em 70 d.C. Considerados como uma seita, cujo nome provem do sumo sacerdotes Zadoque: "E Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías escrivão" 2 Samuel 8:17


O grupo cumpria variadas funções políticas, sociais e religiosas. Tinham a tendência de ser ricos e de ocupar cargos poderosos, incluindo o cargo de primeiro sacerdote e de sumo sacerdote. Eles também ocupavam a maioria dos 70 lugares do conselho regente chamado de Sinédrio. Eles trabalhavam muito duro para manter a paz através de sempre seguir as decisões de Roma (Israel nesta época estava sob o controle romano) e, na realidade, pareciam estar mais preocupados com a política do que com o religioso.

Por estarem tentando acomodar os gostos de Roma e por serem ricos e da classe alta, acabavam não se relacionando bem com as outras pessoas. Na verdade, essas pessoas preferiam se relacionar com aqueles que pertenciam ao grupo dos fariseus.

Os saduceus eram mais conservadores do que os fariseus. Eles consideravam apenas a Palavra Escrita como sendo de Deus e trabalhavam arduamente para preservar a autoridade desta palavra, especialmente os livros de Moisés (Gênesis até Deuteronômio).

Apesar de estudiosos da palavra, eles definitivamente não foram perfeitos em suas opiniões doutrinárias. Abaixo vemos algumas de suas crenças que contradizem as Escritura:

1º Negavam o envolvimento de Deus na vida cotidiana.

2º Não acreditavam na ressurreição dos mortos ("Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:
Mateus 22:23; Marcos 12:18-27; Atos 23:8).

3º Eles negaram a existência de um mundo espiritual, ou seja, anjos e demônios (" Os saduceus dizem que não há ressurreição nem anjos nem espíritos, mas os fariseus admitem todas essas coisas. " Atos 23:8).

Porque os saduceus estavam mais preocupados com a política do que com a religião, eles não se preocuparam com Jesus até quando as coisas chegaram ao ponto de que Jesus iria chamar a atenção indesejada de Roma. Foi a esta altura que os fariseus e saduceus se uniram e planejaram que Cristo fosse morto. 

Outras passagens que mencionam os saduceus são: 

"E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus," Atos 4:1;

"E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,"Atos 5:17

E os saduceus foram implicados na morte de Tiago pelo historiador Flávio Josefo (Atos 12:1-2).


Os saduceus são frequentemente comparados com outras seitas do período, como os fariseus e os essênios. Acredita-se que a extinção do grupo ocorreu algum tempo depois da destruição do Templo de Herodes, em Jerusalém, no ano de 70 d.C.

Fontes: link , link1 , link2

Nenhum comentário:

Postar um comentário