quarta-feira, 24 de junho de 2015

Simão, o curtidor? Ele curtia a vida ou o quê?

Simão curtidor
Você assim como eu pode ter ficado um pouco confuso ao ler: "E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor." Atos 9:43. 

Pode parecer simples e até bobo, mas quando li inocentemente esse versículo nas primeiras vezes, pensei que o termo curtidor significava ao relacionado a curtir, aproveitar a vida e etc. Isso me confundiu, eu me perguntava:" Nossa! A bíblia falando dessa maneira?" Então fui atrás de saber mais sobre o assunto e aprendi que o termo curtidor naquela época e aplicado neste texto teria a ver com a profissão de Simão. 

Vejamos o dicionário: Profissão Curtidor : v.t.d. Curtume. Aplicar, geralmente couro ou qualquer outro tipo de pele, num líquido específico para suavizar seus efeitos e/ou cessar seu aspecto orgânico. Preservar (algum alimento) em vinagre, salmora, azeite etc. Tostar (pele) por efeito de excesso de sol. 

Um curtidor, no primeiro século em Israel, trabalhava com pele de porco. E isso torna tudo mais interessante porque isso o tornava imundo (juntamente com a sua casa e comida). Ao se hospedar lá Pedro foi contaminado em vários aspectos, pelo menos aos olhos do ortodoxo. Talvez Pedro já estivesse começando a reconhecer que Jesus tinha acabado com as leis da pureza: "Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?" Marcos 7:19.

    Choose :
  • OR
  • To comment
5 comentários:
Write comentários
  1. Não vejo desta forma pois quando recebeu a visão do lençol com vários animais imundo e uma voz dizendo a Pedro para matar e comer ele respondeu o que? Não meu senhor nunca comi animais imundo! E porco é considerado pelos judeus animal imundo
    Veja em atos capítulo 11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Jesus estava sim quebrando alguns paradigmas da epoca. Oque contamina o homem nao é o que entra na boca e sim oque sai dela. O homem fala oque seu coracao esta cheio. Jesus quebrou muitos paradigmas da epoca e ainda continua a quebrar nos dias atuais.

      Excluir