domingo, 28 de junho de 2020

"Quem não vem pelo amor, vem pela dor" está na Bíblia?

Vem pelo amor ou pela dor
Essa frase é clássica e muito usada por cristãos quando tentam convencer outras pessoas a se achegarem a Cristo, sejam elas conhecedoras do evangelho e que por algum motivo se afastaram, ou não.  

Apesar de a frase ser usada com muita frequência no meio cristão, o que leva muitos a pensarem que trata-se de um versículo bíblico, ela não está na Bíblia e, na verdade, é apenas uma daquelas “frases de efeito”.

Ok. Que ela não está na Bíblia nós já sabemos, mas será que faz algum sentido dizer que se alguém não vier pelo amor, virá pela dor? Se isso fosse real, todas as pessoas só precisariam passar por um período de sofrimento para depois alcançarem a salvação, já que de uma forma ou de outra elas se voltariam para Deus.

É claro que existem exceções. Algumas pessoas, devido a uma situação complicada que passaram ou que estão passando, se achegam mais ao evangelho e a Deus. Mas outros, acabam até se afastando cada vez mais dEle. 

Existe uma linha de pensamento vinda do Calvinismo, iniciada por Calvino, que diz que todos aqueles que pertencem ao Senhor virão a Ele, pois já foram escolhidos. 

Já a linha de pensamento Arminianista, oriunda de Arminio, diz que o homem tem a capacidade de decidir se achegar a Deus ou não. 

Pode ser que pessoas venham - a Cristo - em momentos bons, momentos ruins, ou pode ser que não venham em momento algum. O importante é que nós vivamos o evangelho puro e simples e que, assim, possamos anunciar o evangelho para sermos capazes de levar mais e mais pessoas a Cristo, como fez André (apóstolo de Jesus).

Se você não leu o texto sobre André, te convido a ler clicando aqui.


Mas e você, o que acha a respeito desse assunto? Deixe sua opinião.


 


19 comentários:

  1. Legal! Sempre ouvi essa frase.

    ResponderExcluir
  2. Imagina Deus/Jesus fazer a pessoa vir pela dor, isso é anti-bíblico. A Bíblia diz: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo..." Apocalipse 3:20.
    Ou seja, a pessoa escolhe se vai abrir a porta ou não. Deus/Jesus não obriga ninguém a vir até Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão aí não é quem vai abrir a porta, mas, porque alguns abrem e outros não. E outra coisa, se nós não formos influenciados para abrir a porta, nós nunca abriremos, porque a natureza humana prefere os prazeres do mundo do que os prazeres de Deus, os que abrem a porta devem o mérito àquele que fez uma obra em suas vidas, e Deus nos ama tanto que ele fará o impossível para nos atrair a ele, isso porque Deus sabe que o melhor para nós é Ele, por isso aquele que Ele quer, será Dele, independente de sua teimosia. Ainda bem, e graças a Deus.

      Excluir
  3. Não concordo com a última frase aqui descrita "aquele que ele quer será Dele, independente de sua teimosia". Isso não séria acepção de pessoas?! Umas eu faço questão outras não.
    A pessoa abrirá ou não a porta, e o motivo de abrir ou não, são questões individuais, seja por amor, necessidade etc......

    ResponderExcluir
  4. Não acredito nesta frase porque Deus não menino, frase do homem sem conhecer a Deus de verdade.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que Deus nos escolhe desde o ventre da nossa mãe para servimos a Ele, mais muito de nós passamos pelo vale para depois se achegamos a Deus e pela sua misericórdia Ele nos recebe 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então estes e estas que passam , ou passaram pelo " vale" , não foram " escolhidas" por " Ele" ...
      Ou seja...talvez se " Ele" quisesse , teria escolhido a todos, livrando-lhes do Vale das decepções e ilusões.

      Excluir
  6. A palavra de Deus diz que a salvação é para todos, mais nem todos o recebe e por nós não conhecer os corações somente Deus, devemos anunciar o evangelho a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade quem conhece coração e pensamentos, Deus, e nós devemos amar a todos, e pregar a todos, o livro de Romanos nos ensina muito, sobre isso!!!

      Excluir
  7. Eu tive uma experiência em 2014,fiquei impossibilitado de andar durante 2 meses com problema na coluna,minhas dores eram muito fortes,as dores não diminuiam nem com medicamentos,tive duas visões quando estava internado, a primeira vi minha mãe orando incansavelmente por mim,a outra eu vi soldados romanos estocando pessoas com lanças e elas me pedindo ajuda,na minha cirurgia de hérnia de disco tive uma parada cardíaca,os médicos conseguiram me reanimar,sou grato à Deus pelo dom da vida. A 6 anos deixei as bebidas alcoólicas que devastavam minha vida,se eu não estivesse passando por isso,eu sei que estaria no fundo do posso. Eu posso dizer meus amigos, eu fui pela dor.

    ResponderExcluir
  8. Acredito a frase não está errada. Basta analisarmos com cuidado o velho testamento para vermos quantas vezes o povo de Israel se afastou de Deus e em meio ao sofrimento, voltou-se para Ele novamente.
    “Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz.”
    (Deuteronômio 4:30)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fábio. Mas isso não é uma regra absoluta. Ou seja, alguns virão realmente na dor mas outros através do amor. O certo é que é mais fácil as pessoas se achegarem a Deus em momentos difíceis.

      Excluir
  9. achei linda a materia pois,eu nao sou nada para opinar, somente sirvo a Deus de forma que posso servir,gostaria sim de ter coonhecido a bribia no meu passado...

    ResponderExcluir
  10. Não é isso que a frase quer dizer, que só se vai à Cristo ou Deus se for na dor, estão interpretando errado a frase.Dla quer dizer que:Se a pessoa erra e não aprende, precisará sofrer para aprender quee errou consigo mesmo ou com seu semelhante. É igual a ctiança que você diz para não subir que vai cair e la teoma e sobe várias vezes. Até que um dia cai e aprende que se subir vai car e se machucar vai doer. Precisou aprender pela dor. No caso da vida e com Deus é assim tbm. Quem não escuta seus pais teerrenos ou p Pai celestial, vai sofrer e apanhar da vida um bocado para poder crer que Deus, assim como nossos pais, nos ama e nos espera de braços abertos, mesmo não levando em consideração seus ensinamentos. Por isso nos machucamos, sofremos um bocado, para depois acreditar que tudo podia ser diferente se tivessomos tomado decisões acertadas. Por isso é que se diz: Se não aprende no amor( conselhos, palavras, avisos...) vai pela dor ( se machucando, apanhando, sofrendo). E assim são as pessoas, Os pais aconselham não querem ouvir. A religião aconsrlha não escuta...então sofre na pelebpara poder ouvir e perceber o erro.

    ResponderExcluir
  11. Não é isso que a frase quer dizer, que só se vai à Cristo ou Deus se for na dor, estão interpretando errado a frase.Dla quer dizer que:Se a pessoa erra e não aprende, precisará sofrer para aprender quee errou consigo mesmo ou com seu semelhante. É igual a ctiança que você diz para não subir que vai cair e la teoma e sobe várias vezes. Até que um dia cai e aprende que se subir vai car e se machucar vai doer. Precisou aprender pela dor. No caso da vida e com Deus é assim tbm. Quem não escuta seus pais teerrenos ou p Pai celestial, vai sofrer e apanhar da vida um bocado para poder crer que Deus, assim como nossos pais, nos ama e nos espera de braços abertos, mesmo não levando em consideração seus ensinamentos. Por isso nos machucamos, sofremos um bocado, para depois acreditar que tudo podia ser diferente se tivessomos tomado decisões acertadas. Por isso é que se diz: Se não aprende no amor( conselhos, palavras, avisos...) vai pela dor ( se machucando, apanhando, sofrendo). E assim são as pessoas, Os pais aconselham não querem ouvir. A religião aconsrlha não escuta...então sofre na pelebpara poder ouvir e perceber o erro.

    ResponderExcluir
  12. Em hb 9:22 Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Na lei o homem oferecia um animal e o sangue desse animal era suficien

    ResponderExcluir
  13. EM HB 9 22, DIZ SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO DOS PECADOS.NA LEI SANGUE DE UM ANIMAL ERA SUFICIENTE PARA O HOMEM TER SEUS PECADOS PERDOADOS. NA GRAÇA JESUS OFERECEU SEU SANGUE PARA O PERDOAR OS PECADOS DO HOMEM. NA TRIBULAÇÃO O HOMEM TERA O PERDÃO DE DEUS OFERECENDO O SEU SANGUE, POIS SERÃO MORTOS POR PELA PALAVRA DE DEUS E PELO TESTEMUNHO QUE SUSTENTAVAM AP 6 9, FICA A ESCOLHA COM CRISTO ATE O ARREBATAMENTO E DE GRAÇA, NA TRIBULAÇAO PARA AQUELES QUE AQUI FICAREM SERA PELA DOR.

    ResponderExcluir
  14. “Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz.” (Deuteronômio 4:30)

    ResponderExcluir