domingo, 28 de junho de 2020

"Quem não vem pelo amor, vem pela dor" está na Bíblia?

Vem pelo amor ou pela dor
Essa frase é clássica e muito usada por cristãos quando tentam convencer outras pessoas a se achegarem a Cristo, sejam elas conhecedoras do evangelho e que por algum motivo se afastaram, ou não.  

Apesar de a frase ser usada com muita frequência no meio cristão, o que leva muitos a pensarem que trata-se de um versículo bíblico, ela não está na Bíblia e, na verdade, é apenas uma daquelas “frases de efeito”.

Ok. Que ela não está na Bíblia nós já sabemos, mas será que faz algum sentido dizer que se alguém não vier pelo amor, virá pela dor? Se isso fosse real, todas as pessoas só precisariam passar por um período de sofrimento para depois alcançarem a salvação, já que de uma forma ou de outra elas se voltariam para Deus.

É claro que existem exceções. Algumas pessoas, devido a uma situação complicada que passaram ou que estão passando, se achegam mais ao evangelho e a Deus. Mas outros, acabam até se afastando cada vez mais dEle. 

Existe uma linha de pensamento vinda do Calvinismo, iniciada por Calvino, que diz que todos aqueles que pertencem ao Senhor virão a Ele, pois já foram escolhidos. 

Já a linha de pensamento Arminianista, oriunda de Arminio, diz que o homem tem a capacidade de decidir se achegar a Deus ou não. 

Pode ser que pessoas venham - a Cristo - em momentos bons, momentos ruins, ou pode ser que não venham em momento algum. O importante é que nós vivamos o evangelho puro e simples e que, assim, possamos anunciar o evangelho para sermos capazes de levar mais e mais pessoas a Cristo, como fez André (apóstolo de Jesus).

Se você não leu o texto sobre André, te convido a ler clicando aqui.


Mas e você, o que acha a respeito desse assunto? Deixe sua opinião.


 


3 comentários:

  1. Legal! Sempre ouvi essa frase.

    ResponderExcluir
  2. Imagina Deus/Jesus fazer a pessoa vir pela dor, isso é anti-bíblico. A Bíblia diz: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo..." Apocalipse 3:20.
    Ou seja, a pessoa escolhe se vai abrir a porta ou não. Deus/Jesus não obriga ninguém a vir até Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão aí não é quem vai abrir a porta, mas, porque alguns abrem e outros não. E outra coisa, se nós não formos influenciados para abrir a porta, nós nunca abriremos, porque a natureza humana prefere os prazeres do mundo do que os prazeres de Deus, os que abrem a porta devem o mérito àquele que fez uma obra em suas vidas, e Deus nos ama tanto que ele fará o impossível para nos atrair a ele, isso porque Deus sabe que o melhor para nós é Ele, por isso aquele que Ele quer, será Dele, independente de sua teimosia. Ainda bem, e graças a Deus.

      Excluir