domingo, 24 de maio de 2020

Não cai uma folha da árvore se Deus não deixar?

Imagem ilustrando uma folha caindo da árvore
"... Deus proverá, Não cai uma folha da árvore, Se Deus não deixar..."

Quem nunca ouviu ou cantou a seguinte música:?

Alguns cantores a interpretam, uma das mais conhecidas é a versão da Shirley Carvalhais. - veja aqui: link

Mas será que encontramos esse texto na Bíblia?
Eu mesmo já cantei várias vezes essa música e até cheguei a ouvir algumas pregações sobre isso.

Aconteceu que hoje me veio a seguinte dúvida: "Em qual versículo isso está escrito?". E para minha surpresa, depois de realizar algumas pesquisas, vi que essa frase não está na Bíblia, não existe nenhum versículo a respeito disso.

Essa frase, na verdade, é encontrada no texto do Alcorão:

Ele possui as chaves do incognoscível, coisa que ninguém, além d’Ele, possui; Ele sabe o há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no Livro lúcido. - Surata (Sura, surata ou surat [árabe: سورة sūrah] é nome dado a cada capítulo do Alcorão.)  59. 

Muitos textos falam sobre a soberania, onipresença e onisciência de Deus e fazem-nos ter um deslumbre da frase em questão, afinal existem muitas semelhanças entre ela e alguns textos bíblicos - ou seja, consciente ou inconscientemente nós a assimilamos como um versículo.

Experimente fazer um teste. Pergunte pra alguém sobre essa frase, se ela é ou não um versículo e em que livro e capítulo da Bíblia podemos encontra-la. Imagino que muitos irão dizer que é um versículo, mas com certeza não conseguirão provar e então se darão conta que estão errados. Outros, talvez dirão que se trata de um dito popular ou algo do tipo.

É claro que isso não tira a beleza da frase, mas serve para termos mais atenção nas coisas que ouvimos e aprendemos. O segredo é sempre ler e quando tiver uma dúvida, procurar entender os porquês e de onde aquilo surgiu.

Assim como a expressão deste texto, tem uma outra bem conhecida: "Se não vem por amor, vem pela dor" - Mas isso já é assunto para um outro texto.

3 comentários: