sexta-feira, 8 de maio de 2020

Joquebede - A Mãe de Moisés

Joquebede - A mãe de Moisés

Como o dia das mães está próximo, por que não falar um pouco sobre uma das mães mais corajosas da Bíblia? Vamos falar de Joquebede.


Mãe de Moisés, Arão e Miriã e esposa de Anrão - em hebraico: עַמְרָם, hebraico transliterado: Amram, cujo significado é Amigo do mais alto ou "amigo do Altíssimo". Conforme Êxodo 6:20,  - da tribo de Levi, descendente dos Coatitas. - Essa Foi Joquebede. Uma mulher de fé, sabedoria, confiante e humilde.

Ao saber que faraó iria matar todas as crianças - conforme esse texto: "Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida." Êxodo 1:22 - para assim impedir que o povo judeu se multiplicasse e ficasse forte o bastante ao ponto de poder se voltar contra aqueles que os escravizavam e dessa forma sair de baixo da escravidão, Joquebede teve uma atitude inusitada, corajosa e de muita fé.

Ela pegou um cesto feito de junco - Juncus é um gênero botânico de plantas floríferas conhecidas como juncos, pertencente à família das Juncaceae. É um grupo de plantas semelhantes às gramíneas que crescem, em geral, nos alagadiços. O junco verdadeiro constitui uma única família - e o vedou com piche e betume - bitume ou pez mineral é uma mistura líquida de alta viscosidade, cor escura e é facilmente inflamável. É formada por compostos químicos - e deixou o cesto com a criança dentro à margem do rio Nilo.

O texto sobre todo esse acontecimento pode ser encontrado em Êxodo 2, da Bíblia Sagrada.

Resumindo um pouco a história, o texto informa que Miriã, irmã de Moisés, seguiu o cesto até o ponto em que a filha de faraó encontra o cesto com a criança, tem dó do menino e começa a cria-lo. E o mais interessante é que a pessoa que foi chamada para ser ama de leite desta criança foi justamente Joquebede, a mãe de Moisés.

Joquebede teve fé, coragem, sabedoria e humildade ao aceitar ser ama de leite de seu próprio filho. Sabedoria pois não contou sobre quem era, o que poderia causar vários problemas e humildade em aceitar ser uma serva, devendo obrigações à princesa, para conseguir ficar próxima de seu filho e praticamente cuidar dele como uma mãe - o que realmente era.

E quem diria que esse ato de coragem e amor salvaria a vida de seu filho e depois de adulto este mesmo filho viria a ser o libertador do povo de Israel da escravidão de faraó? 

Vamos a algumas curiosidades sobre Joquebede:

  1. Ela era da tribo de Levi
  2. Ela era prima de seu marido Anrão, conforme consta em: Êxodo 6:20.
  3. Segundo Jerônimo de Estridão, Joquebede nasceu de Levi e Melcha no Egito quando Levi tinha 64 anos de idade - Informação encontrada no Wikepédia.
  4. Ela está sepultada no Túmulo das Matriarcas em Tiberíades. (sem fontes para comprovar) - Informação encontrada no Wikepédia.
Imagem que mostra árvore genealógica de Joquebede
Imagem encontrada no Wikepédia

Um comentário:

  1. Desde criança ouço a história de Joquebede com grande admiração pela imagem de mulher forte que ela transmite. Realmente um exemplo de MÃE e MULHER.

    ResponderExcluir