quarta-feira, 29 de abril de 2020

O camelo e a agulha

Imagem ilustrando o camelo e a agulha
Com certeza você já ouviu uma pregação sobre o camelo passar pelo fundo de uma agulha. Eu mesmo ouvi muito, principalmente na minha infância e adolescência.

Para melhor entender, vamos ler o texto onde Jesus fala sobre isso:

Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".
"Quais? ", perguntou ele. Jesus respondeu: " ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’".
Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? "
Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
Então Jesus disse aos discípulos: "Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: "Neste caso, quem pode ser salvo? " Mateus 19:16-25

É sempre bom lermos o contexto e não pegarmos versículos isolados para que possamos entender o que estava acontecendo e porque aquilo foi falando naquele momento.

Como podemos ver, um jovem rico chegou até Jesus e perguntou como ele deveria proceder para ter a vida eterna, Jesus então o orienta e após ouvi-lo o jovem simplesmente se desanima com a resposta do Mestre. Nesse momento Jesus declara: "E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus."

Esse texto nos mostra o quanto é extremamente difícil para um rico entrar no reino dos céus e isso está bem explícito no texto. Sobre a dificuldade eu acredito que não há dúvidas, mas será que o passar de um camelo pelo fundo de uma agulha, quer dizer uma agulha mesmo?

Vamos a algumas possíveis explicações:

Alguns dizem que foi exatamente o que Jesus quis dizer: Camelo passando pelo fundo de uma agulha, expressando assim a grande dificuldade de um rico em conquistar a salvação.


Outros indicam que "camelo" seria uma espécie de "corda" ou "cabo". Por algum erro de escrita, acabou-se alterando a palavra kámelos (animal, literal), por kámilos (corda ou cabo). Ou seja uma tradução errada do texto.

Também há quem diga que "agulha" referia-se às portas de Jerusalém, pois os camelos que chegavam de regiões distantes carregados de fardos e preciosidades precisam se curvar quase até o chão ou depor a carga.

Na sua opinião algumas dessas possíveis explicações fazem sentido ou você tem uma teoria diferente? Deixe seu comentário.





5 comentários:

  1. Sempre entendi que se tratava de um camelo e de uma agulha literalmente falando, mas as outras ideias também fazem algum sentido.

    ResponderExcluir
  2. Essa questão do "erro" na tradução faz muito sentido pra mim. Creio que muitas coisas na Bíblia são interpretadas erroneamente por desvios na tradução e na transcrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre entendi por causa das riquezas mesmo.e por sua na maiorias arrogância.

      Excluir
  3. Sempre tive duvida sobre ao q se referia Jesus sobre tal agulha,esse texto me despertou duvidas,talvez algo q ninguem saberá 100%,encontrei outra explicaçãoq asskm como as demais expostas no texto tbm faz sentido
    Variações sobre a história incluem uma versão sobre antigas estalagens tendo portões pequenos para atrapalhar bandidos ou uma história sobre um passo entre as montanhas conhecido como "olho da agulha", tão estreito que os mercadores teriam que desmontar de seus camelos, ficando assim vulneráveis a salteadores.
    Fonte wikipedia

    ResponderExcluir
  4. A resposta que faz mais sentido é a que seria a porta menor dos portões da cidade. Pois a palavra de Jesus, nao disse que seria impossível, e sim muito difícil o rico entrar no reino dos céus. Logo, literalmente uma agulha de costura nunca passará um camelo. Então para passar as portas ( olho de agulha) da cidade o camelo teria que ser descarregado, tirado suas encilhas, ficar de joelhos e ainda ficava todo arranhado.
    Sendo assim, nesse caso, foi um exemplo simples para eles entenderem naquele contexto que ele usou, que o jovem rico deveria desapegar de todos os seus bens, se humilhar para poder passar na porta estreita que é Cristo.

    ResponderExcluir