segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Você sabe quantos livros a bíblia tem?

Várias Bíblias
A Bíblia é formada por vários livros, podendo variar a quantidade de acordo com o segmento. Por exemplo, na igreja católica a bíblia é formada por 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. Já na igreja protestante, vemos 66 livros, 39 do Antigo e 27 do Novo Testamento.

A diferença entre os dois segmentos está no antigo testamento. A bíblia dos protestantes exclui 7 livros, considerando-os como livros "apócrifos*", que são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel. Explicarei o motivo a seguir.


Durante 1.500 anos, os cristãos usaram os 73 livros, mas depois da reforma protestante promovida por Martinho Lutero, esses livros foram considerados pelos protestantes como não inspirados. Uma curiosidade é que Lutero não os retirou da edição de sua Bíblia, embora não equiparasse o seu valor ao dos outros livros. 

Com isso, as edições protestantes da Bíblia que vieram a seguir excluíram definitivamente esses textos, mas para a igreja católica eles continuam válidos e são tidos como realmente inspirados. 

Já nas versões das igrejas cristãs ortodoxas há outras versões da Bíblia que incluem outros livros, além dos que já foram citados. Por exemplo, a Igreja Ortodoxa Etíope tem livros como: Livro dos Jubileus, Livro de Enoque, e o Resto do Ensino de Baruc (4 Baruc). 

* apócrifos: também conhecidos como Livros Pseudocanônicos, são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo por serem escritos após o I século e, portanto, não foram incluídos no cânon(significa a regra usada para determinar se um certo livro podia ser medido satisfatoriamente de acordo com um padrão. ) bíblico.

Fonte:link

Um comentário:

  1. devemos ler e entender a bíblia e aplicar a palavra de Deus em nossas vidas, pregando o evangelho a todos!

    ResponderExcluir