domingo, 28 de junho de 2020

"Quem não vem pelo amor, vem pela dor" está na Bíblia?

Vem pelo amor ou pela dor
Essa frase é clássica e muito usada por cristãos quando tentam convencer outras pessoas a se achegarem a Cristo, sejam elas conhecedoras do evangelho e que por algum motivo se afastaram, ou não.  

Apesar de a frase ser usada com muita frequência no meio cristão, o que leva muitos a pensarem que trata-se de um versículo bíblico, ela não está na Bíblia e, na verdade, é apenas uma daquelas “frases de efeito”.

Ok. Que ela não está na Bíblia nós já sabemos, mas será que faz algum sentido dizer que se alguém não vier pelo amor, virá pela dor? Se isso fosse real, todas as pessoas só precisariam passar por um período de sofrimento para depois alcançarem a salvação, já que de uma forma ou de outra elas se voltariam para Deus.

É claro que existem exceções. Algumas pessoas, devido a uma situação complicada que passaram ou que estão passando, se achegam mais ao evangelho e a Deus. Mas outros, acabam até se afastando cada vez mais dEle. 

Existe uma linha de pensamento vinda do Calvinismo, iniciada por Calvino, que diz que todos aqueles que pertencem ao Senhor virão a Ele, pois já foram escolhidos. 

Já a linha de pensamento Arminianista, oriunda de Arminio, diz que o homem tem a capacidade de decidir se achegar a Deus ou não. 

Pode ser que pessoas venham - a Cristo - em momentos bons, momentos ruins, ou pode ser que não venham em momento algum. O importante é que nós vivamos o evangelho puro e simples e que, assim, possamos anunciar o evangelho para sermos capazes de levar mais e mais pessoas a Cristo, como fez André (apóstolo de Jesus).

Se você não leu o texto sobre André, te convido a ler clicando aqui.


Mas e você, o que acha a respeito desse assunto? Deixe sua opinião.


 


52 comentários:

  1. Legal! Sempre ouvi essa frase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensava que essa frase tivese escrita na biblia.

      Excluir
    2. Complicado, eu não sei dizer, já ouvi muito isso, a dor só me afasta mais, eu sei q Deus fez muito por mim, muitas coisas que eu nem queria, eu não sei nem o motivo de eu estar aqui, porq eu sinceramente já desisti da vida, só queria que ele certa forma ou ele me entende se ou me revelar o motivo porq ainda existo, tá complicado de verdade e eu não estou sabendo viver com isso

      Excluir
    3. O meu irmão ,tenha força e fé no senhor Jesus ,se vc está ainda aqui e pq Ele tem algo melhor para você .tem momentos que não entendemos o que passamos mais lembre sempre o Senhor ele respeita sua dor ,seu sofrimento todos nós por algum momento passamos por momentos de dúvidas ,mais creia Jesus e o caminho a verdade e a vida ,não sei oq passou ou se já voltou pro Senhor mais leia Mateus 11:28,29,30
      Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados,e eu vos aliviarei,tomai sobre vós meu jugo e aprendeu de mim,que Sou manso e humilde de coração;e encontrarei descanso para as coisas almas ,
      Pq meu julgo e suave e o meu fardo e leve . Jesus te ama

      Excluir
    4. A Bíblia revela na sua totalidade que Deus é amor.Quem ama jamais vai querer o sofrimento do outro.E diante dessa passagem quebra então o livre arbítrio de escolher ou não a Deus.O homem é livre para escolher.
      Certo dia estava Jesus e seus discípulo pregando em um local ao qual os moradores os rejeitaram e dois de seus discípulos rogaram dizendo mestre quer que peçamos que caia fogo do Céu o consuma a eles e Jesus o respondeu dizendo que Ele não veio para matar e sim dar vida.É o amor é a livre escolha agora cada caso é um caso particular de Deus para cada um e não podemos generalizar.Deus abençõe.

      Excluir
    5. O apóstolo Paulo escrevendo al Hebreus diz
      O senho corige o que ele ama e açoitar qualquer que Reçebe por filho
      Leia Hebreus
      Vesiculo 6 e 8


      Excluir
    6. Pelo contrário vocês estão um pouco enganados, isso pode não se aplicar a todos, mas se aplicas a alguns, pode não ser regra... mas acontece e muito! Veja a vida de Jonas e o que está escrito em Deuterenômio capitulo 4 dos versos 25 ao 31. Vc vai ver sim, que essa frase é verdadeira. Só que realmente não se aplica a todo mundo, mas eu mesmo já vi muitos exemplos práticos disso.

      Excluir
    7. Mas a questão é esse texto não está na bíblia... Mas como tá no texto acima, existe exceções.

      Excluir
  2. Imagina Deus/Jesus fazer a pessoa vir pela dor, isso é anti-bíblico. A Bíblia diz: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo..." Apocalipse 3:20.
    Ou seja, a pessoa escolhe se vai abrir a porta ou não. Deus/Jesus não obriga ninguém a vir até Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão aí não é quem vai abrir a porta, mas, porque alguns abrem e outros não. E outra coisa, se nós não formos influenciados para abrir a porta, nós nunca abriremos, porque a natureza humana prefere os prazeres do mundo do que os prazeres de Deus, os que abrem a porta devem o mérito àquele que fez uma obra em suas vidas, e Deus nos ama tanto que ele fará o impossível para nos atrair a ele, isso porque Deus sabe que o melhor para nós é Ele, por isso aquele que Ele quer, será Dele, independente de sua teimosia. Ainda bem, e graças a Deus.

      Excluir
    2. Verdade a proposta de Deus e SALVAÇÃO e vida ETERNA,livres
      e voluntária e a graça de Jesus Cristo,o senhor n causa dor em niguém,mas nós pelos nosso próprios atos,somos réo do juízo de Deus.tb e lícito padecer por Cristo pra um dia ressuscitar em glória como ele,alcançando a promessa da vida eterna pela graça de Jesus Cristo atravez da fé.

      Excluir
    3. tamiris nao e assim se convida alguem pra casa do senhor e fala nao tou afim vc passa dois meses e acontece alguma coisa com essa pessoa ae essa pessoas resolve vim ae ele pensa poxa aquela irma me chamou pra ir a igreja nao fui agora tou aqui passando pela uma situacao

      Excluir
    4. Tamires boa tarde. Num ponto Vc tem razão, porem não é bem assim. o texto, precisa ser interpretado. o que a Bíblia diz é: as pessoas principalmente nos dias de hoje estão tão ocupadas cos coisas que as distanciam de Deus, que sõ lembram de buscar a Deus quando lhes acontece algo de grande prejuízo. por isso essa expressão.

      Excluir
    5. Anti-bíblico? você por acaso conhece tanto assim a bíblia para falar isso? cara... leia a passagem do cego, o julgavam por ter pecado ou a família dele e por isso estava desse jeito. No entanto, o que disse Jesus? algo como " Nem ele pecou, nem a sua família, mas foi assim para que se manifestassem sobre ele as obras de Deus. "

      Excluir
  3. Não concordo com a última frase aqui descrita "aquele que ele quer será Dele, independente de sua teimosia". Isso não séria acepção de pessoas?! Umas eu faço questão outras não.
    A pessoa abrirá ou não a porta, e o motivo de abrir ou não, são questões individuais, seja por amor, necessidade etc......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende se for uma pessoa não salva creio que não seria pela dor mais se for uma pessoa que já é salva em Cristo e se desviou creio que Deus permitiria algo em sua vida sim para que ele reconhecece totalmente que é dependente de Cristo em sua vida então nesse caso seria pela dor sim.

      Excluir
  4. Não acredito nesta frase porque Deus não menino, frase do homem sem conhecer a Deus de verdade.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que Deus nos escolhe desde o ventre da nossa mãe para servimos a Ele, mais muito de nós passamos pelo vale para depois se achegamos a Deus e pela sua misericórdia Ele nos recebe 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então estes e estas que passam , ou passaram pelo " vale" , não foram " escolhidas" por " Ele" ...
      Ou seja...talvez se " Ele" quisesse , teria escolhido a todos, livrando-lhes do Vale das decepções e ilusões.

      Excluir
  6. A palavra de Deus diz que a salvação é para todos, mais nem todos o recebe e por nós não conhecer os corações somente Deus, devemos anunciar o evangelho a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade quem conhece coração e pensamentos, Deus, e nós devemos amar a todos, e pregar a todos, o livro de Romanos nos ensina muito, sobre isso!!!

      Excluir
    2. Deus é tão maravilhoso que nos conhece, dando a cada um o direito de escolha, com isso nos vem o constrangimento sem nenhuma formação, quando entendemos nós apresentamos no amor.

      Excluir
  7. Eu tive uma experiência em 2014,fiquei impossibilitado de andar durante 2 meses com problema na coluna,minhas dores eram muito fortes,as dores não diminuiam nem com medicamentos,tive duas visões quando estava internado, a primeira vi minha mãe orando incansavelmente por mim,a outra eu vi soldados romanos estocando pessoas com lanças e elas me pedindo ajuda,na minha cirurgia de hérnia de disco tive uma parada cardíaca,os médicos conseguiram me reanimar,sou grato à Deus pelo dom da vida. A 6 anos deixei as bebidas alcoólicas que devastavam minha vida,se eu não estivesse passando por isso,eu sei que estaria no fundo do posso. Eu posso dizer meus amigos, eu fui pela dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim vc se chegou a Deus através dessa situação,mas foi o Espirito Santo de Deus que lhe convenceu...

      Excluir
  8. Acredito a frase não está errada. Basta analisarmos com cuidado o velho testamento para vermos quantas vezes o povo de Israel se afastou de Deus e em meio ao sofrimento, voltou-se para Ele novamente.
    “Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz.”
    (Deuteronômio 4:30)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fábio. Mas isso não é uma regra absoluta. Ou seja, alguns virão realmente na dor mas outros através do amor. O certo é que é mais fácil as pessoas se achegarem a Deus em momentos difíceis.

      Excluir
    2. O anónimo e Fábio Marcos estão perfeitos em suas explicações

      Excluir
  9. achei linda a materia pois,eu nao sou nada para opinar, somente sirvo a Deus de forma que posso servir,gostaria sim de ter coonhecido a bribia no meu passado...

    ResponderExcluir
  10. Não é isso que a frase quer dizer, que só se vai à Cristo ou Deus se for na dor, estão interpretando errado a frase.Dla quer dizer que:Se a pessoa erra e não aprende, precisará sofrer para aprender quee errou consigo mesmo ou com seu semelhante. É igual a ctiança que você diz para não subir que vai cair e la teoma e sobe várias vezes. Até que um dia cai e aprende que se subir vai car e se machucar vai doer. Precisou aprender pela dor. No caso da vida e com Deus é assim tbm. Quem não escuta seus pais teerrenos ou p Pai celestial, vai sofrer e apanhar da vida um bocado para poder crer que Deus, assim como nossos pais, nos ama e nos espera de braços abertos, mesmo não levando em consideração seus ensinamentos. Por isso nos machucamos, sofremos um bocado, para depois acreditar que tudo podia ser diferente se tivessomos tomado decisões acertadas. Por isso é que se diz: Se não aprende no amor( conselhos, palavras, avisos...) vai pela dor ( se machucando, apanhando, sofrendo). E assim são as pessoas, Os pais aconselham não querem ouvir. A religião aconsrlha não escuta...então sofre na pelebpara poder ouvir e perceber o erro.

    ResponderExcluir
  11. Não é isso que a frase quer dizer, que só se vai à Cristo ou Deus se for na dor, estão interpretando errado a frase.Dla quer dizer que:Se a pessoa erra e não aprende, precisará sofrer para aprender quee errou consigo mesmo ou com seu semelhante. É igual a ctiança que você diz para não subir que vai cair e la teoma e sobe várias vezes. Até que um dia cai e aprende que se subir vai car e se machucar vai doer. Precisou aprender pela dor. No caso da vida e com Deus é assim tbm. Quem não escuta seus pais teerrenos ou p Pai celestial, vai sofrer e apanhar da vida um bocado para poder crer que Deus, assim como nossos pais, nos ama e nos espera de braços abertos, mesmo não levando em consideração seus ensinamentos. Por isso nos machucamos, sofremos um bocado, para depois acreditar que tudo podia ser diferente se tivessomos tomado decisões acertadas. Por isso é que se diz: Se não aprende no amor( conselhos, palavras, avisos...) vai pela dor ( se machucando, apanhando, sofrendo). E assim são as pessoas, Os pais aconselham não querem ouvir. A religião aconsrlha não escuta...então sofre na pelebpara poder ouvir e perceber o erro.

    ResponderExcluir
  12. Em hb 9:22 Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Na lei o homem oferecia um animal e o sangue desse animal era suficien

    ResponderExcluir
  13. EM HB 9 22, DIZ SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO DOS PECADOS.NA LEI SANGUE DE UM ANIMAL ERA SUFICIENTE PARA O HOMEM TER SEUS PECADOS PERDOADOS. NA GRAÇA JESUS OFERECEU SEU SANGUE PARA O PERDOAR OS PECADOS DO HOMEM. NA TRIBULAÇÃO O HOMEM TERA O PERDÃO DE DEUS OFERECENDO O SEU SANGUE, POIS SERÃO MORTOS POR PELA PALAVRA DE DEUS E PELO TESTEMUNHO QUE SUSTENTAVAM AP 6 9, FICA A ESCOLHA COM CRISTO ATE O ARREBATAMENTO E DE GRAÇA, NA TRIBULAÇAO PARA AQUELES QUE AQUI FICAREM SERA PELA DOR.

    ResponderExcluir
  14. “Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz.” (Deuteronômio 4:30)

    ResponderExcluir
  15. Parabéns a toda pelos comentários..lúcidos, sem discussão e com educação..interessante..renderia umas hrs de conversa..

    ResponderExcluir
  16. Essa frase é mais pra quem já é escolhido de Deus e por algum motivo ou razão se afastou e se desviou de teus caminhos. No primeiro chamado a gente vai pelo amor, pelo amor as tuas obras e escrituras, pelo teu amor por nós constantes pecadores, até vir algo que nos desanima e ainda assim Deus continua nos chamando por amor e misericórdia de nós. E meus caros quando nós temos o chamado de Deus em nossas vidas e não damos crédito a isso Deus permite que passamos por provas, seja uma dor física muscular ou uma doença, seja financeiro, material ou até mesmo o desemprego. Eu não li todos os comentários mas nasci no meio evangelho e estou desviado desde dos 17 anos tenho 31. E hoje estou voltando pra igreja pela Dor no joelho devido há um acidente de bike que eu sofri. Bom se tem algum desviado aqui não espere a dor chegar, aos que estão firmes que continuem firmes, pois Deus é a nossa rocha, o nosso amparo e nossa fortaleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GLÓRIA A DEUS PELA SUA VIDA .QUE DEUS LHE ABENÇOE LHE FIRMANDO CADA DIA MAIS EM SUA PRESENCA....

      Excluir
  17. Verdade......Mto bom texto....Deus continue abençoando a todos, amantes de Sua Palavra, e o vão passar a amá-La também..........

    ResponderExcluir
  18. Repetida de geração pra geração. Realmente não está na Bíblia, mas penso que vem lá do ano 520 onde a junção da religião com o imperador Constantino criou o estado totalitário. O primeiro estado cristão. Modelo que rege toda nossa sociedade hj ainda. Na época o cristianismo virou lei. Todo aquele que não o aceitava ou se opunha era executado. Daí a ascensão do Cristianismo. Qual pai queria ver seu filho sendo torturado, queimado, morto? Logo manter_lhe nos ensinamentos cristãos. Era bem isso se não por amor por dor.Hoje não é mais aceito forçar com torturas físicas a aceitação do cristianismo e suas doutrinas. Daí então a psicológica. Eis o inferno.

    ResponderExcluir
  19. É uma frase clássica no meio evangélico, aquele que não pelo amor vem pela dor.

    ResponderExcluir
  20. A frase tá certa ,pois Paulo chegou a Jesus Cristo pela dor isso é notório,a mulher do fluxo de sangue,e tantos outros

    ResponderExcluir
  21. Vou pelo amor, porque quando a dor chegar, já estarei lá. Amém!

    ResponderExcluir
  22. Proverbio 29.1
    Ta bem explicadinho ...

    ResponderExcluir
  23. Muito bom, apesar de depois de muitos anos eu descobrir que não está escrito na Bíblia Sagrada, houve um rei no Antigo Testamento em que esse frase combina perfeitamente com ele; "rei Manassés" 2 Crônicas 33

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal. Meu nome é Maryelli. Tentei muito inserir meu nome. Mas não consegui... então vamos de "anônima" mesmo! Bom, vim pesquisar essa frase para poder produzir um post. Nossa, vim buscar um tesouro e achei tantos. Aprendi muito com cada comentário aqui. Gratidão 🙏🏻. Sou psicóloga clínica a mais de 18 anos. Gosto de aprender, e de ouvir opiniões e pontos de vista diferentes. Sempre me acrescentam. Só não entendi a parte de veio a psicólogia e aí o inferno... 🤭 Enfim, em minha defesa, digo a vcs que essa frase é generalista demais. Existem psicólogos e psicólogos. E creiam, não são todos iguais ! Não mesmo. Somos em primeiro lugar seres humanos, com defeitos e qualidades... como as outras pessoas. Mas não tenho dúvidas, muitos de que muitos de nós, dobram seus joelhos antes de iniciar cada dia de trabalho, e pedem ao Senhor que nos usem em nossos atendimentos. E Deus... ah ele nos usa sim! Ninguém me contou, eu vivo isso! Isso não é mérito meu... Eu apenas me posicionou. E Ele em sua infinita bondade e misericórdia, age através de acolhimento, empatia, compaixão , muita técnica, manejo, preparo e profissionalismo. Não sei das decepções de quem escreveu sobre a psicologia e o inferno. Mas gostaria de deixar aqui esse parênteses: existe muito joio misturado ao trigo. E espero que sua idéias sobre psicologia possam tb conhecer boas experiências! Graça e Paz!🙏🏻

    ResponderExcluir
  25. Sempre será por amor. O sofrimento que nos dá acesso a Deus, Jesus já sofreu por nós na Cruz.
    Por amor Deus se revelou.
    Ele amou o mundo de tal maneira, que deu O Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, más tenha a vida eterna.
    Serva e filha por amor, pelo amor que me amou primeiro.
    Maria Gil Lima.

    ResponderExcluir
  26. O que tenho de certeza é que Deus cria situações em que as oportunidades ficam claras que Ele quer salvar o povo; mas cabe a cada um fazer sua escolha.
    TIAGO 1 ensina como pedir sabedoria à Deus.

    ResponderExcluir
  27. Penso que a frase quer dizer o seguinte: que todos que foram a Deus, teria sido por esses dois motivos e não que todos vão a Deus.

    ResponderExcluir