terça-feira, 21 de julho de 2020

Um pouco sobre o Calvinismo

calvinism
De forma resumida o Calvinismo, que também é chamado de fé reformada ou teologia reformada, é um movimento, uma linha de estudo/pensamento protestatante. Ele foi iniciado por João Calvino, por isso do  nome de Calvinismo, porém também teve a participação de outros teólogos em sua criação, tais como: Martin Bucer, Henrich Bullinger, Ulrico Zuínglio e Pietro Martire. Como já foi descrito acima, João Calvino é o grande expoente do Calvinismo. Ele nasceu em Noyon - França, em 1509, se converteu ao protestantismo entre 1532 e 1536 e faleceu em Genebra - Suiça, em 1564.

Existem cinco pontos principais do calvinismo que são conhecidos como Tulip. Os cinco pontos foram criados a partir de uma contra-argumentação ao protesto que os seguidores de Arminius (um professor de seminário holandês) apresentaram ao “Estado da Holanda” em Julho de 1610. 

O protesto dos seguidores de Arminius se sustentava nos “cinco artigos de fé”, baseados nos ensinos de Armínio - Arminianismo vem de Armínio, se trata de uma outra linha pensamento dentro da fé protestante, irei falar sobre o Arminianismo em outro texto.

Esses são os cinco pontos, a TULIP do Calvinismo:

Tulip

º Depravação total - Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais;

º Eleição incondicional - Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles;

º Expiação limitada - Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos;

º Graça irresistível - A graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo a fé salvadora neles;

º Perseverança dos santos - Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.

O movimento calvinista foi chamado pela primeira vez de calvinismo pelos luteranos que se opunham ao próprio calvinismo, porém muitos dentro da própria tradição preferem usar o termo Reformado para serem descritos.

O canvinismo marcou a segunda fase da reforma protestante e inicialmente foi um movimento luterano, até que começou a se diferenciar e seguir caminho próprio graças a influência de inumeros escritores reformados, do qual Calvino fazia parte.

fontes: link link link

2 comentários:

  1. Mesmo depois de vários anos frequentando aos cultos da igreja só ouvi falar sobre Calvinismo e Arminianismo quando comecei a ler e estudar mais sobre o Cristianismo.

    ResponderExcluir