sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Você é ou conhece um bereano? Sabe o que isso significa?

Bereano

Talvez você já tenha ouvido algo sobre ser ou não um crente bereano, mas afinal de contas, o que isso quer dizer?

Vejamos o que a bíblia diz a respeito: "Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." Atos 17:10,11
  

Paulo e Silas foram até a Beréia mostrar que Jesus era o Messias prometido. Beréia era uma cidade que ficava a 80km de Tessalônica. Quando chegaram lá, fizeram como faziam em todas as cidades que passavam. O interessante é que dessa vez não foram perseguidos, ao contrário, encontraram ouvidos ávidos e desejosos à aprender. 

Os judeus daquela cidade primeiramente o ouviram o que Paulo e Silas diziam, não fazendo nenhum tipo de julgamento. Queriam entender o que eles falavam para poderem comparar com aquilo que estava na escritura sagrada e assim conseguirem tomar uma posição a respeito de tudo. 

Aquele povo buscou encontrar nas Escrituras Sagradas a confirmação daquelas novas que em tudo lhes pareciam boas, eles valorizavam a verdade bíblica e colocavam acima de quaisquer outras fontes pretensas de autoridade. Talvez seja por isso que Paulo não escreveu nenhuma carta aos Bereanos – não era necessário, pois eram crentes bíblicos.

Ser um bereano significa que você valoriza e toma suas decisões baseadas na bíblia sagrada, não aceitando nada que vá contra a ela. Sendo menos propicio de cair em armadilhas de falsos evangelhos que são apregoados pelo mundo afora.



* Curiosidades: Bereanos são o povo nascido na Macedônia , mais precisamente na cidade de Beréia, a qual foi visitada por Paulo em sua segunda viagem missionária por volta do ano de 52 DC (BÍBLIA DE ESTUDOS DE GENEBRA, 2009), conforme ilustra a figura 1. Desde 168 DC, Beréia atualmente possui o nome de Véria , e, desde 1912 foi incorporada ao território da Grécia conforme marcado na figura 2. 

Beréia - Figura 1

Beréia - Figura 2
Fontes: Link1 , Link2, Link3

    Choose :
  • OR
  • To comment
5 comentários:
Write comentários
  1. Precisamos de crentes Bereano, que examinem as escrituras sagradas e conheçam as verdades bíblicas para refutarem os ensinamentos extra-biblicos que deturpam os evangelhos!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade temos que ser crentes bereanos

    ResponderExcluir
  3. então ministério Bereanos n tem nada a ver cm a igreja adventista do sétimo dia?alguem pode me responder por favor,mais alguem do minist.e si for onde fica essa igreja .

    .

    ResponderExcluir