sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Você é ou conhece um bereano? Sabe o que isso significa?

Você sabe o que é ser um Bereano?Talvez você já tenha ouvido algo sobre ser ou não um crente bereano, mas afinal de contas, o que isso quer dizer?

Vejamos o que a bíblia diz a respeito: "Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." Atos 17:10,11
  

Paulo e Silas foram até a Beréia mostrar que Jesus era o Messias prometido. Beréia era uma cidade que ficava a 80km de Tessalônica. Quando chegaram lá, fizeram como faziam em todas as cidades que passavam. O interessante é que dessa vez não foram perseguidos, ao contrário, encontraram ouvidos ávidos e desejosos à aprender. 

Os judeus daquela cidade primeiramente o ouviram o que Paulo e Silas diziam, não fazendo nenhum tipo de julgamento. Queriam entender o que eles falavam para poderem comparar com aquilo que estava na escritura sagrada e assim conseguirem tomar uma posição a respeito de tudo. 

Aquele povo buscou encontrar nas Escrituras Sagradas a confirmação daquelas novas que em tudo lhes pareciam boas, eles valorizavam a verdade bíblica e colocavam acima de quaisquer outras fontes pretensas de autoridade. Talvez seja por isso que Paulo não escreveu nenhuma carta aos Bereanos – não era necessário, pois eram crentes bíblicos.

Ser um bereano significa que você valoriza e toma suas decisões baseadas na bíblia sagrada, não aceitando nada que vá contra a ela. Sendo menos propicio de cair em armadilhas de falsos evangelhos que são apregoados pelo mundo afora.

* Curiosidades: Bereanos são o povo nascido na Macedônia , mais precisamente na cidade de Beréia, a qual foi visitada por Paulo em sua segunda viagem missionária por volta do ano de 52 DC (BÍBLIA DE ESTUDOS DE GENEBRA, 2009), conforme ilustra a figura 1. Desde 168 DC, Beréia atualmente possui o nome de Véria , e, desde 1912 foi incorporada ao território da Grécia conforme marcado na figura 2. 

Beréia - Figura 1

Beréia - Figura 2
Fontes: Link1 , Link2, Link3

38 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu gostei muito da matéria. Eu conheço a passagem de Paulo pela Beréia, mas, nunca liguei Beréia a berrando. Eu conheço Mentes Bereanas.

      Excluir
  2. Precisamos de crentes Bereano, que examinem as escrituras sagradas e conheçam as verdades bíblicas para refutarem os ensinamentos extra-biblicos que deturpam os evangelhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso o nome da minha igreja é ATOS 17:11
      IGAT 17:11

      Excluir
  3. Verdade temos que ser crentes bereanos

    ResponderExcluir
  4. então ministério Bereanos n tem nada a ver cm a igreja adventista do sétimo dia?alguem pode me responder por favor,mais alguem do minist.e si for onde fica essa igreja .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não, Suana.
      Procure ler e entender a Bíblia. Não vá por ministérios, especialmente denominações que põem ainda mais fardos as pessoas. Lembre-se que Cristo cumpriu toda a Lei por nós. Pois nenhum ser humano seria capaz de cumpri-la. Jesus nos tira de todo fardo! Só Ele nos salva! Ele é o Senhor do sábado; ou seja, que guardemos todos os dias para Deus, não apenas um, e de modo desnecessário, pois Cristo é maior! Ele nos disse para irmos e anunciar o Evangelho a toda criatura! Ele quebrou a religiosidade! Ele é o suficiente para salvar!
      Peça orientação ao Espírito Santo, não aos religiosos!
      A Graça do SENHOR nos basta!

      Excluir
    2. Graça e paz amado irmão!
      Muinto sábias suas palavras.
      A palavra de Deus nos fala , conheceres a verdade,e a verdade nós libertar

      Excluir
    3. Suzana pelo que entendir crente bereano não tem nada a ver com denominação, ele quer dizer q é um crente q ler realmente a bíblia para não ser enganado por falsos profetas e fazem tudo de acordo com a bíblia, seguem a risca

      Excluir
    4. Sou Adventista do Sétimo dia é posso ter as características dos Bereanos sem me ajuntar a outro ministério fora da igreja.

      Excluir
    5. Hoje estão cheias de seitas achando que seita vai levar alguém para o céu hoje quando a gente lê entende a palavra de Deus você é excluído das igrejas porque você tá conhecendo a verdade e se libertando de tanta mentira de tantas coisas que tá fora da palavra de Deus aí que nem você falou Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará nós temos que conhecer Jesus não ministério não pastor mas Jesus que morreu na cruz por nós

      Excluir
  5. Respostas
    1. Para ser um bereano precisa nascer na região de Beréia (ou Beroia) na Macedônia. Assim como um levita tem de nascer descendente de Levi. Agora ser estudioso das Escrituras e ativo na Obra é DEVER de cristão

      Excluir
  6. Respostas
    1. Gostei e uma luta todos os dia para ser como um bereano

      Excluir
  7. prezado irmão Alan lendo o seu comentário cheguei a conclusão que é louvável quando vc disse que devemos estudar as escrituras como os bereanos,e não procurar uma denominação.. mas de acordo totalmente quando vc diz que Jesus nosinsentou da obediência aos seus mandamentos...Ele veio a este mundo e tomou a nossa natureza pecaminosa e como 100% humano nos mostrou que e possível o homem obedecer a Deus quando ele se submete a influência do Espírito santo...se Jesus cumpriu a li conforme vc afirmou então eu posso desconsiderar os outros mandamentos também,como não matar...não furtar...não adulterar..no cobicaras....porque só o sábado do quarto mandamento que vcs combatem? Jesus mesmo disse "se me amais guardarei os meus mandamentos e eles não são pesados...já pensou se este mundo não existisse leis que caos seria?o governo de Deus e baseado em leis e se Ele não levasse em conta a desobediência Ele não teria expulso lucidez do céu e jamais punitiva Adão e Eva por comerem do fruto proibido...seja seguidor do exemplo dos bereanos que examinaram as escrituras com o objetivo de conhecerem a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal amei o contexto esclarecendo o significado dos bereanos está totalmente correto temos que ser mesmo examinadores da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito obrigada pela explicação! Esclareceu tudo que eu queria saber! Que Deus continue a te usar.. Boa tarde.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom essas explicação para não cairmos nas mãos de falsos mestres

    ResponderExcluir
  11. Graça e paz a todos.
    Sim que exemplo nos dá os bereanos.
    Temos que examinar as escrituras para não ser enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, só através da escrituras conhecemos a verdade.

      Excluir
  12. Muito edificante o esclarecimento acima. Vamos ser super bereanos, examinarmos a palavra pra nao sermos enganados.

    ResponderExcluir
  13. Sejamos examinadores e cumpridores da palavra, que é mais importante

    ResponderExcluir
  14. MUITO BOM, EXCELENTE COMENTÁRIO SOBRE OS CRENTES BEREANOS, QUE POSSAMOS SER COMO ELES

    ResponderExcluir
  15. Sou um adventista do sétimo dia Brasileiro carioca e espíritualmente falando também um Bereiano.

    ResponderExcluir
  16. Adventistas ser Bereano não é guardar os sábados é ser um cristão , os primeiros cristãos cultuavam todos os dias no templo e eram aprovados pelo Senhor Jesus tanto é que a igreja crescia todos os dias . Leiam Atos 2:42-47

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos de mandamentos nso5 nove, Jesus mesmo6 disse eu nao vim para mudar a lei e sim para confirmar. Ate Jesus guardou o sabado. Eu estudo. Biblia nao apenas leio e em parte alguma diz que a lei de Deus foi alterada.

      Excluir
  17. Amados todos podemos comentar em amor e sem ofender e atingir esta ou aquela denominação . São polêmicas que não levam a lugar nenhum
    Creio que todos somos de Cristo e portanto vamos ser tolerantes e orar uns pelos outros em amor.

    ResponderExcluir
  18. A multiforma, a graça e sabedoria de Deus nos deixa livres para escolhermos se seremos Batistas, Metodistas, Assembleianos ou Adventistas e isso pouco importa. O que importa é se amarmos a Deus sobre todas as coisas e aceitarmos Jesus como suficiente e único Salvador teremos nosso passe ao céu de glória e alcançaremos a tão grande e esperada salvação. É isso que importa e não ficarmos discutindo denominação. Se somos filhos de Deus e temos a Jesus como Senhor então somos todos irmãos com um só Deus e um só Senhor.

    ResponderExcluir
  19. Os evangélicos contemporâneos não suportam o evangelho de CRISTO e quando são registados por Bereanos como John Piper, Paulo Júnior, Paul washer e outros ficam revoltosos, fui pastor neo pentecostal, na Mundial, passei pela Iurd e Graça e nasci Batista da onde nunca teria ter saído verdadeiros Bereanos e os presbiterianos e os que chamam de seita a CCB, que dá muito mais exemplos que muitos ministérios no sistema evangélico religioso.

    By Silvio Alcantara
    Cristão evangélico há 49 anos

    ResponderExcluir
  20. Lendo aqui os comentários sobre denominações, a única coisa que tenho a dizer é que Jesus tem um povo aqui na terra; um povo que foi lavado e remido pelo sangue de Jesus, ato que se dá pela fé, pela obediência as escrituras, independente de denominação.

    Nasci de novo há 35 anos através do ministério da Missão Socorrista Evangélica, de onde nunca me desliguei e hoje sou pastora juntamente com meu esposo.

    Vejo o povo de Deus, não pela placa denominacional, mas por seguirem as pisadas do Mestre.

    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coerência em suas palavras, servimos um Deus vivo não placas de igreja.

      Excluir
    2. Resumiu todos os comentários. Vamos seguir as pisadas de Jesus. Aleluia 🙌🙏

      Excluir
  21. Alan, desculpa mas vc esta totalmente equivocado nesse pensamento.Estude a bíblia, com oração e com certeza o Espírito Santo abrirá os teus olhos para a verdade.

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente a bíblia não é tão simples de entender,precisa de muita comunhão e oração é pedir muito a sabedoria ao criador e ler as escrituras todo santo dia ,e fazer na prática os seus ensinamentos, pedir pra Deus abrir os olhos do nosso espírito e que os irmãos possam entender que igreja não salva , Jesus é o caminho e a verdade , só Jesus me basta , c cada um for um crente bereano e fizer a vontade de Deus no seu dia a dia segundo as escrituras a chance de ver a glória de Deus é inúmeras vezes maior que seguir os ensinamentos da igreja terrestre ...

    ResponderExcluir