sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Você é ou conhece um bereano? Sabe o que isso significa?

Você sabe o que é ser um Bereano?Talvez você já tenha ouvido algo sobre ser ou não um crente bereano, mas afinal de contas, o que isso quer dizer?

Vejamos o que a bíblia diz a respeito: "Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." Atos 17:10,11
  

Paulo e Silas foram até a Beréia mostrar que Jesus era o Messias prometido. Beréia era uma cidade que ficava a 80km de Tessalônica. Quando chegaram lá, fizeram como faziam em todas as cidades que passavam. O interessante é que dessa vez não foram perseguidos, ao contrário, encontraram ouvidos ávidos e desejosos à aprender. 

Os judeus daquela cidade primeiramente o ouviram o que Paulo e Silas diziam, não fazendo nenhum tipo de julgamento. Queriam entender o que eles falavam para poderem comparar com aquilo que estava na escritura sagrada e assim conseguirem tomar uma posição a respeito de tudo. 

Aquele povo buscou encontrar nas Escrituras Sagradas a confirmação daquelas novas que em tudo lhes pareciam boas, eles valorizavam a verdade bíblica e colocavam acima de quaisquer outras fontes pretensas de autoridade. Talvez seja por isso que Paulo não escreveu nenhuma carta aos Bereanos – não era necessário, pois eram crentes bíblicos.

Ser um bereano significa que você valoriza e toma suas decisões baseadas na bíblia sagrada, não aceitando nada que vá contra a ela. Sendo menos propicio de cair em armadilhas de falsos evangelhos que são apregoados pelo mundo afora.

* Curiosidades: Bereanos são o povo nascido na Macedônia , mais precisamente na cidade de Beréia, a qual foi visitada por Paulo em sua segunda viagem missionária por volta do ano de 52 DC (BÍBLIA DE ESTUDOS DE GENEBRA, 2009), conforme ilustra a figura 1. Desde 168 DC, Beréia atualmente possui o nome de Véria , e, desde 1912 foi incorporada ao território da Grécia conforme marcado na figura 2. 

Beréia - Figura 1

Beréia - Figura 2
Fontes: Link1 , Link2, Link3

16 comentários:

  1. Precisamos de crentes Bereano, que examinem as escrituras sagradas e conheçam as verdades bíblicas para refutarem os ensinamentos extra-biblicos que deturpam os evangelhos!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade temos que ser crentes bereanos

    ResponderExcluir
  3. então ministério Bereanos n tem nada a ver cm a igreja adventista do sétimo dia?alguem pode me responder por favor,mais alguem do minist.e si for onde fica essa igreja .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não, Suana.
      Procure ler e entender a Bíblia. Não vá por ministérios, especialmente denominações que põem ainda mais fardos as pessoas. Lembre-se que Cristo cumpriu toda a Lei por nós. Pois nenhum ser humano seria capaz de cumpri-la. Jesus nos tira de todo fardo! Só Ele nos salva! Ele é o Senhor do sábado; ou seja, que guardemos todos os dias para Deus, não apenas um, e de modo desnecessário, pois Cristo é maior! Ele nos disse para irmos e anunciar o Evangelho a toda criatura! Ele quebrou a religiosidade! Ele é o suficiente para salvar!
      Peça orientação ao Espírito Santo, não aos religiosos!
      A Graça do SENHOR nos basta!

      Excluir
  4. Glórias à Deus!!!
    Interessante!!!
    Gostei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei e uma luta todos os dia para ser como um bereano

      Excluir
  5. prezado irmão Alan lendo o seu comentário cheguei a conclusão que é louvável quando vc disse que devemos estudar as escrituras como os bereanos,e não procurar uma denominação.. mas de acordo totalmente quando vc diz que Jesus nosinsentou da obediência aos seus mandamentos...Ele veio a este mundo e tomou a nossa natureza pecaminosa e como 100% humano nos mostrou que e possível o homem obedecer a Deus quando ele se submete a influência do Espírito santo...se Jesus cumpriu a li conforme vc afirmou então eu posso desconsiderar os outros mandamentos também,como não matar...não furtar...não adulterar..no cobicaras....porque só o sábado do quarto mandamento que vcs combatem? Jesus mesmo disse "se me amais guardarei os meus mandamentos e eles não são pesados...já pensou se este mundo não existisse leis que caos seria?o governo de Deus e baseado em leis e se Ele não levasse em conta a desobediência Ele não teria expulso lucidez do céu e jamais punitiva Adão e Eva por comerem do fruto proibido...seja seguidor do exemplo dos bereanos que examinaram as escrituras com o objetivo de conhecerem a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal amei o contexto esclarecendo o significado dos bereanos está totalmente correto temos que ser mesmo examinadores da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito obrigada pela explicação! Esclareceu tudo que eu queria saber! Que Deus continue a te usar.. Boa tarde.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom essas explicação para não cairmos nas mãos de falsos mestres

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz a todos.
    Sim que exemplo nos dá os bereanos.
    Temos que examinar as escrituras para não ser enganados.

    ResponderExcluir
  10. Muito edificante o esclarecimento acima. Vamos ser super bereanos, examinarmos a palavra pra nao sermos enganados.

    ResponderExcluir