quarta-feira, 7 de junho de 2017

Um pouco sobre André, o Apóstolo.

Apóstolo André
Hoje vou falar um pouco sobre André, o discípulo que não é muito citado na palavra, mas é de extrema importância dentro dos planos de Jesus Cristo.

Uma vez ouvi algo sobre este assunto e quero compartilhar com todos. Talvez mude um pouco a sua concepção das coisas como me mudou um dia.

André inicialmente estava com João Batista. Em um certo dia, quando Jesus passa e João declara que Jesus era o Cordeiro de Deus, André passa a seguir a Jesus. Veja o texto abaixo:

"No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos.
Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus! "
Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus.
Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: "O que vocês querem? " Eles disseram: "Rabi", (que significa Mestre), "onde estás hospedado? "
Respondeu ele: "Venham e verão". Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus.
O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" (isto é, o Cristo). E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" (que significa Pedro). “
 João 1:35-42

O texto nos fala que André era irmão de Pedro. O interessante é que André agiu como intermediário, conduzindo seu irmão Pedro até Jesus Cristo (claro que se não fosse André a levar Pedro, outro levaria, mas a questão aqui é falar que foi sim através de André que as coisas aconteceram) até que futuramente Jesus fala para Pedro: 

"Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;Mateus 16:17,18

Pedro foi um grande apóstolo e tem livros de sua autoria na Bíblia sagrada, também existem algumas situações marcantes como negar a Cristo 3 vezes e também ser questionado 3 vezes pelo próprio Cristo se o mesmo o amava. Já sobre André, não ouvimos falar muitas coisas e também não encontramos livros de sua autoria na Bíblia.

Pensando em nossa caminhada com Cristo, às vezes nos sentimos pra baixo por não termos um "grande" dom, achamos que não somos importantes por não sermos grandes pregadores ou cantores, enfim... São vários motivos que contribuem para essa tristeza. O que eu posso dizer é que se você não é como João, Pedro e tantos outros personagens importantes, seja simplesmente como André, e conduza as pessoas à presença do mestre Jesus.

A verdade é que cada pessoa tem uma função no reino. Assim como André, vários outros fizerem parte do evangelho e nós nunca ouviremos falar sobre eles. Mas pode ter certeza que cada um deles teve sua função e importância para Cristo.

Outra coisa muito legal que aconteceu com André foi quando Jesus multiplicou os pães: 

"Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.
Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?" João 6:5-9

Ou seja, André apresentou mais uma pessoa para Jesus Cristo. Ele fez a parte dele encontrando o rapaz e o conduzindo para que o Mestre realizasse o milagre. 

Por isso, faça da melhor maneira aquilo que Ele colocou em sua mão. Se for pregar, pregue. Se for orar, ore. Se cantar, cante. Se for levar as pessoas à Cristo, leve. Se for limpar o local onde se cultua, limpe. Se for interceder, interceda. Tudo que você fizer, faça com amor, pois está fazendo para Cristo.

    Choose :
  • OR
  • To comment
Nenhum comentário:
Write comentários