segunda-feira, 22 de junho de 2015

Quantos Tiagos são citados no Novo Testamento?

Quantidade de Tiagos no novo testamento
Você já ficou confuso ao ler alguns textos com personagens bíblicos? porque eu já! às vezes são mencionados muitos nomes iguais e acabamos não tendo certeza se trata-se de um só personagem ou de vários.

Um dos personagens que me deixou curioso foi Tiago. Por isso, fiz uma pesquisa e acabei descobrindo que, na verdade existem, não apenas um, mas quatro Tiagos citados no Novo Testamento.




Tiago, o filho de Zebedeu, é um dos doze APÓSTOLOS escolhidos e nomeados por Cristo (Mt 10:2), é irmão do apóstolo João (Mt 10:2) (à parte do qual nunca é mencionado). Juntamente com este e com Pedro, foi especialmente íntimo do Senhor Jesus (Mt 17:1; Mr 5:37; 9:2; 14:33), e foi martirizado por Herodes (At 12:2). 

Tiago, o filho de Alfeu (ou Cléopas, ou Clopas) e de Maria (a irmã de Maria, a mãe de Jesus, Jo 19:25), é primo de Jesus, é um dos doze APÓSTOLOs escolhidos e nomeados por Cristo (Mt 10:3), é irmão de José (Mr 15:40), e é chamado de "Tiago, o Menor" (em estatura) (Mr 15:40). 


Tiago, o IRMÃO DO SENHOR (Mt 13:55; Mr 6:3; Gl 1:19 (NÃO está escrito que este Tiago é apóstolo!)). Tal como todos os irmãos de Jesus, não creu nEste durante Sua vida na terra (Mr 3:21; Jo 7:5), andou enciumado e antagonizando-O (Jo 7:3-8) e longe dEle (Mr 3:31-32), mas, após a ressurreição, Cristo lhe apareceu (1Co 15:7) e, somente então, ele e todos seus irmãos se arrependeram, creram, e ajuntaram-se aos discípulos (Acts 1:14). Veio a ser o líder da assembléia em Jerusalém (At 12:17; 15:13; 21:18; Gl 1:19; 2:9,12). 


Tiago, irmão do apóstolo Judas (Lc 6:16; At 1:13). Este Tiago não é apóstolo, nem é irmão de Jesus (porque este Judas não é irmão de Jesus, nota Mt 10:4).


Fonte

Ouça o áudio deste texto.

17 comentários:

  1. Em Gálatas 1: 19, Paulo diz: "Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, senão a Tiago, irmão do Senhor." Se lermos o versículo imediatamente anterior (18), veremos que Paulo está falando única e exclusivamente dos Apóstolos, ou seja, dos Doze escolhidos por Jesus, conforme Mateus 10: 2-4, pois a afirmação "E não vi a nenhum outro dos apóstolos,..." está substancialmente ligada à citação do nome de Pedro,na condição de apóstolo, a quem Paulo foi visitar em Jerusalém. Ora, entre os Doze Apóstolos só havia dois Tiagos: Tiago Maior, filho de Zebedeu, e Tiago Menor, filho de Alfeu.O fato de Paulo ter chamado esse Tiago de "...o irmão do Senhor" não constitui prova teológica de que Jesus teve irmãos consanguíneos, pois Cristo e os seus apóstolos estendiam a todos os homens a significação desse termo "irmão" conforme 1 Cor. 5: 11, 1 Cor 15: 6, Mat. 23: 8, At. 2: 17 etc. Ademais, o termo "irmão", na Bíblia, significa algo mais que não irmão biológico, e é aplicado para dizer de um parente próximo (Gên. 29: 12), um sobrinho (Gên. 14: 16), um indivíduo da mesma tribo (2 Sam 19: 12), uma pessoa da mesma raça (Ex. 2: 11) ou para dizer de qualquer semelhança (Lv. 19: 17; Jó 30: 29; Pv 18: 9). E quando a Bíblia diz que "...nem mesmo os seus irmãos criam n'Ele..., é bom não descontextualizar essa passagem do Evangelho, pois em João 6: 60, 64, 66, vemos que "...muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com Ele."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei desse comentário,me esclareceu por demais.muito bim.

      Excluir
    2. Meus parabéns ao comentarista, Deus continui vos abençoando grandemente...

      Excluir
    3. ei alan como explicar o versiculo 55 de mateus 13? Nao é este o filho do carpinteiro? Nao se chama sua mãe Maria, e seus irmãos TIAGO,sIMÃO E JUDA? E ai como fica está a biblia negando a paternidade deles.(Obs: se são considerados primos de quem são filhos estes tres porque

      Excluir
  2. Que o SENHOR DEUS ÚNICO e VERDADEIRO, tenha o carpinteiro José em boa conta. Aguardou com fé ,amor, obediência Maria dar a luz e depois não pode ter filhos com ela , seque tê-la como mulher, e ,ter filhos com ela ! Eu pensava que DEUS era justo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não faz de Deus injusto, a bíblia diz que na ressurreição não casaremos pois seremos como os anjos e isso nem nos fara falta Mateus 22:30 e a vida lá sera perfeita

      Excluir
  3. Eu não entendi muito bem porque a biblia nos fala que depois que Maria deu a luz a Jesus ela teve filhos e filhas

    ResponderExcluir
  4. A Bíblia diz que só depois do nascimento de Jesus, José veio a conhecer a Maria,lembrando que na bíblia conhecer significa ter relação sexual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk.... Conhecer na bíblia significa ter relação sexual, kkkkkk..... Então vc quer dizer que no primeiro livro de Samuel no capítulo 3, versos 7 onde diz: Samuel ainda não conhecia o senhor, vc quer dizer que significa que ele não teve ainda relação sexual com deus???? Faça me o favor meu amigo vai estudar antes de postar bobeiras

      Excluir
    2. Gente mais como tem cabeça poluída é cabeça de girico depende do texto se você ver um texto conheceu um caminhão siguinifica teve sexo com o caminhão meu Deus tem gente que eu vou lhe falar viu é ainda brincando com Deus

      Excluir
  5. Perfeito, conhecer é no sentido conhecer através de relaçoes sexual, José e Maria tiveram filhos com toda certeza.

    ResponderExcluir
  6. Oque o Alan escreveu ele deu bases bíblicas, agora esses últimos comentários onde estão baseados, pois eu desconheço todas as afirmações

    ResponderExcluir
  7. Esse Alan só pode ser católico, pra afirmar que Jesus não teve irmãos, mas é claro que Jesus teve irmãos e a bíblia deixa isso bem claro:Mateus 12:46-50 epígrafe desse texto é: a família de Jesus. Esse texto não está falando dos discípulos, até porque o versículo de número 49 está escrito assim: e,estendendo a mão para os seus discípulos disse:eis aqui minha mãe e meus irmãos; e ele continua dizendo no versículo 50: porque qualquer que fizer a vontade de meu pai,que está nos céus, este é meu irmão, e minha irmã, e mãe. Este texto deixa claro que quem estava lá fora eram a mãe e os irmãos de Jesus Cristo versículo 46, eram sim irmãos biológicos de Jesus. Em Lucas 2:7 está escrito, e deu à luz o seu filho primogênito. e não unigênito, esse versículo deixa claro que Jesus não foi o único filho de Maria. No ministério de Jesus nem mesmo seus irmãos criam nele, João 7:5.o apóstolo que escreveu a epístola de Tiago é um dos irmãos de Jesus. Gálatas 1:19, está escrito: e não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Esse Tiago aqui é irmão de Jesus que se tornou líder da igreja em Jerusalém. (Atos 12:17; 15:13-21; 21:18). Então afirmar que Jesus não teve irmãos é uma afirmação muito equivocada, eles querem afirmar que Maria se manteve virgem após o nascimento de Jesus e morreu virgem. Essa idéia é uma heresia e diabólica pra confundir os irmãos em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Em Mateus 1. 25 está escrito que Jesus é o filho primogênito de Maria. E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE JESUS ATÉ AQUELE MOMENTO ERA O PRIMOGENITO, ISTO QUER DIZER QUE DEPOIS DESTE OCORRIDO MARIA VEIO A TER OUTROS FILHOS FILHOS OU A BIBLIA É INCORRETA OBSERVE O QUE DIZ O VERSICULO 32 DE MARCOS 3: DIZ ASSIM Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe teus irmãos e irmãs estão lá fora a tua procura.( aqui fica a pergunta será que a biblia menti? ou estamos equivocados com os ensinamentos? errais em não conhecer as escrituras e o que nela está escrito!

      Excluir