quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Quem eram e como morreram os apóstolos?

* A Bíblia não conta como morreu cada um desses apóstolos. Os dados que temos não são certos e se baseiam em tradições ou nos escritos apócrifos. Abaixo dou a lista dos apóstolos com as respectivas tradições inerentes às suas mortes


Como morreram os apóstolos
De acordo com os 3 evangelhos, esta era a lista dos 12 apóstolos (Marcos 3,16-19, Mateus 10,2-4 e Lucas 6,13-16). Eles eram Simão, chamado de Pedro, Andréia, irmão de Pedro, Tiago, filho de Zebedeu, João, irmão de Tiago e autor do 4 evangelho, Filipe, Bartolomeu, Tomás, Mateus, o cobrador de impostos e autor do primeiro evangelho, Tiago o menor ou Tiago de Alfeu, Judas Tadeu (em Lucas se chama Judas de Tiago), Simão o cananeu (Lucas chama de Simão, chamado Zelota) e Judas Escariotes, que traiu Jesus. 

Os Atos dos Apóstolos, no início falam de 11 apóstolos, faltando Judas, que morreu depois de ter traído Jesus. Depois da ascensão de Cristo, Matias é escolhido como apóstolo, para ocupar o lugar de Judas.


Pedro: João 21,18 sugere que Pedro morreu na cruz. Clemente de Roma, que morreu em 95 depois de Cristo, diz que a sua morte aconteceu no tempo de Nero, por volta do ano 64. A tradição posterior diz que os romanos crucificaram Pedro de cabeça para baixo, pois o apóstolo teria pedido de não ser comparado com Cristo. Uma outra tradição diz que no período em que devia ser crucificado, encontrou, às portas de Roma, Jesus que lhe perguntou: quo vadis? (aonde vai?). Isto aconteceu enquanto Pedro estava fugindo de Roma para evitar a morte; o encontro teria mudado a sua decisão e voltou para Roma.

André: A tradição do martírio desse apóstolo está ligada à ‘cruz de santo André’, em forma de x, presente na bandeira da Escócia. Portanto teria sido crucificado numa cruz em forma de x.

Tiago: o irmão de João, como conta Atos 12,1-2, foi martirizado em Jerusalém, por causa da perseguição de Heredes Agripa, por volta do ano 40 depois de Cristo. Em Jerusalém teve um papel importante na comunidade nascente. Na Espanha é conhecido como Santiago e uma tradição diz que ele, depois da ressurreição, foi anunciar o Evangelho naquele país. Além disso, conta-se que, depois do martírio, os restos mortais viajaram, milagrosamente até à Espanha, onde está o seu túmulo.

João: Conta-se que morreu com cerca de 100 anos. Foi preso, em Éfeso, no tempo do imperador Domiciano, em 89, e levado até Roma onde é condenado à morte. A pena, porém, foi mudada em exílio, em Patmos. Passou alguns anos naquela ilha e voltou para Éfeso, onde morreu.

Filipe: Atos dos Apóstolos afirma que ele se encarregou da evangelização da Samaria e de Cesareia. Parece que era casado e tinha filhos (Atos 21). A respeito da sua morte sabemos pouco. Alguns dizem que morreu em Hierápolis, também crucificado, mas outras tradições afirmam que por causas naturais.

Bartolomeu: é o apóstolo, amigo de João, que pergunta: Por acaso vem alguém que presta de Nazaré? A tradição diz que foi um grande missionário e que teria chegado até na Índia. Quanto à sua morte, conta-se que foi martirizado, tendo sido tirada a sua pele, provavelmente na Síria.

Tomé: É o apóstolo que não acredita na ressurreição de Jesus, que pretende tocar o Cristo ressuscitado. Mas é também aquele que diz: Vamos morrer com Ele. Ele teria evangelizado na Síria e na Pérsia, mas sobretudo em Índia, onde foi teria sido martirizado

Mateus: O cobrador de impostos e escritor de um evangelho teria morrido em Etiópia e o seu túmulo se encontra em Salerno, na Itália.

Tiago Menor: . Não sabemos quase nada da sua morte, mas pode ter sido martirizado em 62 depois de Cristo.

Judas Tadeu:  Teria morrido mártir no ano 70, em Mesopotâmia.

Simão: Morreu, como conta a tradição, junto com Judas Tadeu, na Mesopotâmia. É o apóstolo associado ao movimento dos revoltosos da Palestina contra o império romano, os Zelotas.


Judas Escariotes: Traiu Jesus com 30 moedas. Mateus conta que, depois da morte de Cristo, ele se enforcou ((27,3-5). Atos dos Apóstolos conta que foi substituído por Matias.


Fonte: linklink1

2 comentários:

  1. O nome do apóstolo André ta escrito errado.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Judas tentou se inforcar mas a corda se partiu caindo ele suas entranhas saíram pra fora.

    ResponderExcluir