domingo, 8 de novembro de 2015

O bom pastor, as ovelhas, o lobo e o ladrão mercenário.

Pastor e as ovelhas"O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude. Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é o pastor a quem as ovelhas pertencem, vê a aproximação do lobo, abandona as ovelhas e foge. Então, o lobo as apanha e dispersa o rebanho. O mercenário foge, porque é um mercenário e não tem zelo pelas ovelhas. Eu Sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e sou conhecido por elas;" João 10:10-14


Ao ler estes versículos, você consegue identificar cada personagem citado?

Vou tentar explicar o que eu entendo lendo as escrituras: Começamos com o bom pastor, que é Jesus (isso fica bem claro no texto).
As ovelhas são os discípulos, por quem Jesus entregou a sua própria vida. Ou seja, eu, você e todos os outros.

Mas e o ladrão mercenário e o lobo? Quem são eles?

Eu por exemplo, Já ouvi (e continuo ouvindo em algumas ocasiões) várias pessoas falando que o diabo não vem senão para roubar, matar e destruir. Mas será que é isso mesmo que a bíblia sagrada está nos informando?

Ao lermos João 10:10, vemos o seguinte: "O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude".
Já no versículo 8 deste mesmo capitulo aparece o seguinte: "Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram."

E lendo João 10:1;2, também vemos:  "Em verdade, em verdade vos asseguro: aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe o muro à procura de outra passagem, esse é ladrão e assaltante."

O primeiro versículo retrata o que veio antes de Jesus, ou seja, a lei. E quem ensinava a lei para as pessoas? Estes eram os doutores da lei, os sacerdotes do templo, os escribas, enfim, toda a elite religiosa existente naquela época. Ou seja, os mercenários ladrões citados nos textos foram os que vieram antes de Cristo Jesus e se enriqueceram explorando a fé do povo de Deus.

Já no segundo, lendo com cuidado, vemos que Jesus fala que aqueles que não entram pelas portas, que pulam o muro para roubar as ovelhas, são os verdadeiros ladroẽs.

Agora já sabemos quem é o bom pastor, as ovelhas e os ladrões mercenários. Então nos resta identificar quem é o lobo.

Lendo: "Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é o pastor a quem as ovelhas pertencem, vê a aproximação do lobo, abandona as ovelhas e foge. Então, o lobo as apanha e dispersa o rebanho. O mercenário foge, porque é um mercenário e não tem zelo pelas ovelhas." João 10:11;12, vemos que o lobo retrata o diabo.

Ou seja, Jesus é o bom pastor (Jesus) e dá a vida pelas suas ovelhas (nós). Vindo o lobo (diabo) para apanhar e dispersar o rebanho de ovelhas (nós), o ladrão mercenário, que não é pastor (doutores da lei, falsos profetas) abandona as ovelhas (nós).

10 comentários:

  1. a sua opinião esta totalmente errado

    ResponderExcluir
  2. quem e o mercebario de joao cap 10 vers12

    ResponderExcluir
  3. Os mercenários seriam os falsos pastores, aqueles que na verdade querem se aproveitar das ovelhas e que as abandonam em meio a dificuldade. "O mercenário, que não é o pastor a quem as ovelhas pertencem, vê a aproximação do lobo, abandona as ovelhas e foge. Então, o lobo as apanha e dispersa o rebanho. O mercenário foge, porque é um mercenário e não tem zelo pelas ovelhas..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isto, os ditos clichês que nos indus a interpretações equivocadas.

      Excluir
    2. Verdades.gostei.amem

      Excluir
  4. Não esquecemos que o pastor tem os cães pastores, discípulos leais que ajudam a proteger as ovelhas. Vejo os policiais como representantes do pastor na sociedade. Ja os Lobos, representantes do diabo, vejo como os criminosos, desde o ladrão de galinha até o maior corrupto do Brasil (LULA).

    ResponderExcluir
  5. os pastores de hoje que usam este titulo, é a segunda vinda de jesus meu amigo,
    estes estão roubando as ovelhas, nada de diabo ali no texto, você esta equivocado nos textos, se ele é o unico pastor, quem são os de hoje?
    um detalhe, apos a ressureição ele voctou a falar de pastor, moço preste atenção na biblia meu amigo, esta confundindo o povo
    amem
    que DEUS ABRA SEU ENTENDIMENTO.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o texto. Acredito que seja assim mesmo. Só há um pastor no qual devemos seguir e escutar a voz: Jesus. Ele já dei a vida por nos. O Senhor colocou o Espírito Santo em nos para para que Ele mesmo se revele. Não precisamos de nenhum pastor para nos dizer o que fazer mas precisamos sim dos irmãos para compartilhar da nossa fé e para que todos sejam edificados no senhor!!

    ResponderExcluir