quarta-feira, 29 de junho de 2016

Qual o significado da palavra "Selá" utilizada na bíblia?

Selá
Você já deve ter encontrado o termo "Selá" quando leu a bíblia sagrada. Esta palavra é encontrada em grande maioria em Salmos e algumas vezes em Habacuque. 

Selá (em hebraico: סֶלָה, também transliterada como selāh) é uma palavra usada frequentemente na Bíblia hebraica, predominantemente em Livro de Salmos mas também no Habacuque. Trata-se de uma instrução sobre a leitura do texto, mas seu significado exato ainda é debatido. A etimologia (é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem) e significado preciso de Selá são desconhecidos. 

Entre as sugestões de significado, temos os seguintes: 
- Um sinal litúrgico de elevação (elevar), para que fossem elevadas as mãos em atitude de oração 

 - Similarmente, uma orientação musical dada aos cantores ou à orquestra para elevar, isto é, cantar ou tocar mais forte, ou um acompanhamento mais alto 


 - Uma pausa para reflexão, ou etimologicamente derivada da elevação para Deus, ou de origem em uma interjeição. Na Septuaginta, tradução do Antigo Testamento para o grego, selah foi traduzida por diapsalma (em grego: διάψαλμα), que significa intervalo, interlúdio, mudança de tom 

 - Um sinal indicativo para que nesse ponto o adorador se prostrasse, derivado de uma raiz aramaica s-l, significando "prostrar-se". 

 - Ter-se-ia originado do hebraico salah (em hebraico: סָלָה), significando "suspender", e, por implicação, medir, indicando comedimento nas palavras.

- Em outras traduções gregas, como a de Áquila de Sinope, selah foi traduzida por aei (em grego: ἀεί), significando "sempre", enquanto Teodócio traduz por eis telos (em grego: εἰς τέλος, "no fim") parecendo indicar uma bênção litúrgica semelhante a Amém e Aleluia.

Curiosidades:

Charles Spurgeon, em seu comentário ao Salmo 143,[4] [5] observou que no contexto do sexto versículo, o salmista desejava elevar não apenas a voz, mas a alma, com sede de Deus. 

 Habacuque, o profeta hebreu, avaliando as calamidades que vieram sobre seu país e os subsequentes castigos que adviriam aos caldeus, argumentou com Deus com todo o entusiasmo e impetuosidade de seu espírito, culminando com sua sublime e poética prece, na qual aparece três vezes a palavra "Selá", provavelmente indicando sua posição meditativa sobre o que viera. 

Outros significados de Selá - Nomes próprios: 


- Selá como pai de Éber e filho de Arfaxade -"E Arfaxade gerou a Selá; e Selá gerou a Éber". Gênesis 10:24 - Onde foi enterrado Saul - "Então sepultaram os ossos de Saul, os de seu filho Jônatas e os dos que tinham sido executados, na terra de Benjamim, em Sela, no túmulo de Quis, o pai de Saul, na cidade de Zela, no território da tribo de Benjamim. Tudo o que o rei mandou foi feito de acordo com a sua vontade. E depois disso Deus se compadeceu do povo e respondeu as orações em favor da terra de Israel." 2 Samuel 21:14 - Bíblia King James Atualizada


 

2 comentários: