terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Quem eram os publicanos?

Os publicanos
Os publicanos cobravam impostos do povo em nome do império Romano. Segundo relatos, havia duas espécies de publicanos: Os que eram responsáveis pela renda do império perante o imperador romano (publicanos gerais) e os publicanos delegados, que ficavam responsáveis pelo primeiro grupo dos publicanos. 

Os que eram considerados pelas "suas rapinas e extorsões, como ladrões e gatunos" seriam as classes inferiores dos publicanos, sendo que, para tal, os publicanos gerais eram escolhidos dentro das próprias províncias onde se deveria ser cobrado o tributo.

Eles tinham uma reputação muito ruim, afinal eles realizavam as cobranças de impostos do seu próprio povo em favor da nação dominadora. Muitas vezes sendo conhecidos como ladrão, avarento e sem coração. Os fariseus e outros religiosos se recusavam a conviver com publicanos, para não serem contaminados.  Uma prova disso, foi quando Jesus estava assentado e alguns publicanos chegaram e sentaram com Ele, o que causou revolta aos fariseus.

veja o texto:

"E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mateus 9:10,11" 

Porém, segundo relatos, eles possuíam uma grande virtude, não eram hipócritas como alguns fariseus que se denominavam vigilantes da Lei Mosaica e não admitiam que se comesse à mesa com um publicano.

Jesus é a grande prova de amor, ele nunca rejeitou ninguém! Foi assim com os publicanos, afinal um de seus apóstolos era publicano. Esse é o momento em que Jesus chama Matheus (Levi), o publicano para o seguir:

E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava.
E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu. " Marcos 2:13,14

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu." Mateus 9:9

depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu." Lucas 5:27,28

Além de Matheus, vemos a bíblia falar de Zaqueu, que era chefe dos publicanos. Como subiu em uma arvore para ver Jesus e encontrou graça aos olhos do Pai. Jesus foi comer na casa de Zaqueu, o que fez com que muitos murmurassem. 

Jesus não se importou com nada disso, na verdade no final de tudo o Senhor finalizou dizendo: " Hoje veio a salvação a esta casa!". 

Veja o texto na bíblia:

"E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lucas 19:5-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário