quinta-feira, 16 de abril de 2020

Oséias e a prostituta.

Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor. Oséias 1:1,2
O texto acima é um tanto quanto curioso, não? Afinal, por que o Senhorfalaria para Oséias se casar com uma prostituta, uma mulher que vivia em pecados? Encontramos muitas interpretações sobre esse texto, mas afinal qual é o real significado de tudo isso?

Não seria esse acontecimento uma forma de Deus nos mostrar e nos fazer entender o que acontece em nosso relacionamento com Ele?
imagem do profeta Ośeias e Gômer
Por exemplo, se pararmos para pensar, não seria Deus como Ośeias e nós como a esposa pecadora? Deus, o ser supremo, o criador do céu e da terra, sempre esteve ao nosso lado demonstrando seu amor imensurável por nós constantemente. E mesmo assim, nós como seres imperfeitos e com diversas falhas e fraquezas, muitas vezes nos esquecemos Dele, desprezamos o seu amor por nós e voltamos a praticar os velhos atos, os velhos pecados, as velhas falhas e assim retornamos a ser o velho homem.

E mesmo depois de tudo isso, de todas essas falhas, o Senhor todo poderoso estende a sua mão, nos acolhe e nos mostra o seu amor novamente. Isso particularmente me intriga, me faz pensar e me faz compreender como sou tão pecador e que, se não fosse a misericórdia de Deus e sua grandiosa graça, eu nada seria.


"Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade." Hebreus 4:14-16


Esse com certeza não é um estudo aprofundado sobre o assunto, mas tentei escrever aqui com poucas palavras o que entendi lendo o texto de Oséias. Se necessário, irei escrever mais aqui com o passar do tempo e se você tiver alguma opinião, deixa um comentário. Vamos nos ajudar.

Como sugestão de leitura, deixo o livro do proféta Oséias.


2 comentários: