quinta-feira, 23 de julho de 2015

Por que Jesus é o Leão da Tribo de Judá, descendente de Davi?

“Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.” Apocalipse 5,5


Leão da Tribo de Judá
Desde criança sempre ouvi falar sobre Jesus, o Leão da Tribo de Judá e isso continuou com o passar dos anos. Sempre ouvia pregações e cantava louvores a respeito disso sempre perceber nada. Apesar de já ter lido o novo testamento, nunca tinha reparado em um ponto interessante que acabei descobrindo após ouvir uma das pregações do Pastor Ariovaldo Ramos.

Jesus na verdade só se tornou o nosso Jesus, leão da Tribo de Judá por causa de José. Dá para acreditar? Nunca tinha pensado nisso! Sempre imaginei que tudo se resumia sobre Maria. Mas se pararmos para pensar e pesquisar, Maria na verdade era da tribo de Levi e não de Judá, sendo descendência direta de Arão.

Olha o que a bíblia diz sobre Isabel, prima de Maria: “No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. ” Lucas 1:5

Aqui vemos que Maria era prima de Isabel e como consequência da Tribo De Levi: “E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; ” Lucas 1:36

Sendo assim, o motivo de Jesus ter sido da Tribo de Judá está relacionado a José, pois ele sim era da Tribo de Judá e adotou a Cristo como seu filho primogênito. A explicação é simples: Quando uma criança era adotada como primogênito, ela mudava de tribo e passava a pertencer automaticamente a tribo do pai.

CarpinteiroE como saber que José adotou a Jesus como primogênito? Porque ele ensinou carpintaria para Jesus. O pai passava ao filho primogênito sua arte e o seu negócio.

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. ” Marcos 6:3
Sendo assim ele se tornou o filho de Davi, o leão da tribo de Judá.


Vamos ler a genealogia que está escrita no livro de Mateus: “Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos; Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amom; Amom gerou Josias; e Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia: Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiúde; Abiúde gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoque; Sadoque gerou Aquim; Aquim gerou Eliúde; Eliúde gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó; e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. ” Mateus 1:1-16


Como podemos ler no texto da Bíblia, “ Jacó gerou José, Marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. ”, ou seja, Deus escolheu a Maria não só por suas muitas qualidades, mas também por ter José como seu companheiro. 


Segue o link da pregação da qual me baseei para escrever este texto.

    Choose :
  • OR
  • To comment
11 comentários:
Write comentários
  1. Maravilhoso. ... Deus faz tudo perfeito.. seus mistérios sendo revelados. GLÓRIAS A DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Boa explicação, no entanto a fundamentação dela está muito carente de fundamento, ainda mais se considerar que a linhagem da mãe que determina a tribo e não a do pai, além disso a linhagem da Judá deve vim da genealogia e não por meio de adoção.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom essa explicação lembra o que Jesus falou a Pilatos que o seu reino não era deste mundo ou seja o reino do Senhor Jesus Cristo é um reino eterno.

    ResponderExcluir
  4. No judaísmo a linhagem da mãe é a que conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde você tirou isso amigo?

      Rute era moabita e casou com um da tribo de Judá.

      Rei davi veio de Rute.

      Se a linhagem viesse da mãe então o Rei Davi não era da tribo de Judá e sim moabita.

      Excluir
    2. Melhor esplicaçao q achei amem, q Deus continue lhe dando graça

      Excluir
  5. "Quando aprouve ao Filho de Deus tomar nossa natureza, Ele se aproximou de nós em nossa condição caída, miserável; mas estava perfeitamente livre de pecado: e enquanto lemos os nomes de sua genealogia, não esqueçamos quão baixo se inclinou o Senhor da glória para salvar a raça humana."
    -- Matthew Henry.

    Tanto Maria como José eram descendentes de Davi.

    Maria era prima de Izabel, elas eram da linhagem de Arão.
    Eram descendentes de DAVI.

    Lucas 1:5 Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.

    Lucas1:27 uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

    Lucas1:36 E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;

    Outra prova disso é que ambos, quando do edito de César para o recenseamento Maria e José, foram se registrar em Belém, cidade de Davi. Ora, se Maria não fosse descendente de Davi, ela teria tido que se recensear em outra cidade.

    Lucas 2:4-5
    "Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.
    Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho."

    “Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Eli” (Lucas 3:23 RA).

    Esta expressão “como se cuidava” indica que Jesus não era realmente filho biológico de José, mesmo que isso fosse normalmente entendido assim pelas pessoas em geral. Este verso destaca a mãe Maria, que obrigatoriamente foi a única através de quem Jesus pode ter descendido de uma linha de ancestrais. A genealogia de Maria então é listada, começando com Eli, que era na verdade sogro de José, em contradição o próprio pai dele chamado Jacó (conforme Mateus 1:16).

    A linhagem de Maria veio a partir Natan, filho de Davi com Bateseba, portanto Jesus foi descendente de Davi naturalmente através de Natan e legalmente através de Salomão.

    Maria a mãe de Jesus era da tribo de Judá, na genealogia de Lucas, Eli seria o pai de Maria, mas diz que José é filho de Eli, isso porque no judaísmo antigo o genro era chamado como filho pelo sogro, por José ter se casado com Maria que era filha de Eli, então Eli passou a chamar José seu genro de filho.

    Eli era da tribo de Judá que descendia de Natã que era filho de Davi que também era da tribo de Judá.

    Na genealogia oficial de Jesus Cristo, existem quatro mulheres listadas: Tamar, Raabe, Rute e Bate Seba. Tamar seduziu seu sogro para engravidar. Raabe era prostituta. Rute nem mesmo era judia, e infringiu a lei casando com um judeu. Bate Seba cometeu adultério com Davi, o que acabou causando o assassinato do marido. Não são exatamente reputações excelentes, mas Deus fez que o bem resultasse do mal, e Jesus veio através dessa linhagem. O propósito de Deus é maior que nossos problemas, nosso sofrimento e até mesmo nossos pecados.

    Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
  6. Quanto mais leio mais fico maravilhado

    ResponderExcluir