quinta-feira, 23 de julho de 2015

Por que Jesus é o Leão da Tribo de Judá, descendente de Davi?

Leão da Tribo de Judá “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.” Apocalipse 5,5

Desde criança sempre ouvi falar sobre Jesus, o Leão da Tribo de Judá e isso continuou com o passar dos anos. Sempre ouvia pregações e cantava louvores a respeito disso sempre perceber nada. Apesar de já ter lido o novo testamento, nunca tinha reparado em um ponto interessante que acabei descobrindo após ouvir uma das pregações do Pastor Ariovaldo Ramos.

Jesus na verdade só se tornou o nosso Jesus, leão da Tribo de Judá por causa de José. Dá para acreditar? Nunca tinha pensado nisso! Sempre imaginei que tudo se resumia sobre Maria. Mas se pararmos para pensar e pesquisar, Maria na verdade era da tribo de Levi e não de Judá, sendo descendência direta de Arão.

Olha o que a bíblia diz sobre Isabel, prima de Maria: “No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. ” Lucas 1:5

Aqui vemos que Maria era prima de Isabel e como consequência da Tribo De Levi: “E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; ” Lucas 1:36

Sendo assim, o motivo de Jesus ter sido da Tribo de Judá está relacionado a José, pois ele sim era da Tribo de Judá e adotou a Cristo como seu filho primogênito. A explicação é simples: Quando uma criança era adotada como primogênito, ela mudava de tribo e passava a pertencer automaticamente a tribo do pai.

E como saber que José adotou a Jesus como primogênito? Porque ele ensinou carpintaria para Jesus. O pai passava ao filho primogênito sua arte e o seu negócio.

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. ” Marcos 6:3
Sendo assim ele se tornou o filho de Davi, o leão da tribo de Judá.

Vamos ler a genealogia que está escrita no livro de Mateus: “Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos; Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amom; Amom gerou Josias; e Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia: Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiúde; Abiúde gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoque; Sadoque gerou Aquim; Aquim gerou Eliúde; Eliúde gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó; e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. ” Mateus 1:1-16


Como podemos ler no texto da Bíblia, “ Jacó gerou José, Marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. ”, ou seja, Deus escolheu a Maria não só por suas muitas qualidades, mas também por ter José como seu companheiro. 


Segue o link da pregação da qual me baseei para escrever este texto.

32 comentários:

  1. Maravilhoso. ... Deus faz tudo perfeito.. seus mistérios sendo revelados. GLÓRIAS A DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que linda!!!! r.c.g

      Excluir
    2. Gostei do estudo bem prático, Deus abençoe!!

      Excluir
    3. Ei José não era pai de Jesus e lá em Lucas 3:23 diz q o pai de José e Eli !!
      Como pode ??
      Tá errado !!! Ta contradizendo !!!

      Excluir
    4. Verdade,isso mesmo a descendência veio através de Abraão o pai da fé até Jesus Cristo, Deus é fiel em toda a as suas promessas e sua Palavra se cumpre na íntegra.
      Tem muita gente falando besteira, por favor antes de criticar o estudo, vai ler, pesquisar, estudar as escrituras sagradas, o povo preguiçoso viuuu, parabéns....

      Excluir
    5. Glória a Deus por esse explicação lindo ver Deus trabalhar os católicos segue Maria por que foi agraciada mais o nosso DEUS escolheu Maria porque José estava com ele, mais ele que é da tribo de Judá ou seja ele e verdadeiramente o descendente de DAVI EITA GLÓRIA POR ISSO QUE NOSSO PAI ESCOLHEU MARIA PORQUE ELA ESTA NOIVA DE E ALGUÉM DA LINHAGEM DE JUDÁ OU SEJA nossa Salvador JESUS CRISTO ALELUIA...

      Excluir
  2. Boa explicação, no entanto a fundamentação dela está muito carente de fundamento, ainda mais se considerar que a linhagem da mãe que determina a tribo e não a do pai, além disso a linhagem da Judá deve vim da genealogia e não por meio de adoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa família...todo adotivo tbem recebe o NOME do pai....tem fundamento....

      Excluir
    2. Faz sentido sim o filho adotivo fazer parte da tripo do pai e receber todos os direitos de filho legítimo. Pois assim Deus fez conosco através do sacrifício de Jesus, nos recebeu como filhos adotivos e nos tornou herdeiros legítimos do seu Reino. Então faz todo sentido, pq os gentios não tinham parte na herança, até que Jesus veio e com ele o novo testamento nos incluindo como seus filhos. Pois Deus nos enxertou na oliveira no lugar dos filhos legítimos que rejeitam a Cristo. Na carta de Paulo aos Romanos explica muito bem tudo isso.

      Excluir
  3. Muito bom essa explicação lembra o que Jesus falou a Pilatos que o seu reino não era deste mundo ou seja o reino do Senhor Jesus Cristo é um reino eterno.

    ResponderExcluir
  4. No judaísmo a linhagem da mãe é a que conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde você tirou isso amigo?

      Rute era moabita e casou com um da tribo de Judá.

      Rei davi veio de Rute.

      Se a linhagem viesse da mãe então o Rei Davi não era da tribo de Judá e sim moabita.

      Excluir
    2. Melhor esplicaçao q achei amem, q Deus continue lhe dando graça

      Excluir
    3. Atualmente sim, mas naquela época era a parterna, tanto que Jesus é chamado de Filho de Davi, e as genealogias bíblicas eram paternas também.

      Excluir
    4. Não confunda o judaismo com a religião da época. Os israelitas seguiam os preceitos do antigo testamento o judaismo é posterior e vem da casa de judá (e eles modificaram muitas coisas devido as interpretações rabínicas tanto que não reconhecem ainda Yahushua sendo apenas uma das 12 tribo de israel (filhos de Jaco)

      Excluir
  5. Quanto mais leio mais fico maravilhado

    ResponderExcluir
  6. Jesus por conseguinte era pela linhagem paterna filho de Davi, da tribo de Judá e pela linhagem materna descendente de Levi, ou seja, possuia a linhagem real e sacerdotal, Rei(Davi) e Sacerdote!(Levi)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Por isso somos feitos Reis (Davi) é sacerdotes (Levi).

      Excluir
  7. Em parte vc tem razão, só que a genealogia naquela época era sempre a masculina/paterna, por isso que a genealogia de Maria era contada pelo pai dela, Eli, ainda, a genealogia paterna passa de pai para filho homem, e a materna passa de mãe para filha mulher, o artigo aqui em pauta trata da genealogia materna, ou seja, de mãe para filha ancestrais de Maria, e vemos que ela procede da tribo de Levi. Apesar do seu relato está correto, vc se confundiu na sua análise.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o estudo porém esse Jacó que fala não é o Jacó filho de Isaque, nem José é o José que foi para o Egito. Se examinar no texto acima fala de dois Jacó e dois José.

    ResponderExcluir
  9. Da descendência de Levi, pq não existe a tribo de levi.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado poe seu comentário.
    Paz!

    ResponderExcluir
  11. É uma pena que as escrituras que pretendem certificar Jesus como o messias complicam mais ainda essa certificação. O questão da adoção pode registrar alguém numa tribo, mas não numa ascendência, o rei Mashiach tem que ser filho de David, ascendência! O NT simplesmente melou a pretensão de dar ao Mestre o status do rei Mashiach com explicações incoerentes. Ele é um grande e poderoso profeta. Talvez se os adeptos dele o tomassem como mestre e seguissem suas recomendações, o cristianismo seria a religião exemplar a todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como podem chamar o messias de filho de davi se davi o chama de senhor no salmos 110v1

      Excluir
  12. Nesse trecho "...Eliúde gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó; e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo".
    Posso entender que, José pai de Jesus Cristo recebeu o seu nome José em homenagem ao José do Egito, pois seu pai tinha o msm nome do Jacó/Israel...🤔
    Muito interessante, como as histórias bíblica estão TODA entrelaçadas!🙏🏼

    ResponderExcluir
  13. .
    "A linhagem davídica de Maria.

    .. Lucas (2:4) diz que ,, José foi de Nazaré para Belém para o recenseamento, “porque era da casa e família de Davi“. Como que para excluir todas as dúvidas a respeito da descendência davídica de Maria, o Evangelista (1:32, 69) afirma que à criança nascida de Maria sem a intervenção de homem deveria ser dado “o trono de Davi, Seu pai”, e que o Senhor Deus tinha “suscitado-nos um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo”.. Paulo também atesta que Jesus Cristo “foi feito para Ele [Deus] da semente de Davi, de acordo com a carne” (Romanos 1:3)....os comentaristas nos dizerem que no texto “no sexto mês o anjo Gabriel foi enviado por Deus. . .a uma Virgem desposada com um homem que chamava José, da casa de Davi” (Luke 1:26-27); a última cláusula “da casa de Davi” não se refere a José, mas à Virgem que é a pessoa principal da narrativa; logo nós temos um testemunho diretamente inspirado da descendência  davídica de Maria.."

     ..os comentaristas geralmente concordam que a genealogia encontrada no começo do primeiro Evangelho é de .. José, Ânio de Viterbo propôs a opinião, já aludida por .. Agostinho, de que a genealogia de .. Lucas concede o pedigree à Maria. O texto do terceiro Evangelho (3:23) pode ser explicado de modo a fazer Heli o pai de Maria: “Jesus. . sendo o filho (como era suposto de José) de Heli“, ou “Jesus. . sendo filho de José, como era suposto, o filho de Heli” (Lightfoot, Bengel, etc.), ou ainda “Jesus. . .sendo como se supunha o filho de José, que era [o enteado] de Heli” ... Nestas explicações o nome de Maria não é mencionado explicitamente, mas está implícito; logo Jesus é o Filho de Heli através de Maria..genealogia de S. Lucas, o nome do pai de Maria, Heli, concorda .. uma tradição encontrada sobre o relato do Protoevangelho de Tiago, um Evangelho apócrifo que data do final do século segundo. De acordo com este documento os pais de Maria .. Joaquim (Joachim) e Ana. Agora, o nome Joachim é apenas uma variação de Heli ou Eliachim, substituindo um nome divino (Yahweh) por outro (Eli, Elohim). A tradição quanto aos pais de Maria, encontrada no Evangelho de Tiago,..

    (EnciclopédiaCatolica.Com.br)

    ResponderExcluir
  14. Acerca de seu Filho, que Nasceu da Descendência de Davi segundo a carne,

    Novo Testamento-Romanos 1:3

    ResponderExcluir
  15. Pela genealogia de José, Maria possuía parentesco com ele, e a origem de Maria ( Mãe de Jesus )também precisava ser demonstrada..”

    Jerônimo Seculo IV da Era Cristã.

    ResponderExcluir