quarta-feira, 6 de novembro de 2019

A Cruz invertida está relacionada com o satanismo?

cruz invertida - Cruz de São PedroProvavelmente você já viu a cruz invertida em filmes de terror, sempre naquele momento em que o demônio se manifesta ou quando alguma coisa muito ruim acontece. Bandas de rock e religiões ligadas ao satanismo também utilizam a cruz invertida como símbolo principal de suas capas de cd, dvd, clipes de música e etc. Quem sabe você, assim como eu, já ouviu algum membro de igreja falando sobre a cruz invertida, relacionando-a a coisas terríveis e tenebrosas, coisas do Satã? Acredito que, de uma forma ou de outra, você já teve algum contato com isso.

A pergunta que eu te faço neste exato momento é: Você já realizou alguma pesquisa sobre isso pra saber se tudo o que você viu ou ouviu realmente é verdadeiro? Será que tudo isso faz sentido? A cruz invertida é realmente uma blasfêmia, um insulto, ou algo que ironiza ou reduz a obra de Cristo?

Veja que interessante:

Em Orígenes,+253, conforme fragmento conservado na “História Eclesiástica” de Eusébio, III,1) é dito:


Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo

Também de acordo com o livro evangélico “História Eclesiástica: os primeiros quatro séculos da Igreja cristã”, de Eusébio de Cesaréia, editado pela CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus (2000), página 79: 


Pedro parece ter pregado aos judeus da dispersão em Ponto, Galácia, Bitínia, Capadócia e Ásia, e no fim chegou a Roma e foi crucificado de cabeça para baixo, pois pediu para si esse sofrimento.

E ao consultar a “Grande Enciclopédia Larousse Cultural“, ilustrada, vol. 7 (1998), verbete “Cruz”, na página. 1713, vemos que existe um quadro contendo 26 tipos de cruzes e entre elas está a número 3, a cruz invertida devidamente chamada de “cruz de São Pedro”, por fazer referência ao martírio do Apóstolo Pedro. 

Já fiz um texto falando sobre as mortes dos Apóstolos, o que inclui a morte do Apóstolo Pedro. Se você quiser ler é só clicar aqui.

Em nenhum momento na Bíblia Sagrada encontramos algum escrito relacionando a cruz invertida à satanás, ou seja, a cruz invertida na verdade tem origem cristã e não satânica, como sempre ouvimos. Na verdade cruz invertida é conhecida como a cruz de São Pedro.

3 comentários:

  1. Muito interessante. Hoje em dia fala-se muito da cruz invertida apenas como símbolo do satanismo ou do anti-Cristo... puro desconhecimento.

    ResponderExcluir
  2. e quem crucificou pedro? os cristãos tambem?

    ResponderExcluir