domingo, 14 de agosto de 2022

O Irmão Do Filho Pródigo


O irmão do filho pródigo


O sermão sobre o texto do "filho pródigo" é muito usado, já ouvi/vi alguns sermões, estudos, interpretações e sermões a respeito desse texto e, confesso e todos eles de certa forma sempre seguiram na mesma direção. 

Porém, recentemente,  li uma interpretação diferente, algo que está lá no texto e que por diversas vezes é deixado de lado, pouco se falado. Essa interpretação l se encontra no livro chamado “O DEUS PRÓDIGO”, de Timothy Keller - Esse texto é baseado neste livro.

A leitura deste livro me deu uma nova perspectiva a respeito do texto do filho pródigo e também, de certa forma,  a minha compreensão a respeito do Cristianismo. 

Eu tive uma experiência pessoal, realmente incrível! Oro a Deus para que esse simples texto possa tocar o seu coração e auxiliá-lo de alguma forma.

O significado de filho pródigo é: "Aquele que dissipa seus bens, gasta mais do que o necessário; gastador, esbanjador, perdulário(que ou aquele que gasta excessivamente)"

É interessante iniciar pela leitura do texto bíblico. A passagem que se encontra em Lucas 15:11-32


11    E Jesus continuou: ´Um homem tinha dois filhos.
12 O mais novo reivindicou do seu pai: ´Pai, dá-me a parte da herança a que tenho direito`. E consentindo, o pai repartiu sua propriedade entre eles.
13 Não se passou muito tempo, e o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, partindo para terras distantes; e lá esbanjou todos os seus bens, vivendo de forma irresponsável.
14 Coincidentemente, após haver gasto tudo o que possuía, abateu-se sobre toda aquela região uma grande fome, e ele começou a passar muita necessidade.
15 Por esse motivo foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o campo a fim de cuidar dos porcos.
16 Ali, chegou a ter vontade de encher o estômago com as vagens de alfarrobeira com as quais os porcos eram alimentados, no entanto, ninguém lhe dava absolutamente nada.
17 Foi quando, caindo em si, falou consigo mesmo: ´Quantos empregados de meu pai têm comida com fartura, e eu aqui, morrendo de fome!
18 Levantar-me-ei, tomarei o caminho de volta para meu pai, e ao chegar lhe confessarei: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores`.
20 E, logo em seguida, levantou-se e saiu na direção do pai. Vinha caminhando ele ainda distante, quando seu pai o viu e, pleno de compaixão, correu ao encontro do seu filho, e muito o abraçou e beijou.
21 Então, o filho lhe declarou: ´Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho!`.
22 Entretanto, o pai ordenou aos seus servos: ´Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o com distinção, ponde-lhe o anel de autoridade e as sandálias de filho.
23 Também trazei o novilho gordo e o preparai. Comamos, façamos uma grande festa e regozijemo-nos!
24 Porquanto este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado`. E começaram a celebrar o seu regresso.
25 Entrementes, o filho mais velho estava no campo. Quando foi se aproximando da casa do pai, ouviu o som da música e das danças.
26 Então chamou um dos servos e indagou-lhe sobre o que estava acontecendo.
27 Este informou: ´Teu irmão regressou, e teu pai mandou matar o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo!`.
28 Mas o filho mais velho encheu-se de ira, e negou-se a entrar. Então o pai saiu e insistiu com ele.
29 Porém ele replicou ao pai: ´Há tantos anos tenho trabalhado como um escravo para ti sem nunca ter desobedecido a uma só ordem tua. Contudo, tu nunca me ofereceste nem ao menos um cabrito para que pudesse festejar com meus amigos.
30 No entanto, chegando em casa esse teu filho, que pôs fora os teus bens com prostitutas, tu ordenaste matar o novilho gordo para ele!`.
31 Então, lhe arrazoou o pai: ´Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que possuo é igualmente teu.
32 Porém, nós tínhamos que celebrar muito à volta deste teu irmão e regozijarmo-nos, porque ele estava morto e reviveu, estava sem esperança e foi salvo!``.


Geralmente o texto usado na maioria das pregações vai até o versículo 27:  "Este informou: ´Teu irmão regressou, e teu pai mandou matar o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo!`.Terminando com esse texto, concluísse que a partir de então tudo ficou lindo e maravilhoso, todos comemoraram a volta do filho que havia saído de casa e tinha retornado para os braços do pai e assim todos viveram felizes para sempre, certo? eu pensava assim!

Mas a grande questão é que o texto não se encerra ali, o texto continua e nos traz algo muito interessante, a revolta do filho que nunca havia saído de casa, vejamos:

"28 Mas o filho mais velho encheu-se de ira, e negou-se a entrar. Então o pai saiu e insistiu com ele.
29 Porém ele replicou ao pai: ´Há tantos anos tenho trabalhado como um escravo para ti sem nunca ter desobedecido a uma só ordem tua. Contudo, tu nunca me ofereceste nem ao menos um cabrito para que pudesse festejar com meus amigos.
30 No entanto, chegando em casa esse teu filho, que pôs fora os teus bens com prostitutas, tu ordenaste matar o novilho gordo para ele!`.
31 Então, lhe arrazoou o pai: ´Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que possuo é igualmente teu.
32 Porém, nós tínhamos que celebrar muito à volta deste teu irmão e regozijarmo-nos, porque ele estava morto e reviveu, estava sem esperança e foi salvo!``."

Eu não sei quanto a você, mas esse texto me leva a refletir sobre algumas coisas. O filho mais velho fala ao seu pai que ficou "
trabalhando como um escravo obediente durante anos" para o pai e que nunca havia recebido nada por isso. 

Um filho se sentir como escravo vivendo junto ao pai? Participando das coisas da mesa do pai, comendo junto ao pai, usufruindo daquilo que o pai lhe proporcionava e mesmo assim, nas palavras dele, se sentia como um escravo obediente. Será que é esse mesmo o tipo de relacionamento e sentimento que Deus espera de nós?

pensando na nossa realidade, você pode até ter ficado próximo ao pai enquanto vários outros se afastaram, mas a questão é: será que você está vivendo realmente como um filho de Deus? Está fazendo as coisas por amor ou está fazendo tudo esperando receber algo por tudo que tem feito?  Você se sente como um filho ou como um escravo? Você realmente ama a Deus, o Pai ou ama apenas aquilo que ele pode proporcionar a você?

O Filho mais velho ao dizer essas palavras demonstra que não era tão próximo ao pai como parecia, afinal, que tipo de relacionamento e de intimidade é essa que você se sente como um escravo? Ele, provavelmente, achava que fazendo todas essas coisas faria com que seu pai lhe desse o direito a todos os bens quando este falecesse, já que seu irmão havia saído de casa com sua parte da herança.

Porém, uma coisa mais incrível acontece, o pai diz: "
Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que possuo é igualmente teu.", Ou seja, o filho não percebeu, deixou passar, mas ele sempre usufruiu daquilo que o pai proporcionava. Ele sempre esteve próximo ao pai, debaixo de sua proteção, participando da mesa com o pai e tendo acesso direto, enquanto seu irmão havia se perdido pelo mundo afora. 

Tudo o que o pai tinha já era do filho mais velho, de acordo com as palavras do próprio pai. 

Será que eu, você, nós, conseguimos entender isso? Não precisamos nos sentir escravos ou fazer as coisas por obrigação, com a ideia que temos que fazer para ter direito a algo, afinal nós somos os filhos remanescentes e já estamos vivenciando e aproveitando tudo o que o pai nos proporciona diariamente.

Devemos sim nos alegrar com a volta de nossos irmãos a casa do pai quando isso acontecer, comemorar, festejar e ajuda-los em sua volta para que fiquem firmes e que nunca mais ousem sair da casa, da proteção e da mesa do Pai. Temos que nos unir, nos juntarmos, comemorarmos e ter um relacionamento de união, afinal somos todos filhos de Deus, o criador dos seus e da terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário