quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Jeremias questiona a justiça de Deus

 


Jeremias 12:1-6

 Segundo lamento de Jeremias

¹ Justo serias, Senhor, se eu apresentasse a minha causa diante de ti. No entanto, preciso falar contigo a respeito da justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem em paz?

² Tu os plantas, e eles lançam raízes; crescem e dão fruto. Estás perto dos lábios deles, mas longe do coração.

³ Mas tu, ó Senhor, me conheces; tu me vês e provas o que o meu coração sente em relação a ti. Arranca-os como ovelhas destinadas ao matadouro e separa-os para o dia da matança.

⁴ Até quando a terra estará de luto, e se secará a erva de todo o campo? Os animais e as aves estão morrendo por causa da maldade dos moradores da terra, que dizem: "Deus não vê aquilo que nos espera."

#  A resposta de Deus

⁵ "Jeremias, se você se cansa correndo com homens que vão a pé, como poderá competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz você não se sente seguro, que fará na floresta do Jordão?

⁶ Porque até mesmo os seus irmãos e a casa de seu pai estão sendo desleais para com você; eles o perseguem com fortes gritos. Não confie neles, ainda que lhe digam coisas boas." 


O texto bíblico de Jeremias 12:1 a 6 é um lamento de Jeremias sobre a aparente prosperidade dos ímpios e a injustiça do mundo. Jeremias começa reconhecendo a justiça de Deus, mesmo quando ele não entende suas ações. Ele então pergunta por que os ímpios prosperam, enquanto os justos sofrem.

Jeremias compara os ímpios a árvores que crescem e produzem frutos, enquanto os justos são como plantas que são pisoteadas e não produzem nada. Ele também compara os ímpios a cavalos que são rápidos e poderosos, enquanto os justos são como homens a pé que são lentos e fracos.

Este texto pode ser interpretado de várias maneiras. Uma interpretação é que Jeremias está simplesmente expressando sua frustração com a injustiça do mundo. Ele não entende por que os maus prosperam, enquanto os bons sofrem.

Outra interpretação é que Jeremias está usando essa linguagem figurativa para falar sobre a situação de Israel. Ele está dizendo que os ímpios, que são representados pelos inimigos de Israel, estão prosperando, enquanto os justos, que são representados por Israel, estão sofrendo.

Independentemente da interpretação, o texto de Jeremias 12:1 a 6 é um lembrete de que a justiça de Deus nem sempre é aparente neste mundo. Às vezes, os maus prosperam e os bons sofrem. No entanto, Jeremias nos lembra que Deus é justo e que ele acabará punindo os ímpios e recompensando os justos.

Nos versículos 5 e 6, Deus diz ao profeta Jeremias que até mesmo seus irmãos e familiares, que deveriam ser as pessoas que ele mais confia, estão se voltando contra ele. Deus diz que Jeremias não deve confiar neles, mesmo quando eles lhe falam coisas boas.

Isso é uma grande decepção para Jeremias. Ele esperava que sua família o apoiasse, mas eles estão se tornando parte do problema.

Esses versículos nos lembram que a fé nem sempre é fácil. Às vezes, até mesmo as pessoas que amamos podem nos decepcionar. No entanto, é importante lembrar que Deus sempre está conosco, mesmo quando os outros nos abandonam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário