sábado, 30 de setembro de 2023

Luterismo: a teologia de Martinho Lutero


O luteranismo é uma denominação cristã que surgiu na Reforma Protestante, no século XVI. É baseado na teologia de Martinho Lutero, um monge alemão que questionava a corrupção do clero e algumas práticas da Igreja Católica, em especial as indulgências.

As principais crenças do luteranismo são:

  • Justificação pela fé somente: A salvação é um dom gratuito de Deus, que é recebido pela fé somente. Isso significa que a salvação não é baseada em obras, mas na graça de Deus.
  • Autoridade da Bíblia: A Bíblia é a palavra de Deus, e que é a fonte de autoridade para a fé e a vida cristã.
  • Importância da comunhão: A comunhão é um sacramento que representa a união dos cristãos com Cristo e uns com os outros.

O luteranismo é a segunda maior denominação cristã do mundo, com cerca de 80 milhões de fiéis, concentrados sobretudo nos países da Escandinávia. No Brasil, o luteranismo é representado por duas grandes denominações: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Aqui estão algumas das principais características do luteranismo:

  • Enfatiza a justificação pela fé somente: Os luteranos acreditam que a salvação é um dom gratuito de Deus, que é recebido pela fé somente. Isso significa que a salvação não é baseada em obras, mas na graça de Deus.
  • Atribui grande importância à Bíblia: Os luteranos acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus, e que é a fonte de autoridade para a fé e a vida cristã.
  • Enfatiza a importância da comunhão: Os luteranos acreditam que a comunhão é um sacramento que representa a união dos cristãos com Cristo e uns com os outros.

As igrejas luteranas no Brasil têm um papel importante na vida da sociedade brasileira. Elas oferecem serviços sociais, como educação, saúde e assistência social. Além disso, elas também promovem a paz e a justiça social.

Lembrando que As 5 correntes teológicas mais evidentes são:

  1. Calvinismo: Uma doutrina teológica que enfatiza a soberania de Deus em todas as coisas, incluindo a salvação.
  2. Arminianismo: Uma doutrina teológica que enfatiza o livre-arbítrio do homem na salvação.
  3. Luterismo: Uma doutrina teológica que enfatiza a justificação pela fé somente.
  4. Ortodoxia Oriental: Uma doutrina teológica que enfatiza a tradição apostólica e a continuidade com a Igreja Primitiva.
  5. Catolicismo Romano: Uma doutrina teológica que enfatiza a autoridade do Papa e dos concílios ecumênicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário