terça-feira, 28 de julho de 2015

Saulo teve realmente seu nome mudado para Paulo?

Saulo ou Saulo?
Quem nunca ouviu alguns pregadores falarem em seus sermões que Jesus havia trocado o nome de Saulo para Paulo no momento de seu encontro com ele. Mas o que realmente aconteceu? Saulo teve seu nome mudado por Cristo? 

Vamos começar falando sobre o encontro de Paulo com Jesus. O texto que narra o acontecimento é este: " Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.

Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? "
Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue.
Atos 9:3-5"

Mas e o que a Bíblia diz a respeito da mudança de nome é o seguinte:" Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:"

Atos 13:9. Ou seja, até este versículo, o apóstolo é chamado (no registro da Palavra de Deus) de Saulo; a partir de então passa a ser chamado de Paulo. 
Paulo
Na verdade não houve uma troca de nomes, o que de fato a Bíblia diz era que ele tinha dois nomes diferentes, fato comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo: Os soldados relataram isso aos magistrados, os quais, ouvindo que Paulo e Silas eram romanos, ficaram atemorizados.

Atos 16:38 e "Enquanto o amarravam a fim de açoitá-lo, Paulo disse ao centurião que ali estava: "Vocês têm o direito de açoitar um cidadão romano sem que ele tenha sido condenado? "
Ao ouvir isso, o centurião foi prevenir o comandante: "Que vais fazer? Este homem é cidadão romano"."
Atos 22:25,26

O nome hebreu dado de seus pais a ele era Saulo, mas, como seu pai era um cidadão romano (e, no entanto, Saulo herdou a cidadania romana), Saulo também tinha o nome latino “Paulo” , o costume de dois nomes começou a se tornar comum nessa época.

Como ele nasceu em um ambiente fariseu rigoroso, o nome Saulo era o nome mais adequado para usar. Mas depois de sua conversão, Saulo decidiu usar seu nome latino para anunciar o Evangelho aos gentios e assim começou a ficar conhecido como Paulo.

Fonte: link1 , link2 , link3

48 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus meus amados.
    Gostei muito da explicação, agora entendi o porque de Saulo se chamar Paulo.Que Deus continue usando suas vidas para esclarecer as duvidas que existem entre os irmãos em Cristo Jesus.Abraço a todos os irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do senhor amados!
      Tbm gostei das respostas e vou me aprofundar nesse livro de Atos pois comecei um proposito envima desse livro cada dia ler um capitulo, entao podem manda mas algo que aceito amem?

      Excluir
    2. Não creio na explicação dada acima.Saulo significa "o desejável". Após o encontro com Cristo Saulo se auto-denomina Paulo, que significa "o menor". Possivelmente, reconhecendo a grandeza e majestade de Cristo. Em 1Co 15:6 ele se denomina "o menor" dos apóstolos e em Efésios 3:8 "o menor" dos santos. Usou a semelhança fonética dos nomes Saulo/Paulo como forma de humilhar-se perante Jesus Cristo.

      Excluir
  2. atos 9: 18 mudança de NomeSaulo para Paulo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saulo tinha cidania romana, em Roma ele se chamava Paulo em Israel Saulo.

      Excluir
    2. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. É isso que está escrito!!!

      Excluir
    3. Em qual Bíblia? Pois na dos cristãos consta apenas que ele foi batizado, e isso jamais quer dizer mudança de nome rsrs

      Excluir
    4. Atos 9

      18. Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.

      Excluir
    5. Talvez alguém tenha há falado a ele que nesse versículo falava isso, mas relaxa gente. Quantos de nós não fomos ensinados de maneira errada em muitos assuntos ao longo dos anos né. Beijo para todos!

      Excluir
  3. Estou procurando onde o irmão Silvio Eliano encontrou a mudança de nome neste versículo:

    Atos dos Apóstolos 9 - 18. "Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado."

    ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança esta em atos 13 verso 9.

      Excluir
    2. Na verdade não foi uma mudança pelo que li Sara. Ele apenas era conhecido pelos dois nomes e passou a adotar mais o nome Paulo por conta do medo que o nome Saulo passava. Beijo

      Excluir
    3. O batismo neste caso é só dizendo que ele ficou 3 dias sem comer e sem se limpar. Ou seja ele foi curado levandou-Se e foi se banhar, lavar, batizar e depois foi comer , e comendo ficou forte. Nao se trata de mudança de nome. E sim se banhar para comer

      Excluir
  4. A mudança do nome esta em atos 13 verso 9

    ResponderExcluir
  5. Atos dos Apóstolos: 13. 9. Contudo, Saulo, que traduzido é Paulo, cheio do Espírito Santo, olhando atentamente para Elimas o repreendeu dizendo: - Bíblia KJA Offline

    Tradução do nome hebraico para Romano. Apenas isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome próprio não se traduz.

      Excluir
    2. Então o nome de Jesus é jesus que eu saiba não em

      Excluir
  6. Glória Deus eu já em meus sermões já havia repetido que Jesus Havia mudado o nome de Saulo mas nesse assunto eu não peco mais.kkk Deus abençoe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Marcos Faustino!! Todos nós podemos errar. Deus não mudou o nome de Saulo. Ele tinha dupla cidadania,por isso era chamado saulo, mais como era romano, preferiu usar Paulo. Abraço.

      Excluir
  7. Perfeito! É isso mesmo. Saulo é seu nome em hebraico. E seu nome romano é Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E na bíblia ?meu irmão quem escreveu as cartas de evangelhos? Foi o saulo que em romano e Saulo ? Ou foi o saulo que que quando se levantou nunca mais foi chamado de Saulo na bíblia e sim Paulo ? Se você acha na Bíblia ? Eu quero aprender porque não sei não encontrei!!

      Excluir
    2. Atos dos Apóstolos 9: 11. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;


      Aqui o Senhor Deus, ainda o chama de Saulo, já faziam dia a que ele já tivera o encontro com Cristo...

      Excluir
  8. Vamos abrir a mente e para de querer acrescentar o diminuir ou melhor desculti .a mudança requer renovação embora ele tinha dois nomes ou não oque importa é o renovo, e depois de ser chamado Paulo quantas vezes ele mesmo se chamou de saulo ?? E olha que ele escreveu a bastante grejas!! o espírito santo apaga o seu antigo nome não necessáriamente só em letras mais sim em ações essa a verdadeira mensagem a ser introduzida em nossos corações . E Paulo mudou de nome sim foi mudado sim quero ver qual essa bíblia que relata um siquer evangelho escrito por Saulo ? Se Deus quis que aparece como Paulo é porque é Paulo !aí de você que dizer que Paulo é o mesmo Saulo ! Saulo morreu!! Quem escreveu aos Romanos? Aos coríntios duas vezes etc... Sejam adoradores de Cristo não queiram encontrar defeitos nas escrituras do papai do céu agora vai você prega na igreja dizendo que Saulo escreveu ,aos coríntios? Aos romanos? A Timóteo? Vai você prega que saulo é Saulo que não houve mudança de nome? .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não podemos ser leigos e afirmar q Cristo mudou o nome de Saulo pra Paulo pq o próprio texto bíblico afirma outra coisa :" Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:"

      Excluir
    2. Porque tanta confusão, se ele tinha dois nomes e fuas cidadanias e queria usar o nome Paulo e não Saulo, porque achava melhir, o que é que tem ,ninguém tá querendo mudar a biblia ou inventando o irmão tá explicando,simpled assim,as vezes lemos a biblia e passamos despercebidos ,isso acontece cada dia aprendemos mais da palavra de Deus, e assumimos a falha que não prejudica ninguém, só aprendemos maid.Ninguem é perfeito

      Excluir
  9. Verdade eu também entendi fiquei confusa sobre isso

    ResponderExcluir
  10. Atos 13:9 E Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:

    Ou seja mesmo com o nome Saulo, ele era cheio do Espírito Santo, dá pra ver que o nome Saulo não era impecilho, pra Deus usá-lo, então vejo que nós que colocamos dificuldade em descobrir que aprendemos algo de ouvir falar e nunca fomos examinar as escrituras.

    ResponderExcluir
  11. Nome próprio não se traduz,e isto foi feito na bíblia porque tem muitos erros.se vcs pegarem uma bíblia mas chegada as escrituras vcs veram que é erro bíblico , pois quem fez a bíblia foi o padre Jeronimo junto com o papa eos romanos . Infelismente temos que aprender o errado primeiro para depois saber o certo . Mas YESHUA no comando .

    ResponderExcluir
  12. O importante é que ele mudou de vida. Mesmo que fosse chamado Saulo ainda seria pregador do evangelho. Jesus o escolheu

    ResponderExcluir
  13. Se sei digo que sei! se não sei digo que não sei!
    O que eu sei e que o perseguidor se tornou perseguido mais não abriu mão de pregar o evangelho e fazer a boa e legítima obra de Deus

    ResponderExcluir
  14. Atos dos Apóstolos 13: 9. Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
    https://bibliajfa.com.br/app/acf/44N/13/9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ho meus queridos em Cristo deixo meu comentário Pedro que também se chamava cefas outros discípulos tinha dois nomes o qual era chamado isso era comum e até hoje é comum em muitos lugares um amigo te conhece por julho e o outro por cesar é a mesma pessoa . Paulo e Saulo era assim também Deus abençoe.

      Excluir
  15. Atos dos Apóstolos 13: 9. Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
    https://bibliajfa.com.br/app/acf/44N/13/9

    ResponderExcluir
  16. parabéns pela explicação e dedicação em detalhar este assunto me foi útil. obrigado

    ResponderExcluir
  17. Tito Cap. 3.
    9 Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo ensino! Pessoal, a explicação é tão simples e fácil de entender... Para que complicar? Se Paulo tivesse que mudar de nome, todos teriam. Maria, João, Tiago, Estevão, etc. Ele tinha duas cidadanias, e foi mais conveniente ao seu ministério usar Paulo, mas Saulo também tava "certo". Paz!

    ResponderExcluir
  19. Deus abençoe aos Irmãos
    Ensino forte este o que aprendi aqui e que ele sendo chamado de saulo ele se sentia debaixo dos primeiros rudimentos da Lei tipo ele se sentia ainda pelo simples fato de ser chamado de Saulo como alguém que nao tinha nascido novamente e depois de dizer agora nao mais vivo eu mais Cristo vive em min ele decide ser chamado de paulo adotando assim de vez seu definitivo nome em outro ponto de vista ele agora esta debaixo da Graça e sendo por sua vez prisioneiro do evangelho veja so depois que ele decide ser Paulo ele e preso so depois que ele decide ser paulo ele passa pela quarentena so depois que ele decide ser paulo ele e morto porque ? Por que Romano que pregace a bandeira de Roma que nao desse Glória a Rona era torturado era perseguido nao so por Rona mais pelos Judeus que tambem se sentia traidos por Paulo em ter ele decidido a cidadania Romana . Mais por questão pessoal ele decide assumir seu nome de paulo dando a entender que quem perseguia agora e perseguido por amor do evangelho trazendo para o dia de hoje essa atitude pode se torna um pouco radical quando nos antes de aceita Jesus la no mundo tinhamos eramos conhecido por um nome ou seja tinhamos uma velha aliança mais agora quando aceitamos Jesus temos o mesmo nome mais uma nova aliança sendo assim aqueles que nos conhecia como o tal vai olhar e dizer eu conhecia voce por fulano mais agora eu sei que seu verdadeiro nome e tal. Sem conta que quando fazemos uma nova aliança talvez aqueles que nos conhecia e tínhamos como amigos agora nos tenha como seus inimigos de número 1 . Meus Irmaos Deus abençoe a todos e peço perdão pelo texto muito grande mais para min e um prazer poder aprender com os Santos Irmãos em Cristo e fala um pouco também do seu imensurável Amor

    ResponderExcluir
  20. Atos dos Apóstolos: 13. 9. Contudo, Saulo, que traduzido é Paulo, cheio do Espírito Santo, olhando atentamente para Elimas o repreendeu dizendo: - Bíblia KJA Offline

    ResponderExcluir
  21. São dois nomes não a mudança no nome Saulo, e usa o nome Paulo, o qual lhe pertence, assim como Simão que o sobrenome é Pedro.

    ResponderExcluir
  22. Sera tão difícil de entender??? Só isso né uma região era chamado de Saulo em outra era chamado de Paulo como se hoje uma pessoa com dóis nomes próprios o pai chama por um e a mãe por outro e tem um nome que gosta mais e prefere ser chamado por este nome simples assim no nome Saulo ele era perverso e este nome ele era conhecido por suas perversidades ele optou por ser Paulo.

    ResponderExcluir
  23. Saulo significa requisitado ou solicitado e Paulo significa pequeno;é só estudar a história.

    ResponderExcluir
  24. O fato é que jesus não mudou o nome dele, e nem houve a tradução do nome.O que ocorre e que tinha dupla cidadania por isso Saulo e Paulo.e neste momento em diante se referimos a ele como Paulo e sabendo que saulo é o mesmo homem
    Porém tranformado por Jesus.

    ResponderExcluir
  25. Em Atos 9:11 diz pra Ananias que vá a casa de judas por um homem de Tarso chamado SAULO.
    Então podemos ver que não foi Jesus quem trocou o nome.

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Saulo, mas quando era do mundo me chamavam de curió. Agora que fui batizado com Espírito Santo sou Saulo.

    ResponderExcluir
  27. Gente todos fazendo uma confusão só,Saulo também conhecido como Paulo esse era seu nome, pois meu nome é Francisco Wellington, posso querer que me chame de Francisco como também posso querer que me chame de Wellington, Saulo também escolheu assim,depois de sua conversão ele ainda ficou temido por algum tempo, pra resumir o que todos comentam, não foi Jesus que mudou o seu nome não, vamos estudar mais para não confundir nossas cabecinhas Amém. A Paz do Senhor a todos em nome de Jesus.

    ResponderExcluir