sábado, 10 de junho de 2017

Quem era o Jovem nu citado na Bíblia?

João Marcos
O evangelho de Marcos trás um fato exclusivo e, no mínimo, curioso no momento que Jesus está sendo levado pela guarda ao Sinédrio. Um homem vestido com apenas um lençol está segundo Jesus e quando a guarda tenta prendê-lo, o jovem acaba deixando cair o lençol e foge nu.

Estes são os versículos que relatam o ocorrido: "Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo a Jesus. Quando tentaram prendê-lo, ele fugiu nu, deixando o lençol para trás." Marcos 14:51,52

Essa passagem parece estar meio que fora de contexto, como se não precisasse estar ali, por não acrescentar nada à mensagem do evangelho. Então, o que levou Marcos a escrever sobre esse fato? Quais são seus motivos, afinal? Acredito que tenha sido algo relevante para o próprio autor e boa parte dos historiadores diz que este jovem que o texto relata seria o próprio João Marcos. Claro que não temos certeza, mas esta é uma suposição.

Uma presunção interessante que encontrei a respeito do ocorrido, é a seguinte: "É provável que a casa de Maria, mãe de João Marcos, fosse o local onde ocorreu a última ceia de Jesus. Como Judas saiu antes do término da ceia, não sabia que Jesus tinha ido ao Getsêmani, por isso o traidor se dirige à casa de Maria, acompanhado de uma guarnição de soldados armados que fazia a segurança do Templo. Nesse momento, o jovem João Marcos, que já estava deitado, se levanta e vê que Judas está saindo na direção do jardim onde Jesus costumava orar. Então, o jovem Marcos resolve avisar a Jesus e sai apressado, enrolado apenas com um lençol, pois na pressa, teria sido a única coisa que encontrou para se cobrir. Ao chegar lá, Jesus já estava preso, Marcos então meio desnorteado, vai o acompanhando até que é obrigado a correr, deixando o lençol nas mãos dos guardas." (Professor Marcos André, Clube da teologia)

Bom, esta é apenas uma conjectura, existem outras fontes que podem trazer explicações diferentes. Pessoas usam este texto como forma de trazer uma mensagem, por exemplo falando que esse jovem vestido com o lençol é um símbolo daqueles que seguem a multidão sem saber direito o que estão fazendo. O jovem do lençol também representa aqueles que são seguidores ocasionais de Cristo; pessoas que seguem movimentos e não verdadeiramente a Jesus.

E você, o que pensa a respeito? Acha que o jovem do lençol era mesmo João Marcos ou apenas um desconhecido que ele quis citar?

87 comentários:

  1. Nossa, já li essa passagem, mas não havia me atentado.
    Desembainhar a Espada

    ResponderExcluir
  2. Não era marcos ate porque marcos foi discípulo de Paulo o último apostolo de Jesus,mas mediantes as preposições prefiro acreditar que esse jovem nú que marco relata seja o mesmo Jovem rico que Jesus amou por guarda os mandamentos,mas seu coração estava nas riquezas e foi embora triste,mas que depois caiu em si se arrependeu e deu tudo o que tinha e foi atrás de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito tbm nessa possibilidade

      Excluir
    2. Respeito todos os comentários..e eu acredito sim que foi marcos que era aquele jovem pelo fato de que!nenhum discípulo viu o jovem naquele local então só ele entre os quatro evangelhos relata o ocorrido...penso eu que ele costumava frequentar aquele local sem ninguém saber pois aquele local era secreto pois precisou Judas conduzir os soldados...sendo ele discipulo de Paulo isso leva a crer que o evangelho de Marcos foi o último a ser escrito...então o que eu acho...então Le estar falando dele mesmo.

      Excluir
    3. Irmã Alcilene, sua resposta é de DEUS 🔥, porque lendo essa pssagpas perguntei ao SENHOR, e ELE me revelou isso, que era o jovem rico, que arrependido doou TUDO aos pobres e foi seguir JESUS e se assustou com os guardas 🙏🙌🔥

      Excluir
    4. Jesus te revelou isso.... ? sr. é cada um q aparece

      Excluir
    5. Não importa quem era ou o que fazia .isso não edifica a igreja nem glorifica a Deus ....o que importa e termos respeito com a opinião dos outros e respeitarmos o próximo....Jesus ensina amor educação salvação ...o que vejo e vocês em discórdia ... vão procurar o espírito santo em vez de estudo bíblico

      Excluir
    6. Eu creio que era o jovem rico Jesus pediu para dar tudo o que ele tinha aos pobres e o seguir pq tinha o tesouro do céu. Creio que Mas tarde ele perdeu tudo .

      Excluir
    7. Marcos foi discípulo antes de Paulo, vale lembrar que tinha uma igreja que funcionava na casa de Marcos, quando o anjo solta Pedro da prisão é pra lá que ele vai Atos dos Apóstolos 12: 12. Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.

      Excluir
    8. Meus amados irmãos, preste muita atenção no que diz a respeito sobre esse jovem que estava apenas com um lençol em seu corpo, são coisas criadas para que nós que estamos na presença de Deus perca o foco, com descordia entre nós, o inimigo trabalha de uma forma tão perfeita que chega às vezes fazer com que nos entrarmos em uma batalha, uma contra os outros,precisamos entender o bastante sobre Jesus Cristo, que ele é realmente o nosso refúgio para a glória, sejam sábios mais humilde,com amor entenderemos muito mais a respeito de Jesus Cristo.

      Excluir
    9. Muitas falácias e ninguém chegou a lugar nenhum,vamos esquecer que era esse jovem e vamos firmar o foco na pessoa de Cristo que é a pessoa chave deste capítulo ou melhor de toda a bíblia não é

      Excluir
    10. A paz do senhor meus irmãos. irmãos vamos o observa que existia um discípulo oculto José de arimateia o qual pediu o corpo de Jesus a Pilatos talvez seja ele este jovem.

      Excluir
    11. Não importa quem era se esta escrito num sentido da palavra do modo que o senhor quer e para edificação da igreja

      Excluir
    12. de qual marcos estao falando?lembrando que um dos irmaos de Cristo tambem chamou marcos,se joao ou nao mas era.e ai?

      Excluir
    13. Bom como e para cada um dizer o que acha já li várias interpretação dessa passagem uns diz ser Marcos outra não mas eu pensando , podia ser um curioso assim sabe aquele dia que falta só o e vc vai para janela e ele poderia ser um desses e ver aquela situações aquela hora pessoas com porretes,uma hora estranha soldados sacerdotes e se ele sabia da fama de Jesus até um discípulo algo deu curiosidade porque acho que me daria ,poderia ser o costume dele dormi nu para não perde pegou o que tinha um lençol e se enrolou e segui aquelas pessoa mas olhando de longe quando presenciou o que estava acontecendo perdendo Jesus batendo nos discípulos ele também está ali foram para pegá-lo e ele soltou o lençol e fugiu para se salvar, como eu li a fuga as vezes para uns pode ser fraqueza covardia ,mas outro olha modo de preservar a vida ali o plano de Deus era só com Jesus ele tinha caminhado 3anos ensinando aqueles dicioulo a se tivesse pego todos ,concerteza todos teria morrido ele fugiram para serem testemunhas de tudo para que hoje eu e vc podesse contemplar toda história e o homen do lençol penso era um transeunte,curioso

      Excluir
  3. Não era marcos ate porque marcos foi discípulo de Paulo o último apostolo de Jesus,mas mediantes as preposições prefiro acreditar que esse jovem nú que marco relata seja o mesmo Jovem rico que Jesus amou por guarda os mandamentos,mas seu coração estava nas riquezas e foi embora triste,mas que depois caiu em si se arrependeu e deu tudo o que tinha e foi atrás de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de João Marcos não foi discípulo de Paulo, ele já era crente quando Paulo o conheceu pela primeira vez.
      João Marcos é citado pela primeira vez em Atos 12.12 antes de conhecer Paulo como sendo filho de Maria a mulher em cuja casa a igreja se reunia para orar por Pedro que estava preso.
      No capítulo 11 o texto diz que Barnabé e Saulo foram para a Judéia ( Região aonde Maria morava e onde Herodes Agripa reinava) levar as ofertas dos discípulos aos irmãos que moravam alí por causa da fome na região descrita também no capítulo 11, e encontrando-se se com João Marcos, quando voltaram aí sim eles o levaram consigo pela primeira vez.
      Logo o João Marcos filho de Maria da Judéia, e também o autor do evangelho de Marcos não era um dos doze e também não era um discípulo de Paulo.
      E pode sim ser aquele jovem se nós pensarmos no fato de que somente ele que relatou esse fato, com detalhes e os outros autores nem se quer notaram o jovem, o que nos mostra por eliminação que, ou ele ouviu isso do próprio jovem que fugiu e que ele tivera encontrado depois de todo o tempo que passou ou ele mesmo era o próprio.

      Excluir
    2. Paz e graça do nosso Senhor a todos.olha oq eu acho a respeito do que foi sitado no livro de morcos é que aquele jovem poderia ser qualquer um ou até mesmo aqueles que não foram citados na Bíblia porque muitos ouviram a palavra de Jesus, sentiu vontade de segui-los mas tinha medo. então eu acho que aquele jovem ali poderia ser o homem rico? poderia. poderia ser Marcos? poderia sim, mas também poderia ser qualquer outra pessoa que estava escondido para poder ouvir a palavra de Jesus tanto é que ele seguei sem medo de ser reconhecido e quando foi reconhecido resolveu fugir. é só o que eu acho

      Excluir
    3. Fico com o seguinte pensamento: De permanecer no foco que é Cristo, para quando eu tendo guardado a fé chegar na presença do nosso Senhor, ouvir dele a reposta pra essa é outras perguntas. Amém

      Excluir
    4. Eu já acho que era satanás.

      Excluir
    5. Estava lendo os comentários e cheguei na conclusão que quando Adão pecou ele notou que estava nu,e fez cangas de folhas para esconder sua nudes e foi expulso do Jardim,com isso começou a ser oprimido e preso pelas forças de satanás.
      Porém quando Jesus foi preso,esse jovem deixou seu lençol e correu nu novamente para o jardim. Deixando claro que pelas pisaduras do nosso SENHOR,podemos adentrar novamente no jardim

      Excluir
  4. Carlos Atalaia Andrade�� Qual o nome dele? Já quis saber também.Mas não importará tanto,depois que nos perguntarmos quantas vezes estamos despidos quando deveriamos estar vestidos?Não me refiro a roupas que apenas vestem o corpo,mas a roupa que veste a alma.Em apocalipse 3:17,a igreja de Laodicéia estava nu
    a,mas achava que GC estava vestida.Só estar na igreja,estudar teologias,ter cargos,ler a biblia,orar,louvar e pregar,não basta.É necessario que busquemos a prática dos ensinos de Cristo.O jovem deveria estar vestido e isso traz ensinamento pra nós,praticar o evangelho,viver o evangelho,amar o evangelho,é estar vestido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Carlos achei a sua resposta a mais coerente com o texto. Pode ser apenas figurativa está passagem. A igreja que somos nós, muitas vezes dissemos seguir o mestre, mas não estamos dispostos a morrer com Ele, fugimos expondo assim a nossa vergonha desprezando a Jesus.

      Excluir
    2. Temos que estar sempre preparado, vestidos, para não sermos pego de surpresa e mostrar a nossa vergonhosa nudez.

      Excluir
  5. Eu, acredito que o jovem nú, fOi realmente Marcos.na tentativa de avisar Jesus, saiu apressado só com o lençol que caiu .

    ResponderExcluir
  6. eu sei que era esse jovem nu...

    ResponderExcluir
  7. Não tem como ser marcos ,marcos era discípulo e como discípulo não sai de perto de seu mestre ,e a última ceia não foi na casa de Maria e sim numa estalagem onde os discípulos foram ao encontro de um homem q carregava um vaso com água

    ResponderExcluir
  8. Difícil. ..poderia ser o jovem rico que Jesus havia falado para ele dar tudo que tinha . Ou o próprio inimigo usando um rapaz para estar ali na quele local ? Não sei realmente só Deuse sabe da verdade suposição apenas,mais talvez todos nós devemos estar errados.

    ResponderExcluir
  9. Poderia haver tantas respotas, mas eu ainda prefiro ficar com Dr.29:29 me parece mais sensata. Humildade meus irmãos não vamos acrescentar nada aquilo que Deus quis revelar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo meu irmão ,não tem como confirma o nome daquele jovem nu: é como inverta nome daquele jovem que estava ali com cesto 5paes e 2 peixinho .

      Excluir
  10. Bom amados, a uma visão nesta psspassa, sabemos que a partir deste momento Jesus sofre horrores, e que na cruz Ele diz uma frase contudentco "Pai porque me abondonaste, então esse jovem pode ser a simbologia do espírito de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oque eu aprendi é que devemos crê no quer não existe,Deus não vai aparecer pra vc porque vc que é
      vê-lo e nem por vc acreditar nele, não estou dizendo isso porque vc perguntou pois nem lê o seu comentário lir pois que nada qui vc disse é verdade,Deus te conhecia antes que vc fosse formado no ventre de sua mãe , então ele sabia em oque vc tornaria hoje mais não era oque ele queria pra vc

      Excluir
  11. Relatos e personagens que NUNCA existiram! O Cristianismo é todo sobre natural, não é a religião de Jesus é sobre Jesus. ESSES LIVROS NÃO FORAM ESCRITOS POR SEUS SUPOSTOS AUTORES.
    Dúvidas sobre a autoria de textos que se tornaram o cânone foram levantadas nos primórdios da Igreja, mas na época moderna, a partir do século XIX, os estudiosos fortaleceram os argumentos com raciocínios convincentes. Ainda hoje, muitos estudiosos relutam em chamar os documentos forjados do Novo Testamento de fraudes – afinal, é da Bíblia que estamos falando, mas a realidade é que, por qualquer definição do termo, é isso o que eles são. Um grande número de livros dos primórdios da Igreja foi escrito por AUTORES QUE ALEGARAM FALSAMENTE SEREM APÓSTOLOS PARA ENGANAR OS LEITORES e fazê-los aceitar seus livros e os pontos de vista que representavam.

    Essa visão de que o Novo Testamento contém livros escritos sob nome falso é ensinada em praticamente todas as grandes instituições de ensino superior por todo o Ocidente, com exceção de faculdades fortemente conservadoras. É a visão ensinada em todos os grandes livros sobre o Novo Testamento utilizados nessas instituições. É a visão ensinada em seminários e faculdades de Teologia. É o que os pastores aprendem quando se preparam para o ministério.

    Nada tem de positivo, palpável ou verdadeiro como esse relato acima que deveria estar no NT (é uma piada, humor)..

    É apenas uma lenda o nascimento de Jesus, como toda a vida e os atos a ele imputados. Aqueles que criaram o cristianismo sequer primaram pela originalidade, porquanto, a lenda que envolve a personalidade de Jesus Cristo é apenas cópia de tantas outras que relatam o nascimento e tudo quanto se referiu aos deuses criados pelos antigos, tais como Krishna, Ísis, Osíris, Hórus Átis. Apolo, Mitra, Serápis, Buda, etc.”.
    Surgiram deuses e religiões idealizadas pelos espertos, a fim de satisfazer a todos os gostos e tendências.

    E qual o fundamento sobre o qual foi criada a religião cristã? Nada tem de positivo, palpável ou verdadeiro.

    A Igreja serviu-se de farta documentação, com intenção de provar a existência de Cristo. No entanto, a história ignora-o completamente.

    O Cristo da Bíblia, de toda a Bíblia, é uma pessoa (assim como Maria e outros) inteiramente sobrenatural inventada para cumprir profecias (AT) e sem existência humana. Os Evangelhos só nos mostram Cristo pelo sobrenatural. E, em Cristo, tudo é sobrenatural: milagres e potência milagrosa, a sua própria pessoa, a sua missão e ainda a natureza e o propósito dos livros que dele falam. Quanto aos autores profanos que pretensamente teriam escrito a seu respeito, foram nessa parte falsificados. Por outro lado, documentos históricos demonstram sua inexistência. As provas históricas merecem nosso crédito, porque pertencem à categoria dos fatos certos e positivos, e constituem testemunhos concretos e válidos de escritores de determinadas escolas... Lembrando que, as referências feitas a Crestus, Cristo ou Jesus, não são feitas exatamente a respeito do Cristo dos Cristãos. Seria mesmo difícil estabelecer qual o Cristo seguido pelos cristãos, visto que esse era um nome comum na Galileia e Judeia...

    Devemos lembrar que Flávio Josefo esteve em Roma em 64, ano do incêndio, para tentar libertar religiosos judeus aprisionados por Nero. Nenhuma palavra a respeito de cristãos (Pedro e Paulo) consta em sua obra "História dos Hebreus".
    Jesus Cristo foi apenas uma entidade ideal, criada para fazer cumprir as escrituras, visando dar sequência ao judaísmo em face da diáspora, destruição do templo e de Jerusalém.”

    A PRÓPRIA BÍBLIA FALA DE CRISTO APENAS SIMBOLICAMENTE
    CRISTO É UM MITO ADAPTADO DAS ALEGORIAS DO ANTIGO TESTAMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te ama, deixe de acreditar em você e acredite nas suas palavras e mandamentos! Saiba que se você se arrepender de seus pecados aceitar a Cristo como seu suficiente e único salvador, ele é misericordioso para te perdoar, assim como me perdoou. Que Deus te abençoe, tenha uma ótima semana.

      Excluir
    2. O ser humano tem a tendência de acreditar naquilo que é mais condizente qndo a realidade é os fatos são incompreendidos por ele. Pq a história é a vida de Jesus só se compreende pela fé ainda que seja pequena do tamanho de um grao de mostarda. Com os olhos naturais e impossível entender tanto amor exalando de um sacrifício de cruz para que um tivéssemos o direito de não sermos condenados pq fomos justificados por aquele sacrifício.
      Que vc seja capaz de receber esse amor e saber que nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus, para aqueles que recebem esse sacrifício.
      Qnto o resto o diabo sempre vai usar nos personagens para desmentir aquilo que o derrotou a morte e ressureição de Cristo Jesus tirou de Satanás todo o poder nem a xhave da xasa dele que e oinferno ele tem.
      Então querido entre pela porta da fraca e seja livre.
      Qnto ao assunto acredito que foi Marcos que relatou sua própria experiência pessoal tendo em conta que até ali ele acompanhou Jesus de Qquer maneira tendo que ter sua vergonha exposta para que se convertesse verdadeiramente ao evangelho assumindo sua missão de evangelista garantindo a continuação da obra que lhe fora designada.
      Muitos querem seguir Jesus do seu modo.
      Mais ao contrário disso precisamos despir do velho homem é se revestir do novo homem aquele que reflete Cristo

      Excluir
    3. Dizer que Cristo não existe é blasfêmia. Muitas palavras e pouca sabedoria, esse é um exemplo evidente de um “TOLO”. Deus é Amor, mas, é JUSTIÇA também.

      Excluir
  12. A paz pra todos,eu respeito as opiniões de todos,mais não tem como ser marcos,esse moço fugiu tbm,

    ResponderExcluir
  13. Graça e paz em Cristo Jesus
    Seja quem for quem dizem ser Marcos ou o jovem rico, dormiam nú?
    Sei que pode parecer meio sei la, mas que toda palavra é expirada poe Deus.
    Creio, Pra mim quem deixa Jesus só, daquele momento em diante, é o próprio Espírito Santo, pois da li em diante Jesus sofre horrores, e vimos que antes de Jesus morre na cruz, Ele pergunta ao Pai o porque o abondonou

    ResponderExcluir
  14. a paz eu concordo com Deuteronômio 29/29nao temos como afirma de farf quem era então fico com Deuteronômio a paz

    ResponderExcluir
  15. a paz eu fico com Deuteronômio 29/29 porque não temos como afirma quem verdadeiramente era

    ResponderExcluir
  16. Aparentemente, texto fora do contexto. Dá margem para várias interpretações. Felizmente, não há espaço para atrito entre as diversas correntes cristãs; não altera o sentido que envolve Jesus. O evangelista deve ter querido mesmo fazer referência de si; estava na adolescência... Naquela época estar vestido com pouca roupa tipo ceroula de antigamente, era considerado estar pelado. O jovem devia estar trajando túnica em vez de lençol. Ninguém vai a um lugar público dessa forma; só se estiver sofrendo de perturbações mentais. Ou estar passado por situação adversa. Lembra a passagem: “Então, aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar. João 21:7” Afinal estava pescando entre amigos; mas não devia estar pelado; isso não era aceito socialmente.

    ResponderExcluir
  17. Boa aloisio vou contigo creio que era marcos mesmo,mas nao estava nu literalmente e sim com uma roupa curta mais intima, como uma cirola por ex.

    ResponderExcluir
  18. Estou com o aloisio, creio que foi marcos mesmo,mais que nao estava nu literalmente e sim com uma roupa mais intima como por ex. Uma cirola ou calcão

    ResponderExcluir
  19. Esse jovem pessoal ,era o jovem rico, Jesus disse vai vende tudo o que tem depois vem e segue -me,ele saiu triste, não disse a Bíblia que ele não vendeu,ele vendeu tudo o que tinha e seguiu a Jesus nu envolto em um lençol, porque a Bíblia iria relatar de um jovem a não ser ele?tudo na palavra de Deus tem uma lógica!

    ResponderExcluir
  20. Amados irmão como eh bom saber da opinião de vcs,obrigada porque estava confusa agora sim tem logica,acredito ser João Marcos.

    ResponderExcluir
  21. Gente, eu creio que se trata daquele jovem mancebo rico, pq em momento nenhum na bíblia diz q ele não seguiu a Jesus.
    Ele pode muito bem ter ficado triste na hora, mas pode ter seguido as orientações do Senhor Jesus e voltado depois de ter dado tudo q tinha as pobres e ficado só com o roupão do corpo.

    ResponderExcluir
  22. Alguns discípulos foram também com Jesus e era de madrugada muitos não tinha moradia e dormiao na rua eu creio que um deles viu a presença dos que iriam prender Jesus e foi la prender e tentaram prender ele porque notarão que ele iria avisar a chegada dos guarda essa é a minha teórica

    ResponderExcluir
  23. Creio que o jovem nu representa a humanidade, nua em seus pecados diante de Deus e, carente da salvação em Cristo. Paz

    ResponderExcluir
  24. graça e paz, ontem meu pastor citou essa passagem e eu e meu irmão estávamos conversando sobre isso, ele na sua visão me disse que poderia ser Pedro pelo fato de nos outro evangelhos estar relatando que o mesmo(pedro) seguia de longe. tenho lá minhas dúvidas né, mas lendo essa história de joão marcos até que " faz sentido" masss são só suposições. vamos continuar a buscar porque a cada um pode ser dado uma interpretação diferente. Shalom!

    ResponderExcluir
  25. A interpretação é livre... Eu acho que Jesus era Gay, homossexual, ou mesmo Bissexual já que existe a teoria dele ter se relacionado, até casado com Maria Madalena, e estava praticando PEDERASTIA com esse jovem, por isso o Sujeito estava pelado, só com um Lençol. Por isso fugiu, ao tentar ser detido, lembrando que a PEDERASTIA é um Crime condenável com a Morte até hoje em muitas regiões do Oriente Médio, onde supostamente Jesus viveu!!!

    ResponderExcluir
  26. Eu sei uma coisa !A onde a Bíblia não tem voz não devemos ter ouvido se não tem respaldo bíblico não inventa.

    ResponderExcluir
  27. Eu não sei quem era o rapaz porque a Bíblia não diz . Mas me parece com um alerta para o que ainda está por vir. Do tipo , vigiem pra não serem pegos de surpresa . Pq não vai dar tempo de se vestir . Entenda espiritualmente . O jovem foi como estava . Se isso para Jesus e o suficiente só Ele sabe . A Bíblia diz que Deus olha o coração, o Senhor não julga como os ser humanos . Mas a Bíblia também diz que temos que nos vestir de linho fino para a festa de casamento ...
    Outro fato é que havia sido profetizado que todos os discípulos o abandonariam . Então Marcos está narrando uma fuga ... isto não está fora de contexto . Mais uma vez me parece um alerta . A Bíblia vai se cumprir e eu como vou estar ??

    ResponderExcluir
  28. A frase 'O jovem' (pode ser tanto homem ou mulher) e esse mesmo jovem aparece também na crucificação e em outro lugar q não me lembro.axo q João ou atos,bem no final...e com certeza era alguém especial pra aparecer assim fira do contestado. Quem sabe seja o discípulo que Jesus mais amava..12 987368477..pra estuda juntos quem queria...

    ResponderExcluir
  29. Na verdade, aquele homem nu,representava a figura de Adão no Jardim, que no momento da aflição de Jesus, Deus usou aquele homem para encorarajar Jesus em meio a sua angústia a prosseguir, para que nos pudéssemos vir a ter novamente aquela comunhão aquela pureza e inocência que aquele homem despido se encontrava,para que mais uma vez pudéssemos ter o prazer de voltar ao paraíso e recuperar o que foi perdido,como a biblia relata lá em.Gn:02:25. Que para destruir os planos de satanás e pudéssemos nascer de novo em espirito era preciso aquele sacrifício de jesus.por isso aquele homem nu estava ali pq o senhor conhecia o coração de Jesus e sabia o que ele estava pensando e sentindo, assim como ele sabe de nós!

    ResponderExcluir
  30. Será? Tenho minhas dúvidas, hein!

    ResponderExcluir
  31. Bom ,acredito que esse versículo nos trás uma lição, lição essa para nós ,respeito todas as opiniões,eu acredito que uma das lições é a respeito do arrebatamento,assim como Jesus se encontrava orando e ele advertiu os discípulos a vigiar ,representa Mateus 24:para ficarmos atentos a sua volta pois não sabemos nem o dia e nem a hora ',e o jovem representa a igreja e o lençol representa as vestes e a nudez representa a vida espiritual da igreja e em fugir ,desistência da caminhada por não acreditar na volta de Cristo.




    ResponderExcluir

  32. TENHO PENSADO bastante sobre esse texto.
    Acho tb q era o jovem rico.... que retirou-se triste... mas não disse que nao faria o desapego das riquezas..fazemos isso o tempo todo... nos entristecemos.... nos retiramos... depois refletimos e decidimos muitas vezes acatar os conselhos... e olha que foi JESUS quem o aconselhou.... DEUS SEJA COM TODOS

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde meus irmãos paz! Amei o texto de todos, as conjecturas, contexto de todos. Mas para mim, a bíblia ela é bem pessoa, ela é jm espelho aonde nós não olhamos pro outro mas para nós mesmo é para dentro(Coração). Tem sentido de ser Marcos, tem! Tem sentindo de ser o "jovem rico, tem! Mas vai ter mais sentido se nós lemos para nós é dizer: qual lenço de linho estou carregando é me escondendo de ser realmente um seguidor declarado dele. Até porque lençol de linho na bíblia fala de justiça própria. Então eu Bismarck penso assim, que nós abandonamos os nossos lenços é seguimos ele sem cobrir,tampar, esconder nada até porquê ele sempre nos chamou de volta para origem(t'shuva) voltar ao Jardim (Ficar nú como Adão, é não se esconder atrás das árvores (Do.conhecimento) porque de tudo que comemos se escondemos.. abraço a todos..

    ResponderExcluir
  34. Acabei de ler essa passagem, e vim tentar entender de fato que era ele. rsrsr

    ResponderExcluir
  35. A palavra de Deus diz que Adão ao viver no paraíso estava nu, porém não sabia pois vivia pelo espírito. Quando comeu o fruto do conhecimento viu que estava nu. (Irmãos pra Deus pouco importa nosso corpo físico o carnal e sim o espiritual). Desde então Adão morre espiritualmente e vive carnalmente trazendo morte ao mundo tanto é que a primeira morte foi de Adão, o Adão espiritual e depois do animal a ser morto para sua pele servir de vestimenta. Genises 3 em diante. Trazendo assim morte espiritual. Jesus veio ao mundo para nós devolver as vestes espirituais onde a árvore do conhecimento do bem e do mal é a palavra de Deus. Jesus é a videira verdadeira (árvore) as nossas atitudes é o fruto. Paremos para refletir agora de que frutos estamos comendo. Deus nos deixou o fruto do amar pois ele diz que aquele que ama o próximo conhece a Deus e Deus o conhece. Senso assim não pense vcs meus irmão que uma letra sequer que esteja na bíblia não tenho importância pois Deus não é falho ele nunca falhou e nem falhará. O homem nu e cada um de nós que vivemos andando atrás de Jesus, andando como cristão mas não vivendo como cristão. Temos que ter em mente que quando entregamos nossa vida a Cristo. Vivemos para ele. Nossas vontades se vão. E ele cuida em nós dar vestimentas espirituais para exercemos nosso chamado. E quando apenas seguimos a Jesus e não vivemos seguimos a ele achando que estamos vestidos espiritualmente mas de fato estamos nus. O homem corre! Em 1 Cor. 9:26/AP 16:15/ AP 3:17 nós revela a respeito da corrida leiam e o espírito santo de Deus os levará o entendimento. Outra passagem importante é João 5 meus amados a água do tanque era suja. A passagem diz que o "anjo" movia a agua. Lembre se que existe anjo de luz e anjo das trevas Deus não é um deus de confusão e era isso que acontecia ao mover das aguas uma confusão para ver quem entrava primeiro. Deus me levou as igrejas de hoje em que diz tanto no mover de Deus no mover do espírito mas Quando observamos queremos entender que deus é esse que espírito é esse que tras confusão e não amor!!!fiquem na paz de Cristo Jesus. Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  36. Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Em Marcos 14:51-52. Fala a respeito do jovem nu. No princípio Adão vivia num, sim sem vestes carnais, sem vestes físicas. Porém tinha uma veste espiritual no qual ele era carne e espírito mas desde o princípio para Deus o que mais tem importância é o espírito pois ele é quem vai subir ao céu. A carne volta ao pó, o espírito volta a Deus. Sendo assim a nudez vem no sentido espiritual no caso Adão perdeu. E conheceu o pecado da desobediência. Esse pecado foi a base o alicerce de todos os outros. Por isso a palavras deixa bem claro que a obediência é melhor que o sacrifício. Adão tinha suas vestes espirituais no qual perdeu. Todos nós cristão que aceitamos a Cristo Jesus como único e suficiente salvador recebemos de Deus uma veste espiritual no qual não podemos deixá-la com manchas. A bíblia fala sobre as vestes manchadas, vestes essas espirituais. A carnal vc lava ou compra. E nós cristão não podemos deixar essas vestes manchadas sempre estarmos lavando ele nas águas do espírito santo. por esse motivo a santificação deve ser constante. Sem a santificação ninguém verá a Deus. Quanto mais perdendo essas vestes. As vestes significa a presença do espírito santo. Note um coisa dons espirituais é uma coisa, é irrevogável uma vez dada é seu. Porém o espírito santo ele deixa de morar dentro da pessoa devido os pecados cauterizados. Em Mateus 7:22-23. Sendo assim a bíblia nos dá a entender que estamos em uma corrida para a salvação para o céu. A nova Jerusalém. 1 Cor. 9:26. Uma representação do que aconteceu no Éden onde o homem tinha suas vestes e a perdeu fazendo lembrança a Jesus quando fora preso e levado. Jesus veio devolver as vestes para aqueles que o aceitar. E entregar a vida a ele. A palavra nos orienta a não correr uma vida no qual no final dela não conseguir o prêmio da salvação. Como se estivesse vivendo com as vestes espirituais mas naquele grande dia entender que vc está sem suas vestes espirituais. Está nu diante de Deus. Ap. 16:15/AP 3:17. A graça e a paz de Cristo esteja com todos. E vivamos na obediência da palavra!

    ResponderExcluir
  37. marcos 14 e 52 fala desse jovens e no mesmo livro 16 e. verso 5 fala de um jovem vestido de roupas brancas no sepulcro onde ele deu a noticias paras aquelas mulheres que ele ja havia ressuscitado sera o mesmo ?

    ResponderExcluir
  38. O jovem no túmulo que vc diz é anjos!! Que anuncia a Maria que Cristo Jesus vive. Glória a Deus. E sendo assim ele foi a primeira pregadora da palavra da ressurreição de Cristo.

    ResponderExcluir
  39. Acho interessante essa conjectura, porém prefiro acreditar na suposição de que esse jovem fosse mesmo o jovem rico de (Lucas 18-18), pelo motivo de que o texto faz questão de falar sobre um detalhe na versão original, o lençol que esse jovem estava usando era de linho fino, esse detalhe fala sobre nobreza, pois só as pessoas mais ricas teriam lençol de linho fino, é esse detalhe o escritor faz questão de dizer, pois se não fosse importante ele não diria.

    ResponderExcluir
  40. As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

    Deuteronômio 29:29

    ResponderExcluir
  41. Cada um tem um ponto de vista..mas creio que se pedir para Deus Ele nos revela porque Marcos detalhou esse versículo pois os livros foi insprirado pelo Espírito Santo de Deus... Creio que deste versículo Marcos 14,51 podem falar conosco espiritualmente...Sendo fato verídico...eu posso imaginar aue foi envolto ao lençol de propósito na ocasião de justamente agarralo..para fugir...

    ResponderExcluir
  42. Acredito que o jovem representa o pouco que temos com Jesus é muito .
    Quando ele fugiu ele perdeu o pouco que tinha .
    Porém o pouco que temos na presença dele é muito

    ResponderExcluir
  43. Bom dia, paz seja convosco. Bom... independente de quem seja, essa palavra vem nos orienta, que jamais devemos deixar o nosso mestre Jesus. Esse rapaz estava despreocupado, certamente vivia em vários pensamentos, e não tinha foco, como muitos vivem hoje dentro da igreja, despreocupados.. quando o dia mal chega pra eles.. abandonam Jesus, colocam a culpa nos outros e sai da igreja. Para mim é essa a revelação de Deus. Que agente vigie mas. Esse é a orientação de Deus para nossas vidas nesse pequeno texto. Quanto quem é o rapaz? Naquele grande dia o próprio Senhor vai nos revela, quando estivemos face a face.

    ResponderExcluir
  44. As coisas reveladas são para nós e nossos filhos e as não reveladas para Deus e Seus Anjos então não devemos entrar em discórdia sobre assuntos que não edificam a igreja do Senhor!

    ResponderExcluir
  45. Marcos era um Evangelista continuista, ele sempre concluía suas narrativas, como fez com Jairo, ele para a narrativa, fala da mulher do fluxo e depois volta para Jairo de novo.
    Sendo assim ele fala no CAP 10 sobre um Jovem Rico em que Jesus disse: "Ainda te falta uma coisa, vai e vende TUDO"
    Realmente ele seguiu, a palavra "RETIROU-SE no Grego, é APERCHOMAI, que significa"Ausentar-se por um momento" Marcos agora no CAP 14 fala de Um Jovem que seguia Jesus de longe.
    A Roupa daquele Mancebo era riquíssima,e Jesus mandou vender "TUDO" Ele até vendeu, mas ficou com um lençol que valia o preço de 8 Camelôs, ou seja se ele seguisse Jesus de perto, o mestre veria que ele não vendeu tudo, e que faltava "Uma coisa"
    Lição: Muitas vezes queremos seguir a Cristo com um plano "B" tipo:" caso não der certo, eu ainda tenho um " LENÇOL" Onde posso recomeçar minha vida.Prestem atenção que os homens queriam o Lençol, pois sabiam o valor dele, ou seja, não tem como seguir Jesus sem obedece-lo em tudo. Vamos largar o "Lencol" que muitas vezes não nos deixa nos aproximsr-nos de Jesus.

    ResponderExcluir
  46. Incrível como as pessoas quer afirma ser o jovem Marcos .. por ventura o cristão dorme despreparado, dorme nu?!Creio que não.e se dorme não e prudente. Nao estou falando de pessoas que fala em nome do senhor e não tem compromisso com ele. Pessoas que não sabe o que e orar pela madrugada, chorar por almas etc.. tô falando que quem está realmente em jesus tem prudência ,e está sempre preparado e nao e pego de surpresa, e se por ventura for pego de surpresa está na posição como as prudentes, e não como as loucas. Por tanto ,esse aí certamente era uma pessoa representando alguém que precisa ser vestido, salvo, e ainda não estava nessa posição.ou até o jovem rico em como uma referência da sua própria vida, em relação a salvação eterna, pois jesus disse a ele que era necessário deixa tudo pra segui-lo. Ou seja se dispir do mundo e se vestir da salvação que se baseia no amor . O amor nunca falha ( coríntios 13:8) mais não que isso em relação a vida natural seja prudente , sair apenas envolto num lençol. Mais afirmo que tem muitos ainda em nosso meio ,nus.e que está seguindo a jesus como se nada estivesse acontecendo. Pessoas, que embora esteja vestidos estão nus, pois soa como sepulcro caiados Bonitos por fora mais imundos por dentro. E outros que acha que estão no Éden sem pecado, nus mostrando suas vergonhas sem pudor e modéstia.fazem até jejuam ,oram, gosta de ler a Bíblia e te tem prazer de está na casa do senhor,tem cargos e Status, mais está longe de ser vestidos verdadeiramente do espírito santo que nos faz produzir frutos de arrependimento.Façam uma coisa mais não omita a outra. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  47. a graça e a paz, estava em meus estudos me veio na mente essa passagem de marcos 14:51,52. e esse rapas envolto de um lençol nu poderia ser o mesmo que estava em Marcos 5:1,20 e Lucas 8:26,39 "o endemoniado de Gadara". e relata que ele pediu para seguir jesus porem jesus não permitiu e disse que ele fosse para casa e anunciasse o que jesus tinha feito, ele foi e anunciou em sua casa e começou anunciar nas cidades de Decápolis. vemos também que somente em Lucas 8 relata que ele não andava vestido quando estava endemoniado, passando-se três anos do ministério de jesus para mim deu o intender que seria o mesmo rapaz agora seguindo jesus de longe envolto de um lençol. amém!

    ResponderExcluir
  48. Não tenho opinião formada à respeito desse jovem, mas como todos já disseram aqui, fica a impressão de ser o jovem rico que falou com Jesus. Gosto muito dos personagens inclusos na Bíblia que não são populares, pois vejo neles a simplicidade de seguir ao Mestre.

    ResponderExcluir
  49. Muito útil todos os comentários 👏🙏

    ResponderExcluir
  50. Ñ podemos dizer q o q estar escrito na palavra de Deus ñ seja importante jamais repita tal feito tudo é importante cabe analisar buscar entendimento do céu as conclusões nos levará a um raciocínio para o crescimento

    ResponderExcluir
  51. lembrando que o jovem ja seguia a Cristo,ainda que de longe ele ainda nao era discipulo nem seguidor mas si. curioso.

    ResponderExcluir
  52. Não entendi uma coisa,, Então as pessoas daquela época,dormia sem roupas

    ResponderExcluir
  53. Não entendi uma coisa,, Então as pessoas daquela época,dormia sem roupas

    ResponderExcluir
  54. Creio que seja o jovem rico jesus disse
    Vende tudo que tem e me siga
    Apenas um lençol de linho no corpo e o jovem seguia a jesus para Deus nada é impossível só nele á salvação

    ResponderExcluir
  55. José Flávio Bueno de Lima28 de fevereiro de 2023 às 11:59

    Apócrifo secreto de Marcos:

    “E chegaram a Betânia. Havia ali uma mulher cujo irmão tinha morrido. Aproximando-se de Jesus, ajoelhou-se e lhe disse: ‘Filho de David, tem misericórdia de mim”, mas os discípulos a afastaram, e Jesus, “enfurecido, saiu com ela para o jardim, onde estava o monumento, e logo depois ouviu-se um grito procedente dali.” Jesus se aproximou e removeu a pedra da entrada do monumento. Em seguida, entrando no local onde estava o jovem, estendeu sua mão e o ressuscitou. “Levantando os olhos, o jovem o amou e começou a lhe pedir que o deixasse ficar com ele. E, ao sair do monumento, eles entraram na casa do jovem, que era rico. Passados seis dias, Jesus lhe disse o que tinha que fazer e, durante a noite, o jovem veio até ele, usando um vestido de linho sobre seu corpo nu. E ficou com ele naquela noite, pois Jesus lhe mostrou o mistério do reino de Deus.”

    ResponderExcluir