sábado, 10 de junho de 2017

Quem era o Jovem nu citado na Bíblia?

João Marcos
O evangelho de Marcos trás um fato exclusivo e, no mínimo, curioso no momento que Jesus está sendo levado pela guarda ao Sinédrio. Um homem vestido com apenas um lençol está segundo Jesus e quando a guarda tenta prendê-lo, o jovem acaba deixando cair o lençol e foge nu.

Estes são os versículos que relatam o ocorrido: "Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo a Jesus. Quando tentaram prendê-lo, ele fugiu nu, deixando o lençol para trás." Marcos 14:51,52

Essa passagem parece estar meio que fora de contexto, como se não precisasse estar ali, por não acrescentar nada à mensagem do evangelho. Então, o que levou Marcos a escrever sobre esse fato? Quais são seus motivos, afinal? Acredito que tenha sido algo relevante para o próprio autor e boa parte dos historiadores diz que este jovem que o texto relata seria o próprio João Marcos. Claro que não temos certeza, mas esta é uma suposição.

Uma presunção interessante que encontrei a respeito do ocorrido, é a seguinte: "É provável que a casa de Maria, mãe de João Marcos, fosse o local onde ocorreu a última ceia de Jesus. Como Judas saiu antes do término da ceia, não sabia que Jesus tinha ido ao Getsêmani, por isso o traidor se dirige à casa de Maria, acompanhado de uma guarnição de soldados armados que fazia a segurança do Templo. Nesse momento, o jovem João Marcos, que já estava deitado, se levanta e vê que Judas está saindo na direção do jardim onde Jesus costumava orar. Então, o jovem Marcos resolve avisar a Jesus e sai apressado, enrolado apenas com um lençol, pois na pressa, teria sido a única coisa que encontrou para se cobrir. Ao chegar lá, Jesus já estava preso, Marcos então meio desnorteado, vai o acompanhando até que é obrigado a correr, deixando o lençol nas mãos dos guardas." (Professor Marcos André, Clube da teologia)

Bom, esta é apenas uma conjectura, existem outras fontes que podem trazer explicações diferentes. Pessoas usam este texto como forma de trazer uma mensagem, por exemplo falando que esse jovem vestido com o lençol é um símbolo daqueles que seguem a multidão sem saber direito o que estão fazendo. O jovem do lençol também representa aqueles que são seguidores ocasionais de Cristo; pessoas que seguem movimentos e não verdadeiramente a Jesus.

E você, o que pensa a respeito? Acha que o jovem do lençol era mesmo João Marcos ou apenas um desconhecido que ele quis citar?

30 comentários:

  1. Nossa, já li essa passagem, mas não havia me atentado.
    Desembainhar a Espada

    ResponderExcluir
  2. Não era marcos ate porque marcos foi discípulo de Paulo o último apostolo de Jesus,mas mediantes as preposições prefiro acreditar que esse jovem nú que marco relata seja o mesmo Jovem rico que Jesus amou por guarda os mandamentos,mas seu coração estava nas riquezas e foi embora triste,mas que depois caiu em si se arrependeu e deu tudo o que tinha e foi atrás de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito tbm nessa possibilidade

      Excluir
    2. Respeito todos os comentários..e eu acredito sim que foi marcos que era aquele jovem pelo fato de que!nenhum discípulo viu o jovem naquele local então só ele entre os quatro evangelhos relata o ocorrido...penso eu que ele costumava frequentar aquele local sem ninguém saber pois aquele local era secreto pois precisou Judas conduzir os soldados...sendo ele discipulo de Paulo isso leva a crer que o evangelho de Marcos foi o último a ser escrito...então o que eu acho...então Le estar falando dele mesmo.

      Excluir
    3. Irmã Alcilene, sua resposta é de DEUS 🔥, porque lendo essa pssagpas perguntei ao SENHOR, e ELE me revelou isso, que era o jovem rico, que arrependido doou TUDO aos pobres e foi seguir JESUS e se assustou com os guardas 🙏🙌🔥

      Excluir
    4. Jesus te revelou isso.... ? sr. é cada um q aparece

      Excluir
    5. Meu Deus esse revela tudo

      Excluir
  3. Não era marcos ate porque marcos foi discípulo de Paulo o último apostolo de Jesus,mas mediantes as preposições prefiro acreditar que esse jovem nú que marco relata seja o mesmo Jovem rico que Jesus amou por guarda os mandamentos,mas seu coração estava nas riquezas e foi embora triste,mas que depois caiu em si se arrependeu e deu tudo o que tinha e foi atrás de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de João Marcos não foi discípulo de Paulo, ele já era crente quando Paulo o conheceu pela primeira vez.
      João Marcos é citado pela primeira vez em Atos 12.12 antes de conhecer Paulo como sendo filho de Maria a mulher em cuja casa a igreja se reunia para orar por Pedro que estava preso.
      No capítulo 11 o texto diz que Barnabé e Saulo foram para a Judéia ( Região aonde Maria morava e onde Herodes Agripa reinava) levar as ofertas dos discípulos aos irmãos que moravam alí por causa da fome na região descrita também no capítulo 11, e encontrando-se se com João Marcos, quando voltaram aí sim eles o levaram consigo pela primeira vez.
      Logo o João Marcos filho de Maria da Judéia, e também o autor do evangelho de Marcos não era um dos doze e também não era um discípulo de Paulo.
      E pode sim ser aquele jovem se nós pensarmos no fato de que somente ele que relatou esse fato, com detalhes e os outros autores nem se quer notaram o jovem, o que nos mostra por eliminação que, ou ele ouviu isso do próprio jovem que fugiu e que ele tivera encontrado depois de todo o tempo que passou ou ele mesmo era o próprio.

      Excluir
  4. Carlos Atalaia Andrade�� Qual o nome dele? Já quis saber também.Mas não importará tanto,depois que nos perguntarmos quantas vezes estamos despidos quando deveriamos estar vestidos?Não me refiro a roupas que apenas vestem o corpo,mas a roupa que veste a alma.Em apocalipse 3:17,a igreja de Laodicéia estava nu
    a,mas achava que GC estava vestida.Só estar na igreja,estudar teologias,ter cargos,ler a biblia,orar,louvar e pregar,não basta.É necessario que busquemos a prática dos ensinos de Cristo.O jovem deveria estar vestido e isso traz ensinamento pra nós,praticar o evangelho,viver o evangelho,amar o evangelho,é estar vestido!

    ResponderExcluir
  5. Eu, acredito que o jovem nú, fOi realmente Marcos.na tentativa de avisar Jesus, saiu apressado só com o lençol que caiu .

    ResponderExcluir
  6. eu sei que era esse jovem nu...

    ResponderExcluir
  7. Não tem como ser marcos ,marcos era discípulo e como discípulo não sai de perto de seu mestre ,e a última ceia não foi na casa de Maria e sim numa estalagem onde os discípulos foram ao encontro de um homem q carregava um vaso com água

    ResponderExcluir
  8. Difícil. ..poderia ser o jovem rico que Jesus havia falado para ele dar tudo que tinha . Ou o próprio inimigo usando um rapaz para estar ali na quele local ? Não sei realmente só Deuse sabe da verdade suposição apenas,mais talvez todos nós devemos estar errados.

    ResponderExcluir
  9. Poderia haver tantas respotas, mas eu ainda prefiro ficar com Dr.29:29 me parece mais sensata. Humildade meus irmãos não vamos acrescentar nada aquilo que Deus quis revelar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo meu irmão ,não tem como confirma o nome daquele jovem nu: é como inverta nome daquele jovem que estava ali com cesto 5paes e 2 peixinho .

      Excluir
  10. Bom amados, a uma visão nesta psspassa, sabemos que a partir deste momento Jesus sofre horrores, e que na cruz Ele diz uma frase contudentco "Pai porque me abondonaste, então esse jovem pode ser a simbologia do espírito de Deus

    ResponderExcluir
  11. Relatos e personagens que NUNCA existiram! O Cristianismo é todo sobre natural, não é a religião de Jesus é sobre Jesus. ESSES LIVROS NÃO FORAM ESCRITOS POR SEUS SUPOSTOS AUTORES.
    Dúvidas sobre a autoria de textos que se tornaram o cânone foram levantadas nos primórdios da Igreja, mas na época moderna, a partir do século XIX, os estudiosos fortaleceram os argumentos com raciocínios convincentes. Ainda hoje, muitos estudiosos relutam em chamar os documentos forjados do Novo Testamento de fraudes – afinal, é da Bíblia que estamos falando, mas a realidade é que, por qualquer definição do termo, é isso o que eles são. Um grande número de livros dos primórdios da Igreja foi escrito por AUTORES QUE ALEGARAM FALSAMENTE SEREM APÓSTOLOS PARA ENGANAR OS LEITORES e fazê-los aceitar seus livros e os pontos de vista que representavam.

    Essa visão de que o Novo Testamento contém livros escritos sob nome falso é ensinada em praticamente todas as grandes instituições de ensino superior por todo o Ocidente, com exceção de faculdades fortemente conservadoras. É a visão ensinada em todos os grandes livros sobre o Novo Testamento utilizados nessas instituições. É a visão ensinada em seminários e faculdades de Teologia. É o que os pastores aprendem quando se preparam para o ministério.

    Nada tem de positivo, palpável ou verdadeiro como esse relato acima que deveria estar no NT (é uma piada, humor)..

    É apenas uma lenda o nascimento de Jesus, como toda a vida e os atos a ele imputados. Aqueles que criaram o cristianismo sequer primaram pela originalidade, porquanto, a lenda que envolve a personalidade de Jesus Cristo é apenas cópia de tantas outras que relatam o nascimento e tudo quanto se referiu aos deuses criados pelos antigos, tais como Krishna, Ísis, Osíris, Hórus Átis. Apolo, Mitra, Serápis, Buda, etc.”.
    Surgiram deuses e religiões idealizadas pelos espertos, a fim de satisfazer a todos os gostos e tendências.

    E qual o fundamento sobre o qual foi criada a religião cristã? Nada tem de positivo, palpável ou verdadeiro.

    A Igreja serviu-se de farta documentação, com intenção de provar a existência de Cristo. No entanto, a história ignora-o completamente.

    O Cristo da Bíblia, de toda a Bíblia, é uma pessoa (assim como Maria e outros) inteiramente sobrenatural inventada para cumprir profecias (AT) e sem existência humana. Os Evangelhos só nos mostram Cristo pelo sobrenatural. E, em Cristo, tudo é sobrenatural: milagres e potência milagrosa, a sua própria pessoa, a sua missão e ainda a natureza e o propósito dos livros que dele falam. Quanto aos autores profanos que pretensamente teriam escrito a seu respeito, foram nessa parte falsificados. Por outro lado, documentos históricos demonstram sua inexistência. As provas históricas merecem nosso crédito, porque pertencem à categoria dos fatos certos e positivos, e constituem testemunhos concretos e válidos de escritores de determinadas escolas... Lembrando que, as referências feitas a Crestus, Cristo ou Jesus, não são feitas exatamente a respeito do Cristo dos Cristãos. Seria mesmo difícil estabelecer qual o Cristo seguido pelos cristãos, visto que esse era um nome comum na Galileia e Judeia...

    Devemos lembrar que Flávio Josefo esteve em Roma em 64, ano do incêndio, para tentar libertar religiosos judeus aprisionados por Nero. Nenhuma palavra a respeito de cristãos (Pedro e Paulo) consta em sua obra "História dos Hebreus".
    Jesus Cristo foi apenas uma entidade ideal, criada para fazer cumprir as escrituras, visando dar sequência ao judaísmo em face da diáspora, destruição do templo e de Jerusalém.”

    A PRÓPRIA BÍBLIA FALA DE CRISTO APENAS SIMBOLICAMENTE
    CRISTO É UM MITO ADAPTADO DAS ALEGORIAS DO ANTIGO TESTAMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te ama, deixe de acreditar em você e acredite nas suas palavras e mandamentos! Saiba que se você se arrepender de seus pecados aceitar a Cristo como seu suficiente e único salvador, ele é misericordioso para te perdoar, assim como me perdoou. Que Deus te abençoe, tenha uma ótima semana.

      Excluir
  12. A paz pra todos,eu respeito as opiniões de todos,mais não tem como ser marcos,esse moço fugiu tbm,

    ResponderExcluir
  13. Graça e paz em Cristo Jesus
    Seja quem for quem dizem ser Marcos ou o jovem rico, dormiam nú?
    Sei que pode parecer meio sei la, mas que toda palavra é expirada poe Deus.
    Creio, Pra mim quem deixa Jesus só, daquele momento em diante, é o próprio Espírito Santo, pois da li em diante Jesus sofre horrores, e vimos que antes de Jesus morre na cruz, Ele pergunta ao Pai o porque o abondonou

    ResponderExcluir
  14. a paz eu concordo com Deuteronômio 29/29nao temos como afirma de farf quem era então fico com Deuteronômio a paz

    ResponderExcluir
  15. a paz eu fico com Deuteronômio 29/29 porque não temos como afirma quem verdadeiramente era

    ResponderExcluir
  16. Aparentemente, texto fora do contexto. Dá margem para várias interpretações. Felizmente, não há espaço para atrito entre as diversas correntes cristãs; não altera o sentido que envolve Jesus. O evangelista deve ter querido mesmo fazer referência de si; estava na adolescência... Naquela época estar vestido com pouca roupa tipo ceroula de antigamente, era considerado estar pelado. O jovem devia estar trajando túnica em vez de lençol. Ninguém vai a um lugar público dessa forma; só se estiver sofrendo de perturbações mentais. Ou estar passado por situação adversa. Lembra a passagem: “Então, aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar. João 21:7” Afinal estava pescando entre amigos; mas não devia estar pelado; isso não era aceito socialmente.

    ResponderExcluir
  17. Boa aloisio vou contigo creio que era marcos mesmo,mas nao estava nu literalmente e sim com uma roupa curta mais intima, como uma cirola por ex.

    ResponderExcluir
  18. Estou com o aloisio, creio que foi marcos mesmo,mais que nao estava nu literalmente e sim com uma roupa mais intima como por ex. Uma cirola ou calcão

    ResponderExcluir
  19. Esse jovem pessoal ,era o jovem rico, Jesus disse vai vende tudo o que tem depois vem e segue -me,ele saiu triste, não disse a Bíblia que ele não vendeu,ele vendeu tudo o que tinha e seguiu a Jesus nu envolto em um lençol, porque a Bíblia iria relatar de um jovem a não ser ele?tudo na palavra de Deus tem uma lógica!

    ResponderExcluir
  20. Amados irmão como eh bom saber da opinião de vcs,obrigada porque estava confusa agora sim tem logica,acredito ser João Marcos.

    ResponderExcluir