domingo, 3 de março de 2019

Nicolaítas, quem eram eles?

Nicolaítas
Vamos começar citando os versículos do livro Apocalipse:

"Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio."  Apocalipse 2:6

"De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas."
Apocalipse 2:15

Mas afinal, quem eram os nicolaítas?

Irineu e Hipólito (séculos 2 e 3 d.C.), diziam que o fundador dessa heresia era um certo diácono chamado Nicolau, um dos 7 escolhidos em Atos dos Apóstolos: 

"E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos." Atos 6:5,6. 

É certo que os nicolaítas deram muito trabalho à igreja de Cristo. Muitos estudiosos falam em uma certa tentativa de introduzir no meio cristão elementos pagãos. Eles tinham sua própria doutrina e praticavam obras carnais. Os nicolaítas viviam uma vida de libertinagem desenfreada. 

Sobre isso comentou Steven J. Lawson, dizendo: "eles encorajavam à libertinagem". Tertuliano (aproximadamente. 200 d.C) diz que eles comiam das coisas sacrificadas aos ídolos, e menciona a fornicação que cometiam.

Os nicolaítas ensinavam que o importante era o espírito, pois a carne para nada servia. Não viam o corpo como o templo do Espírito Santo. Diziam terem tido revelações exclusivas, e serem detentores da verdade, também profetizavam e tinham visões. Inventavam curas e forjavam milagres, adoentando as igrejas com imitações ridículas e ordinárias do poder de Deus.

De uma coisa podemos ter certeza através da leitura do texto bíblico: Jesus odiava as obras dos nicolaítas! Quando Jesus fala sobre o esfriamento da igreja de Éfeso, por ter abandonado o primeiro amor, Ele cita que o que tem a favor dela é que ela odiava as obras dos nicolaítas.

Isso é o que encontrei sobre essa seita, se você souber de mais alguma coisa, quiser sugerir algo ou comentar sobre, é só fazer através de um comentário.

2 comentários:

  1. Estou aprendendo muito com achei na bíblia,jamais iria imaginar o significado dessa palavra

    ResponderExcluir
  2. Pois bem observado o que foi mostrado é bem claro e da pra saber quem realmente são eles digo os nicolaítas, gratidão 🙏🙏

    ResponderExcluir