domingo, 19 de maio de 2019

O véu de Verônica

Quero deixar claro que o que vou falar aqui não está nos livros canônicos da Bíblia e estou escrevendo apenas por cursiosidade. Cheguei a esse assunto após realizar algumas pesquisas para falar sobre a Via Dolorosa, que escrevi em outra postagem. Também acredito que seja importante conhecermos fatos históricos que não costam nos textos canônicos.

Outro motivo é que na minha infância ouvia algumas pessoas falando sobre Jesus ter parado três vezes para descansar enquanto carregava a cruz em seu caminho pela Via Dolorosa e também ouvi sobre alguém que teria supostamente enxugado seu rosto (aí entra o assunto desse texto) nessa sua caminhada.


O assunto em questão é que em certo momento, enquanto Jesus carregava sua cruz, uma mulher se aproximou dEle e enxugou o suor de seu rosto com o véu.


Como já informei acima, não há nada sobre isso nos livros canônicos, mas são encontradas informações a respeito desse véu no livro apócrifo dos Atos de Pilatos (século VI). Fala-se de uma mulher conhecida, em latim, com o nome de Verônica (
Bernike, em grego), que enxugou com um véu o rosto de Cristo na Via Dolorosa, inclusive a tradição diz que na véu ficou imprimido o rosto de Cristo. 

Essa mesma Verônica, tempos antes, teria implorado a Jesus que a curasse e
nquanto Ele passava. Ela teria conseguido tocar-lhe o manto e foi curada:
 

E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la.Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia."Quem tocou em mim? ", perguntou Jesus. Como todos negassem, Pedro disse: "Mestre, a multidão se aglomera e te comprime".Mas Jesus disse: "Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder".Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada.Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz". Lucas 8:43-48

Para a Igreja Católica, Verônica é considerada uma santa, a patrona (aquela que protege) da França e a protetora das lavadeiras e hoje alguns crêem que o véu se encontre em Monoppello, Itália (Manoppello é uma comuna italiana da região dos Abruzos, província de Pescara, com cerca de 5.630 habitantes. Estende-se por uma área de 39 km², tendo uma densidade populacional de 144 hab/km². Faz fronteira com Alanno, Casalincontrada (CH), Chieti (CH), Lettomanoppello, Rosciano, Serramonacesca, Turrivalignani) 

Você pode ver um poucos mais sobre isso no site: www.voltosanto.it.

4 comentários:

  1. Que interessante... Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Haha! Acho isso uma coisa muito doida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. doido pra quem e doido não entende de nada por pensar assim que mataram jesus

      Excluir
  3. Loucuras para uns ,mas para os que crêem são gestos ,são resposta aquilo que receberam e vivenciaram no convivio com Jesus. Será que não teriamos feito o mesmo que a mulher se lá estivéssemos.

    ResponderExcluir