quarta-feira, 22 de abril de 2020

O que Deus odeia?

Imagem ilustra o que Deus odeia
É meio estranho pensar que Deus, todo poderoso, possa odiar e abominar alguma coisa, mas encontramos na bíblia um versículo que fala justamente sobre isso. O versículo é esse:
"Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos."  Provérbios 6:16-19
Vou deixar um pouco mais fácil de lermos quais são as 6 coisas que Deus odeia e a que a alma dEle abomina. 

Odiadas:
  1. Olhos altivos
  2. Língua mentirosa
  3. Mãos que derramam sangue inocente
  4. Coração que maquina pensamentos perversos
  5. Pés que se apressam a correr para o mal
  6. Testemunha falsa que profere mentiras

Abominada:
  1. O que semeia contendas entre irmãos.

Vou tentar falar um pouco sobre cada uma dessas coisas, afinal, o que leva Deus a ter esses sentimentos?

Odiadas
1. Olhos Altivos: Olhos altivos tem a ver com orgulho, mas não de uma forma boa, mas um orgulho ruim, algo relacionado a soberba, arrogância. É relacionado a alguém que acredita ser superior aos outros, uma pessoa egoísta e prepotente.

2. Língua mentirosa: Existem vários versículos sobre a mentira, um deles está em João 8:44, "... Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.". Deus odeia a língua mentirosa.

3. Mãos que derramam sangue inocente: Esse é um motivo autoexplicativo. Deus odeia pessoas que matam pessoas inocentes.

4. Coração que maquina pensamentos perversos: Pessoa que vivem tramando, planejando e cria planos perversos em suas mentes com objetivos diversos: tal como fazer mal ao outro.

5. Pés que se apressam a correr para o mal: Pessoas que têm como primeira opção a prática da maldade. 

6. Testemunha falsa que profere mentiras: Pessoa que acaba proferindo uma mentira em benefício próprio ou até mesmo para prejudicar alguém por algum motivo específico. Neste caso a pessoa pode até não ter uma língua mentirosa, mas acaba caindo no ato pelos motivos já citados.

Essas são as 6 coisas que Deus odeia, agora vou falar um pouco sobre aquela que a alma de Deus abomina.

Abominada

1. O que semeia contenda entre irmãos.

Semear contenda é a atitude de falar mal, fazer coisas que colocam uns contra os outros. Criar intrigas e confusões.

Um dos motivos que me levam a ver o porque Deus abona tal ato é ver o quanto Ele preza em nos ver sempre vivendo em harmonia e paz. Deus valoriza a união entre as pessoas, entre irmãos.

Isso fica claro pra mim na oração de Jesus, Veja:

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." Mateus 6:9-13

Se prestarmos atenção, é sempre "Pai nosso, Pão nosso, nossas dívidas, nós perdoamos aos nossos devedores, não nos conduzas, livra-nos". Não existe lugar para as palavras meu e eu. O destaque é sempre o conjunto.

Deus valoriza a vida em comunhão, harmonia e paz e por conta disso Sua alma abomina aquele que semeia contenda entre os irmãos e destrói essa união que Ele tanto demonstra valorizar.

Termino esse texto com o versículo que está em Salmos 133:1-3:

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. "

Um contraponto para esse texto, algo que alguém me disse e que ouço frequentemente: “Mas se Deus é amor, se Ele ama a todos, como pode haver ódio em Deus?

O que você acha de tudo isso? Deixe sua opinião.

5 comentários:

  1. Eu digo que isso é polêmico!

    ResponderExcluir
  2. Deus é amor mas tbm um fogo devorador

    ResponderExcluir
  3. Por acaso amaria Deus o pecado? Obvio que não, porque onde há luz, as trevas não permanecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS é maravilhoso e sua misericórdia dura para sempre 🙏

      Excluir
  4. amem gloria a deus para todo sempre amem

    ResponderExcluir